Como montar uma assistência técnica
Uma empresa de assistência técnica se enquadra no ramo de prestação de serviços e pode abranger diferentes tipos de consertos, como os de: televisores; máquinas de lavar; computadores; tablets; celulares; câmeras fotográficas; equipamentos de som; equipamentos de imagem; eletrodomésticos em geral; eletroeletrônicos em geral.
Antes de abrir esse tipo de empresa, defina qual será a especialização do negócio baseando-se nos itens acima. Além disso, crie um plano de negócio detalhado e analise o mercado para saber se há a necessidade desses serviços na região e qual diferencial a sua empresa apresentaria.
E então, quer saber como montar uma assistência técnica? Abaixo abordamos alguns tópicos para guiá-lo nesta empreitada. Confira!
Defina a localização
É fundamental reconhecer a importância da localização do ponto comercial, já que ela está diretamente ligada ao sucesso do negócio.
Antes de defini-la, considere:
- o perfil dos consumidores locais;
- a concorrência;
- a segurança e a visibilidade do local;
- se o imóvel a ser escolhido atende às necessidades operacionais e está com todas as exigências legais em dia;
- se há estacionamento no local e serviços de transporte coletivo ao redor;
- se há disponibilidade de serviços de água, luz, telefone etc.
Atente-se às exigências legais
Recomenda-se, primeiramente, contratar um contador para elaborar os documentos necessários, fornecer informações, auxiliá-lo durante o processo e preencher formulários exigidos pelos órgãos públicos de inscrição de pessoas jurídicas etc. Para legalizar a empresa é fundamental fazer as devidas inscrições nos órgãos responsáveis, entre outros.
Será necessário, por exemplo:
- registrar a empresa;
- obter alvarás (como o de licença sanitária);
- solicitar vistoria das instalações;
- solicitar vistoria dos equipamentos etc.
O processo é burocrático, mas para evitar problemas futuros é imprescindível que tudo esteja de acordo com a lei, então pesquise e anote todos os passos necessários para atender essas e outras exigências legais.
Planeje a estrutura
De acordo com o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), para uma assistência técnica de informática, por exemplo, é necessário ter uma área de cerca de 150m² para uma estrutura mínima (com um ponto comercial e uma oficina nos fundos), com possibilidade de expansão conforme o crescimento do negócio.
O espaço poderá ser dividido nos seguintes ambientes:
- ambiente de atendimento;
- espaço próprio para consertos;
- sala de administração;
- almoxarifado;
- banheiro;
- copa;
- vestiários.
Adquira os equipamentos necessários
Porquanto, será necessário já ter a área de especialização definida. Ainda utilizando o exemplo anterior de assistência técnica de informática, alguns dos equipamentos necessários seriam:
- computadores;
- estabilizadores;
- impressoras;
- multímetros;
- osciloscópio;
- softwares;
- sistemas operacionais;
- ferramentas de reparos;
- materiais de escritório;
- telefone etc.
Entenda as etapas de atendimento
De início, para não haver desorganização ou confusão com os clientes, é importante entender os pormenores das etapas de atendimento. Vejamos:
- Recepção — primeiro contato com o cliente;
- Orçamento e previsão do conserto — o preço estipulado deve cobrir o custo das peças e da mão de obra e ainda gerar lucro;
- Conserto — deve ser realizado por técnicos capacitados em um ambiente limpo e organizado, no qual não haja perdas de peças ou aparelhos;
- Entrega do equipamento e pagamento — a empresa deverá fornecer um prazo de garantia, por exemplo, e respeitar o orçamento inicial;
- Pós-venda — etapa de relacionamento com o cliente a fim de que seus serviços sejam indicados ou procurados novamente.
Invista em automação
Automação comercial nada mais é do que a aplicação de técnicas ou a adoção de equipamentos ou tecnologias diversas visando o aumento da eficiência empresarial nos campos administrativo, operacional e comercial.
Posterior, comece utilizando programa para assistência técnica . Com ele é possível cadastrar seus clientes, produtos ou serviços, movimentar o financeiro, ter controle sobre cotações e orçamentos e até mesmo emitir notas fiscais, boletos bancários e relatórios completos sobre cada área.
Na área financeira do sistema, por exemplo, você poderá cadastrar contas a pagar e contas a receber, além de manter-se atualizado em tempo real sobre seu fluxo de caixa.
Se o processo de montar sua assistência técnica está em andamento ou não, comece pelo mais importante a gestão de finanças!