Falar em gestão administrativa e/ou empresarial é pensar em uma série de indicativos que se fará necessário observar e acompanhar de perto em uma empresa como estoque, contabilidade, financeiro, vendas, pessoal, etc.
Felizmente, na atualidade, existe o sistema ERP que visa facilitar todo este processo. Mas, quando se ouve falar em Sistema ERP ou Sistema Integrado de Gestão duas perguntas já vêm à mente dos principais administradores: o que este programa pode, afinal, fazer por mim e pela minha empresa e porque preciso dele?
Neste artigo, vamos explicar melhor o que é sistema ERP por que usar, onde ele fará a diferença em sua empresa, quais softwares de gestão empresarial são mais confiáveis e o que você e sua empresa ganham com esta ferramenta valiosa. Confira.
O que é Sistema ERP?
O Sistema ERP que é, na verdade, a sigla de Enterprise Resource Planning que, traduzindo para o nosso idioma, seria um planejamento dos recursos da empresa. Entendamos recursos de uma empresa todos os itens que compõe esta companhia.
Se são todos os itens, temos que considerar os estoques, os fornecedores, vendas, o financeiro, relatórios, processos contábeis e fiscais (como a NFe), gestão de recursos de pessoal e muito mais.Então você pode estar se perguntando: é possível fazer uma gestão de tudo isto sem um Sistema ERP?
Certamente que sim, mas com total e absoluta certeza será muito mais dispendioso, trabalhoso e suscetível à erros.
O ERP é um sistema que integra departamentos e setores, eliminam quase que totalmente falhas na comunicação da empresa e reduz a quase 0 (zero) os erros de informações e registros.
Com ele a gestão vai conseguir controlar com maior precisão e rapidez contas a pagar e a receber, estoques, gerar relatórios de vendas e contábeis, controlar o pagamento de impostos, mensurar performances e analisar metas e muitos outros itens possíveis.
voltar ao menu ↑Porque as empresas precisam de um Sistema ERP
Um sistema ERP é indicado para empresas que desejam obter sucesso no mercado devem apostar em uma administração de qualidade e saber tomar as decisões certas. No entanto, ambos os aspectos exigem organização e planejamento e, em meio a tantas informações, a única forma de obter isso é com ferramentas eficientes.
Sistema ERP: por que usar?
Ao substituir planilhas e demais ferramentas ou métodos obsoletos para armazenar informações, o sistema ERP surgiu como uma das melhores opções para integrar departamentos, registrar e armazenar dados na nuvem e automatizar os processos de um negócio.
Ao utilizar esse software de gestão, portanto, as funções de uma empresa tornam-se automaticamente interligadas!
Isso pode ser facilmente entendido com um exemplo, observe: como os setores de vendas e de estoque estão integrados, toda vez que há a saída de um produto a quantidade vendida é descontada automaticamente do estoque.
Dessa forma, não é preciso que um colaborador atualize planilhas e realize contagens de itens periodicamente, pois é só acessar o sistema e visualizar quantos produtos ainda restam. O que antes era um processo demorado e sujeito a erros, agora é um processo simples, exato e feito com poucos cliques.
voltar ao menu ↑Entenda as funcionalidades do sistema ERP e seu uso no dia a dia da empresa
Agora, mostramos por que usar um sistema ERP dando exemplos relacionados às funcionalidades do programa e ao seu uso no dia a dia do negócio. Confira!
Cadastro de clientes, fornecedores e produtos
Por meio do módulo de cadastros, é possível cadastrar clientes, fornecedores e produtos — ou serviços, caso as atividades desempenhadas em sua empresa sejam voltadas à prestação de serviços.
A partir desses cadastros, a empresa passa a ter a relação dos principais dados das pessoas ligadas ao negócio e das mercadorias oferecidas, o que facilita questões como:
- Controlar atendimentos e informações;
- Organizar recebimentos e pagamentos;
- Fechar vendas e gerar ordens de serviços;
- Emitir notas fiscais eletrônicas e boletos bancários. Como as informações já estão inseridas no sistema, os preenchimentos necessários são feitos de forma automática, sem a necessidade de digitar dados repetidamente.
Controle de vendas de produtos e serviços
Os dados referentes ao processo completo de vendas são registrados no sistema e podem ser visualizados sempre que for preciso.
Seja em relação aos orçamentos, às ordens de serviço, às comissões pagas, ao estoque ou às vendas em si, tudo fica armazenado e pode ser visualizado na tela do programa ou por meio de relatórios gerenciais completos, os quais possibilitam o conhecimento de informações estratégicas para o gestor, como:
- Quais foram os produtos mais vendidos ou devolvidos em determinado período;
- Quais são os vendedores responsáveis pelas vendas;
- Quais são os clientes que mais compram na empresa;
- Quanto está sendo gasto em comissões para vendedores.
Controle de estoque
Como o sistema ERP é integrado, o módulo de cadastro de produtos está ligado ao controle de estoque que, por sua vez, está ligado à área de compras e de vendas. Ou seja, toda vez que uma venda é realizada, por exemplo, o item vendido é abatido automaticamente do estoque.
Além disso, sabemos que produtos perdidos ou parados geram prejuízos, um fato que pode afetar, significativamente, as finanças da empresa, não é? Por isso, o software também permite estabelecer o estoque mínimo e máximo para cada produto, o que facilita o gerenciamento e evita prejuízos.
Controle financeiro
O controle financeiro é imprescindível para a saúde do negócio! Por esse motivo, um sistema ERP possibilita:
- Visualizar os pagamentos e recebimentos;
- Fazer a conciliação bancária;
- Acompanhar o Fluxo de Caixa.
Desse modo, o gestor consegue acompanhar as receitas e despesas e entender onde está o dinheiro investido.
voltar ao menu ↑Sistema ERP: Como funciona?
O que o Sistema ERP traz de benefícios a sua empresa
A organização e o planejamento que o Sistema ERP oferece a sua empresa acontecem por meio da maneira como ele gerencia as informações do empreendimento. Ela consiste em interligar todos os dados e processos em um único ambiente, exigindo assim que os funcionários de todos os setores usem o Sistema ERP para o seu dia a dia.
Para tanto, os computadores da empresa trabalham em rede e as informações de cada setor são armazenadas com segurança no servidor do prestador de serviço do Sistema ERP. Os dados podem ser acessados conforme as credenciais de cada um. Assim, as tarefas rotineiras são realizadas por meio da interface do software que se comunica com bancos de dados.
Sistema ERP para Pequenas Empresas
Sistema ERP Online
As 5 Vantagens de Operar um Sistema ERP
1º. Possibilidade de integralizar todas as áreas da empresa
2º. Redução de Custos de uma maneira geral
3º. Otimização de processos
4º. Controle de Gestão e Backup de Dados
5º. Total Mobilidade e Total Facilidade de Acesso
Quais os diferenciais do Sistema ERP do GestãoClick
O GestãoClick é um sistema ERP de alta performance para empresa que atuam nos mais diversos segmentos do mercado e que possuam distintos portes. Isso porque esse software pode ser personalizado de acordo com as necessidades de cada empreendimento, para contar apenas com as funcionalidades necessárias de acordo com as demandas diárias.
Além disso, o GestãoClick é um programa online, o que significa que todas as informações do seu empreendimento ficam guardadas na nuvem, com total segurança, e somente pessoas autorizadas podem acessá-las.
E mais, você pode usar o sistema independente do lugar onde estiver e em qualquer hora, podendo trabalhar de qualquer lugar.