19 Dicas Infalíveis para Aumentar as Vendas
Aumentar as Vendas é desafiador até para quem vende produtos e serviços de qualidade. Revelamos 9 técnicas imbatíveis para aumentar as vendas do seu negócio!

Como aumentar as vendas é uma questão de estratégia e se você quer saber como aumentar o seu volume de vendas deve apostar em maneiras eficientes de atrair e conquistar o seu público alvo. E para ajudar nessa tarefa, confira neste artigo as 9 dicas infalíveis para aumentar as vendas:
- Conheça muito bem o seu público alvo
- Comportamento de compra dos consumidores
- Aposte no relacionamento com o cliente PARA aumentar as vendas
- Identifique e avalie a concorrência
- Desenvolva ações de marketing atrativas
- Motive a sua equipe a vender mais
- Invista na qualificação da sua equipe
- Estabeleça confiança com clientes em potencial e clientes
- Foco na experiência do cliente
- Abandone o argumento de venda e tenha conversas reais
- Ouça primeiro, depois fale
- Recorra a clientes leais e aprimore os relacionamentos
- Deixe seus dados falarem
- Fique conectado com o setor
- Otimize seu planejamento para melhorar seu desempenho de vendas
- FORNEÇA incentivos para impulsionar o desempenho de vendas
- Mantenha os valores da sua empresa
- Esteja por dentro das novidades do mercado
- Tenha um software ERP para tornar a rotina mais eficiente
Conheça muito bem o seu público alvo
Essa é uma das dicas para aumentar as vendas, afinal, se você não conhecer muito bem o público alvo da sua marca, como poderá oferecer o produto ou serviço do jeito que ele quer? Essa aproximação com os clientes em potencial da sua empresa é essencial.
Mas isso não significa que você deve apenas saber a faixa etária e o gênero das pessoas que fazem parte do seu público alvo, é preciso investigar mais para obter o máximo de informação.
Ou seja, você deve saber quais são as suas preferências, gostos, renda média, estado civil, etc. Em caso de vendas consultivas, uma qualificação de leads é uma ação importante para entender suas necessidades. Nesse processo de qualificação, normalmente por telefone, é possível captar muitas informações que também são uma constante do seu público-alvo.
Com seu público alvo bem definido você pode aumentar as vendas consideravelmente utilizando campanhas no Google Ads, assista a esse excelente vídeo de como anunciar no Google corretamente.
Informação é poder e, quanto mais, melhor.
Comportamento de compra dos consumidores
Pense como as pessoas faziam compras há cinco anos, hoje é igual? Atualmente, milhões de consumidores usam o celular para pesquisar, adquirir produtos, serviços e ainda para reclamar de alguma experiência de compra negativa.
Percebendo onde o usuário está, os empreendedores se conscientizam da necessidade de marcar presença na web para otimizar o faturamento.
A tendência é relativamente recente e, amanhã mesmo, pode sofrer outras mudanças. Por isso, fique ligado e se adapte a esse novo comportamento.
Aposte no relacionamento com o cliente PARA aumentar as vendas
Afinal, quem é seu cliente, já foi conquistado, sendo muito mais fácil fazer com que ele adquira o seu produto ou serviço novamente. Claro que para isso acontecer, é preciso disponibilizar qualidade, bom atendimento, etc, mas também exige que você crie uma relação com ele.
Para tanto, envie e-mails em datas comemorativas, ofereça um cupom de desconto, envie um newsletter com as novidades, etc. Em outras palavras: faça ele se sentir importante e você verá que o seu cliente se tornará fiel a sua marca.
Não sabe como iniciar o relacionamento com seus clientes? Listei aqui → Itens necessários para melhorar o relacionamento com o cliente.
Identifique e avalie a concorrência
Também vale a pena pesquisar como estão os preços da concorrência, para que você consiga manter preços sempre competitivos para o seu público alvo, afinal quem não gosta de pagar um valor mais em conta.
Ainda não identificou o diferencial do seu negócio? Saiba aqui → qual diferencial competitivo as empresas tem investido!
Desenvolva ações de marketing atrativas
Lembre-se que ter uma boa imagem, o que depende de investimento publicitário, pode fazer com que a sua marca seja a escolhida entre as demais.
Motive a sua equipe a vender mais
Para aumentar a conversão de vendas também é básico que a sua equipe, inclusive, a de vendas, esteja bem motivada. Isso porque se ela não desempenhar um trabalho com excelência, os produtos e serviços não vão se vender sozinhos.
E para motivar, a melhor forma é valorizar o trabalho da sua equipe. Elogios ajudam, mas incentivos financeiros, como bônus e gratificações, são ainda mais estimulantes.
Quer motivar ainda mais seu time? Aqui→ falamos mais a fundo sobre como motivar sua equipe de vendas, dá uma conferida!
Invista na qualificação da sua equipe
Estabeleça confiança com clientes em potencial e clientes
A chave para ter o máximo de desempenho e aumentar as vendas é entender a mentalidade do cliente e do cliente potencial e ajustar suas práticas para atender ao seu público alvo.
A base de clientes para a qual você está vendendo é mais instruída do que nunca, então é melhor deixar as técnicas antigas no passado. As vendas inteligentes usando estratégias de marketing ajudam os representantes a aproveitar a complexidade do ambiente de trabalho moderno para fornecer liderança inovadora valiosa – e, por fim, fechar mais negócios.
A comunicação com o cliente mudou nos últimos anos, mas seja qual for o método de como aumentar as vendas, é inegável que ganhar a confiança do cliente é a chave para os representantes. Para ganhar essa confiança, um representante deve priorizar a construção de um relacionamento, conectando-se primeiro com o cliente e demonstrando empatia por suas necessidades.
Foco na experiência do cliente
Sempre que um vendedor fala com alguém, ele deve se concentrar em garantir que a conversa forneça a melhor experiência possível ao cliente ou lead em potencial. Isso significa pensar no lugar dessa pessoa e entender as objeções e os pontos fracos que ela está vivendo em seu dia-a-dia.
Seus representantes de vendas devem centrar cada conversa em torno dos problemas que um cliente / cliente em potencial está enfrentando e a melhor maneira de resolvê-los.
Para melhorar seu desempenho de vendas e aumentar as vendas, os representantes devem entrar na conversa com a mentalidade de que seu objetivo é solucionar os desafios e tornar o trabalho mais fácil para a pessoa interessada.
Abandone o argumento de venda e tenha conversas reais
Acontece que simplesmente usar a palavra “argumento de venda” pode ser intimidante ou deixar com receio o representantes de vendas, clientes e leads – em última análise, impactando seu desempenho de vendas.
De acordo com Wendy Weiss, conhecida como (A Rainha das Ligações Frias)
“Um bom argumento de venda é aquele em que você faz perguntas, ouve o cliente em potencial e oferece a ele uma solução para um problema. ”
Para aumentar as vendas, seus representantes devem promover a interação e uma conversa ativa.
Ouça primeiro, depois fale
A regra 80/20 pode ser um bom guia. 80% do conteúdo ou das informações compartilhadas em uma conversa de vendas devem ser fornecidas para abordar os pontos problemáticos do cliente potencial ou do cliente com informações, dicas de como eles podem fazer uma mudança hoje .
Os outros 20% devem ser especificamente sobre seu produto e os benefícios que você oferece. Leve esse princípio um passo adiante e divida-o em uma proporção de ouvir / falar para seu discurso de vendas. Seus representantes devem falar apenas 20% do tempo, enquanto os outros 80% devem se dedicar a entender com quem um representante está falando – fazendo perguntas, respondendo às suas perguntas e falando sobre si mesmos. Isso pode alavancar as vendas para outro nível.
Recorra a clientes leais e aprimore os relacionamentos
Seus clientes escolheram sua empresa por algum motivo – e como qualquer empresa de sucesso sabe, manter os clientes satisfeitos é prioridade. Portanto, construir e manter esses relacionamentos é essencial para melhorar seu desempenho das vendas no longo prazo. Lembre-se: clientes satisfeitos têm mais probabilidade de se tornar fãs e compartilhar suas experiências positivas com
Sangue novo é importante para manter seu grupo de clientes em potencial fresco e vibrante, mas seus primeiros amigos podem ser uma fonte inestimável de retorno de negócios e recomendações. Se você cuidar de seus clientes, eles podem tornar seu trabalho muito mais fácil, fornecendo depoimentos, estudos de caso e até mesmo indicando novos clientes. Essa é uma boa dica de como alavancar as vendas.
Deixe seus dados falarem
Quando chega a hora de conversar com o cliente, é sempre uma conversa mais fácil quando você tem insights valiosos, dados ou estatísticas que podem apoiá-lo. Fornecer a eles gráficos de mercado sólidos, informações acionáveis e análises comparativas dá a eles a forte impressão de que você entende do negócio e está em busca de ajudar. Isso, por sua vez, ajuda a estabelecer confiança adicional entre o representante de vendas e o cliente em potencial.
Fique conectado com o setor
Estabelecer relacionamentos não apenas com os clientes, mas também com líderes influentes do setor também é valioso.
As redes sociais é outra área importante a ser dominada – especialmente em plataformas como LinkedIn e Twitter, onde os representantes podem se tornar defensores de seu trabalho enquanto se conectam com clientes e parceiros.
No final das contas, nunca é demais conhecer as pessoas da maneira antiga primeiro, ou seja, pessoalmente. Em seguida, você fica conectado a eles por meio da plataforma de rede social de sua preferência.
Otimize seu planejamento para melhorar seu desempenho de vendas
Seu plano de vendas é o modelo para sua organização atingir as metas, e seus dados históricos podem desempenhar um papel importante na otimização de seus processos de planejamento para o sucesso permitindo insights de como alavancar as vendas.
Liderança de vendas baseada em dados é um conceito mais novo – mas é uma etapa crucial que as empresas precisam adotar se quiserem ficar à frente da concorrência. Ao usar dados para apoiar decisões e analisar continuamente seus planos de vendas, você pode corrigir problemas mais cedo para evitar errar completamente o alvo.
FORNEÇA incentivos para impulsionar o desempenho de vendas
Concentre-se em incentivos que levam a vendas, como conversão de leads, prospecção, conversas e reuniões. Inclua esses incentivos em suas estratégias para aumentar vendas.
Mantenha os valores da sua empresa
Acredite ou não, a cultura da empresa pode desempenhar um grande papel no sucesso da sua campanha de vendas. Como exatamente? É simples – os valores que você criar na cultura da empresa irão refletir e aparecer em todas as conversas de vendas. Em última análise, você precisa mostrar que valoriza cada cliente potencial e interação com o cliente e que seu objetivo final é o mesmo – encontrar a solução certa para eles.
Na GestãoClick, nos concentramos em três valores essenciais que estão no centro de todas as decisões, conversas e interações que todos os funcionários têm.
Esteja por dentro das novidades do mercado
As mercadorias que eram vendidas uma vez, hoje, podem nem mais existir; técnicas de vendas estão se modernizando; equipamentos estão entrando em desuso e dando espaço às novas tecnologias. Ou seja, o tempo não para e você não pode ficar para trás.
Por falar nisso, outra dica imperdível é considerar a economia para focar em aumentar as vendas. Se você possui um empresário e quer ter sucesso nas vendas comece economizando na aquisição de um software de gestão empresarial.
Tenha um software ERP para tornar a rotina mais eficiente
E por falar em tecnologia, a última das dicas para aumentar as vendas é contar com as ferramentas tecnológicas para desempenhar as atividades do dia a dia. Para o escritório da sua empresa, a solução mais inteligente é o software ERP.
Ele é um sistema de gestão empresarial que torna as tarefas, de toda a sua equipe, muito mais eficientes. Isto é, mais rápidas, sem que haja perda de qualidade. E o melhor, você pode ter uma equipe mais enxuta que ninguém vai ficar sobrecarregado.
→ Aqui te explico direitinho o que é um Sistema de Gestão Empresarial
Afinal, é possível fazer mais em menos tempo. O software ERP informatiza os dados, conecta os setores e automatiza os procedimentos.