Materiais gratuitos
Início » Blog » Sistema ERP » Novidades GestãoClick » Mudanças na folha de pagamento em 2017

Mudanças na folha de pagamento em 2017

Especialistas afirmar que a mudança na folha de pagamento é negativa para os negócios. Entenda porque…

Por GestãoClick
Atualizado em
Mudanças na folha de pagamento em 2017
Ter um setor financeiro eficiente em sua empresa é essencial para que os negócios sejam bem administrados, uma vez que sem o controle adequado das finanças pode haver muitos problemas. Entre eles, a falta de controle do contas a pagar, como os impostos. Porém, mais do que estar em dia com o governo, é de extrema importância saber todas as mudanças com relação aos impostos que acontecem de tempos em tempos. Para dar conta do recado, é necessário contar com profissionais capacitados e experientes para acompanhar as mudanças tributárias e estar em dia com o fisco. Hoje em dia, além de um grande volume de impostos que devem ser pagos todos os meses pelos empresários, as leis a respeito dos impostos sofrem modificações periódicas. É o caso das mudanças na folha de pagamento em 2017. Você sabe quais são elas? Desde março de 2017 uma Medida Provisória deu fim à desoneração da folha de pagamento. Essa mudança afeta um pouco mais de 50 setores da economia, sendo que ela vai ser colocada em prática a partir de 1º de julho. Isso significa que só alguns segmentos vão continuar com o benefício da desoneração.  

O que é desoneração na folha de pagamento

 

Para entender melhor essa mudança na folha de pagamento vale dizer que, em 2011, o governo federal criou a desoneração na folha de pagamento. Isso quer dizer que alguns setores da economia, ao invés de realizarem a contribuição previdenciária pagando 20% de impostos sobre a folha de pagamento, poderiam contribuir de forma diferente.

Ou seja, eles passaram a pagar uma taxa, que poderia variar de 1% a 2%, de acordo com o seu segmento, sobre a receita bruta da empresa. Essa medida afetou 56 setores da economia. Já em 2015, a porcentagem aumentou de 2% e 4,5% sobre a receita bruta. Além disso, o governo permitiu que as empresas escolhessem entre as duas formas de contribuir com a Previdência. Dessa forma, o empresariado pode pagar esse imposto tanto escolhendo os 20% sobre a folha de pagamento como a alíquota sobre a receita bruta. Então, finalmente, em 2017, tudo voltou a ser como era antes de 2011, quando as empresas tinham que pagar a contribuição previdenciária por meio da taxa de 20% sobre a folha de pagamento.  

Quem é e quem não é afetado com o fim dadesoneração

 

A grande maioria dos setores da economia não terá mais o benefício da desoneração na folha de pagamento a partir do segundo semestre de 2017. Entre eles, é possível citar a indústria têxtil, de calçados, eletroeletrônico e de tecnologia da informação. Para ter uma ideia, essa medida afeta mais de 40 mil empresas no Brasil.

São apenas seis segmentos de mercado que continuam com o benefício, são eles:
  • Transporte coletivo rodoviário
  • Transporte coletivo metroviário
  • Transporte coletivo ferroviário
  • Construção civil
  • Obras de infraestrutura  

Porque a desoneração acabou e quais as previsões

  A medida que deu fim à desoneração da folha de pagamento tem o objetivo de pagar as dívidas da União. O Ministério da Fazenda explica, ainda, que a desoneração vai acabar porque, ao invés do que era esperado quando foi criada, não repercutiu na criação de novos postos de trabalho. Dessa forma, com a mudança na folha de pagamento em 2017, o governo espera arrecadar R$ 5 bilhões. E mais, além dos empresários de muitos setores voltarem a ter que pagar mais impostos, o assunto é polêmico porque a medida beneficia alguns segmentos, os quais ainda poderão contar com a desoneração da folha de pagamento. De qualquer forma, especialistas não possuem uma visão muito positiva para o futuro dos setores afetados com a medida. Alguns deles já se pronunciaram, afirmando que o aumento dos impostos previdenciários vai afetar negativamente os negócios. A consequência pode ser a demissão de funcionários. Além disso, setores empresariais lembram que a criação da desoneração servia para estimular os empresários a tirar da informalidade os seus colaboradores. As empresas que fizeram isso se senteminjustiçadas, uma vez que fizeram o que estava acordado. Agora, elas sofrem com o aumento de impostos, que recai justamente na folha de pagamento, que está maior por conta da contratação de mais profissionais com carteira assinada.  
Sistema ERP Online
Avatar

gestao.click

Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Receba até 50% de desconto no plano anual na SEMANA DO CONSUMIDOR.
Fale com um especialista!
Garantir meu desconto

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo