Materiais gratuitos
Início » Blog » Empreendedorismo » Planejamento empresarial anual: entenda como se programar para as sazonalidades

Planejamento empresarial anual: entenda como se programar para as sazonalidades

Você sabe como realizar o seu planejamento empresarial anual de modo a se programar para as sazonalidades? É importante ter este calendário em mente para identificar quais datas podem ser benéficas para o seu negócio e assim impulsionar as vendas. A importância do planejamento empresarial anual As datas e eventos que ocorrem durante o ano […]

Por GestãoClick
Atualizado em
Planejamento empresarial anual: entenda como se programar para as sazonalidades

Você sabe como realizar o seu planejamento empresarial anual de modo a se programar para as sazonalidades? É importante ter este calendário em mente para identificar quais datas podem ser benéficas para o seu negócio e assim impulsionar as vendas.

A importância do planejamento empresarial anual

As datas e eventos que ocorrem durante o ano afetam a dinâmica de compra dos clientes. Isso porque as datas comemorativas podem impulsionar as motivações para aquisição de produtos. 

Então, isso pode ocorrer tanto pela expectativa de descontos e promoções quanto pela ocorrência de datas comemorativas que envolvem a troca de presentes.

Existem algumas datas que são bastante relevantes e impactam os negócios em diferentes segmentos, como Natal e Dia das Mães. No entanto, cada vez mais é importante selecionar as datas de acordo com o seu segmento de mercado. Dessa forma, você consegue despertar o interesse dos seus clientes de modo mais genuíno.

Ao mesmo tempo, selecionar as datas do calendário que fazem mais sentido para o seu negócio também facilitam o planejamento de vendas e ações de marketing. Além disso, quanto mais antecedência você tiver nesse planejamento, mais fácil será se organizar em tempos de reposição de estoque e logística. 

Como definir as datas sazonais mais importantes para o seu negócio

Ao identificar o calendário sazonal, é interessante fazer duas divisões em termos de datas. Uma, que indique quais são os feriados e festividades nacionais, que impactam o comércio como um todo. E outra que identifique quais datas comemorativas e de celebração podem ser usadas dentro do seu segmento. 

Ao elaborar o seu cronograma anual, é válido começar pelas datas sazonalidades mais gerais. São elas:

  • Carnaval;
  • Dia das Mães e Dia dos Pais;
  • Dia dos Namorados;
  • Dia das Crianças;
  • Natal;
  • Black Friday;
  • Dia do Cliente.

É importante mencionar, contudo, que nem todas podem ter o mesmo impacto em termos de volume de vendas no seu negócio. 

Para identificar outras datas comemorativas cujo impacto possa ser positivo no aumento das vendas da sua empresa, é interessante pesquisar referências na internet de calendários temáticos. 

Uma ótima dica é baixar o Calendário Serasa Anual De Datas Comemorativas. Ele é bem completo e aborda datas que são relevantes para diferentes tipos de segmentos. 

Quais os benefícios de utilizar o calendário sazonal em sua estratégia de vendas?

Existem diferentes vantagens que o marketing sazonal pode proporcionar para o seu negócio, de  modo a impulsionar as suas estratégias. A principal e mais óbvia delas é o aumento do volume de vendas.

Trabalhar o calendário sazonal traz benefícios para o reconhecimento da marca, uma vez que, são oportunidades de atingir mais pessoas e proporcionar boas experiências aos consumidores.  A criação de novas oportunidades de negócio também está diretamente relacionada a essa estratégia. 

Outra vantagem que trabalhar ações de marketing sazonal proporcionam é aumentar o dinamismo do negócio. Como empresário, você deve sempre procurar novas oportunidades para girar o estoque e manter seu faturamento equilibrado. Além disso, possibilita trabalhar a conversão de mais clientes e entender quais são os hábitos de consumo que norteiam o seu público consumidor. 

Como realizar um planejamento de vendas e marketing sazonal?

É essencial realizar um planejamento com o máximo de antecedência. Assim, é possível estipular todas as ações que serão realizadas, pensar nas promoções, criar as peças publicitárias e fazer conteúdos de antecipação nas redes sociais. Dessa maneira, você adquire mais segurança para as execuções.

As ações de marketing também devem contemplar os aspectos visuais e de comunicação. É importante entender se os visuais serão mais disruptivos ou vão aproveitar a identidade visual da marca. 

Criar uma comunicação específica para essas datas também facilita a percepção do público em relação às oportunidades de venda sazonais. No entanto, pode ser necessário realizar alguns ajustes de rota. Portanto, deixe espaço para a flexibilidade.

O ideal é elaborar esse cronograma de marketing sazonal no momento da realização do planejamento anual da empresa. Isso porque a visualização do orçamento anual torna mais fácil a reserva dos recursos financeiros necessários para efetuar as ações de marketing e promoções.

Questões de logística e estoque

Além da preocupação com a parte de marketing e vendas, é essencial dar uma atenção à parte logística. Afinal de contas, você precisa ter uma operação que funcione de ponta a ponta para atender bem o público durante o período de aumento da demanda.

É fundamental entender quais produtos devem ter aumento de demanda durante cada período sazonal, de forma que você possa abastecer seu estoque. Ao mesmo tempo, é importante fazer os cálculos de forma assertiva, para a data comemorativa não gerar acúmulo de estoque dos produtos.

Uma boa maneira de medir os cálculos de estoque para, então, planejar a operação logística, é comparar a performance comercial no mesmo período do ano anterior. Assim, você consegue visualizar quais foram os principais gatilhos de venda no período, as principais saídas de mercadoria e projetar uma meta de faturamento.

A partir dessa análise, fica mais fácil organizar o planejamento logístico. O ideal é fazer o contato com os fornecedores com antecedência, para que eles também possam se planejar para o aumento da demanda, evitando assim os problemas de insatisfação dos clientes com as entregas e prazos.

Cálculo do faturamento e da margem de lucro

Fazer os comparativos de performance comercial entre os mesmos meses de anos anteriores ajuda a projetar as metas de faturamento. Para que isso ocorra sem sobressaltos, você deve ter um planejamento financeiro bem assertivo.

É comum que alguns custos variáveis aumentem, ao mesmo tempo em que o faturamento também deve aumentar. Por isso, é essencial ter todos os seus custos bem explanados, de modo a realizar uma projeção certeira, com base nos seus dados e no investimento dos recursos em ações de marketing e promoções. 

Como mensurar seu faturamento em tempo real? 

Uma maneira de facilitar todo o planejamento financeiro que envolve o cronograma de vendas sazonais é a instalação de um software de gestão empresarial. 

Isso porque a automatização dos processos facilita a integração entre diferentes áreas como Vendas, Estoque, Financeiro e Compras. Além disso, produz relatórios que tornam a sua análise do negócio mais simples e objetiva. 

Então, ao mesmo tempo em que ele promove uma otimização dos processos, ele aumenta a produtividade, e consequentemente, a lucratividade da sua empresa. 

O Sistema de Gestão Empresarial da GestãoClick oferece diferentes funcionalidades que ajudam a potencializar a administração do seu negócio. Assim, você reúne em uma única ferramenta todas as soluções que a sua empresa necessita para fazer uma boa gestão. 

Não perca tempo e faça já seu teste grátis

Insira os seus dados e faça um teste grátis de 10 dias. É possível explorar todas as funções do sistema e observar, de forma prática, o quanto ele pode agregar na sua gestão cotidiana do negócio. 

Avatar

gestao.click

Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

cupom gestaoclick - 9 anos
50% de desconto no plano anual,
+ adesão gratuita de várias integrações!
Garanta aqui

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo