Como montar uma assistência técnica

Uma empresa de assistência técnica se enquadra no ramo de prestação de serviços e pode abranger diferentes tipos de consertos, como os de: televisores; máquinas de lavar; computadores; tablets; celulares; câmeras fotográficas; equipamentos de som; equipamentos de imagem; eletrodomésticos em geral; eletroeletrônicos em geral.

Antes de abrir esse tipo de empresa, defina qual será a especialização do negócio baseando-se nos itens acima. Além disso, crie um plano de negócio detalhado e analise o mercado para saber se há a necessidade desses serviços na região e qual diferencial a sua empresa apresentaria.

E então, quer saber como montar uma assistência técnica? Abaixo abordamos alguns tópicos para guiá-lo nesta empreitada. Confira!

 

Defina a localização

É fundamental reconhecer a importância da localização do ponto comercial, já que ela está diretamente ligada ao sucesso do negócio.

Antes de defini-la, considere:

  • o perfil dos consumidores locais;
  • a concorrência;
  • a segurança e a visibilidade do local;
  • se o imóvel a ser escolhido atende às necessidades operacionais e está com todas as exigências legais em dia;
  • se há estacionamento no local e serviços de transporte coletivo ao redor;
  • se há disponibilidade de serviços de água, luz, telefone etc.

 

Atente-se às exigências legais

Recomenda-se, primeiramente, contratar um contador para elaborar os documentos necessários, fornecer informações, auxiliá-lo durante o processo  e preencher formulários exigidos pelos órgãos públicos de inscrição de pessoas jurídicas etc. Para legalizar a empresa é fundamental fazer as devidas inscrições nos órgãos responsáveis, entre outros.

Será necessário, por exemplo:

  • registrar a empresa;
  • obter alvarás (como o de licença sanitária);
  • solicitar vistoria das instalações;
  • solicitar vistoria dos equipamentos etc.

O processo é burocrático, mas para evitar problemas futuros é imprescindível que tudo esteja de acordo com a lei, então pesquise e anote todos os passos necessários para atender essas e outras exigências legais.

 

Planeje a estrutura

De acordo com o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), para uma assistência técnica de informática, por exemplo, é necessário ter uma área de cerca de 150m² para uma estrutura mínima (com um ponto comercial e uma oficina nos fundos), com possibilidade de expansão conforme o crescimento do negócio.

O espaço poderá ser dividido nos seguintes ambientes:

  • ambiente de atendimento;
  • espaço próprio para consertos;
  • sala de administração;
  • almoxarifado;
  • banheiro;
  • copa;
  • vestiários.

 

Adquira os equipamentos necessários

Porquanto, será necessário já ter a área de especialização definida. Ainda utilizando o exemplo anterior de assistência técnica de informática, alguns dos equipamentos necessários seriam:

  • computadores;
  • estabilizadores;
  • impressoras;
  • multímetros;
  • osciloscópio;
  • softwares;
  • sistemas operacionais;
  • ferramentas de reparos;
  • materiais de escritório;
  • telefone etc.

 

Entenda as etapas de atendimento

De início, para não haver desorganização ou confusão com os clientes, é importante entender os pormenores das etapas de atendimento. Vejamos:

  1. Recepção — primeiro contato com o cliente;
  2. Orçamento e previsão do conserto — o preço estipulado deve cobrir o custo das peças e da mão de obra e ainda gerar lucro;
  3. Conserto — deve ser realizado por técnicos capacitados em um ambiente limpo e organizado, no qual não haja perdas de peças ou aparelhos;
  4. Entrega do equipamento e pagamento — a empresa deverá fornecer um prazo de garantia, por exemplo, e respeitar o orçamento inicial;
  5. Pós-venda — etapa de relacionamento com o cliente a fim de que seus serviços sejam indicados ou procurados novamente.

 

Invista em automação

Automação comercial nada mais é do que a aplicação de técnicas ou a adoção de equipamentos ou tecnologias diversas visando o aumento da eficiência empresarial nos campos administrativo, operacional e comercial.

Posterior, comece utilizando programa para assistência técnica . Com ele é possível cadastrar seus clientes, produtos ou serviços, movimentar o financeiro, ter controle sobre cotações e orçamentos e até mesmo emitir notas fiscais, boletos bancários e relatórios completos sobre cada área.

Na área financeira do sistema, por exemplo, você poderá cadastrar contas a pagar e contas a receber, além de manter-se atualizado em tempo real sobre seu fluxo de caixa.

Se o processo de montar sua assistência técnica está em andamento ou não, comece pelo mais importante a gestão de finanças!

 

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