9 Dicas Infalíveis para Aumentar as Vendas

Como estão as vendas da sua empresa? Quer aumentar as vendas? Você tem um produto de qualidade ou oferece um serviço bem feito e mesmo assim acha que os resultados poderiam ser melhores? O ponto é que isso nem sempre é suficiente para ter lucros satisfatórios no final do mês.

Tudo é uma questão de estratégia e se você quer aumentar o seu volume de vendas deve apostar em maneiras eficientes de atrair e conquistar o seu público alvo. E para ajudar nessa tarefa, confira neste artigo as 9 dicas infalíveis para aumentar as vendas:
 

 

1 – Conheça muito bem o seu público alvo

 

Essa é uma das dicas infalíveis para aumentar as vendas, afinal, se você não conhecer muito bem o público alvo da sua marca, como poderá oferecer o produto ou serviço do jeito que ele quer? Essa aproximação com os clientes em potencial da sua empresa é essencial.

Mas isso não significa que você deve apenas saber a faixa etária e o gênero das pessoas que fazem parte do seu público alvo, é preciso investigar mais para obter o máximo de informação.

Ou seja, você deve saber quais são as suas preferências, gostos, renda média, estado civil, etc.  Em caso de vendas consultivas, uma qualificação de leads é uma ação importante para entender suas necessidades. Nesse processo de qualificação, normalmente por telefone, é possível captar muitas informações que também são uma constante do seu público-alvo.

Com seu público alvo bem definido você pode aumentar as vendas consideravelmente utilizando campanhas no Google Ads, assista a esse excelente vídeo de como anunciar no Google corretamente.

Informação é poder e, quanto mais, melhor.
 

2 – Comportamento de compra dos consumidores

 

Além de determinar o perfil do seu público, outra das dicas infalíveis para aumentar as vendas é acompanhar o seu comportamento de compra. Hoje em dia, tudo é muito dinâmico, inclusive, a maneira como os consumidores mudam de atitude.

Pense como as pessoas faziam compras há cinco anos, hoje é igual? Atualmente, milhões de consumidores usam o celular para pesquisar, adquirir produtos, serviços e ainda para reclamar de alguma experiência de compra negativa. 

Percebendo onde o usuário está, os empreendedores se conscientizam da necessidade de marcar presença na web para otimizar o faturamento.   

A tendência é relativamente recente e, amanhã mesmo, pode sofrer outras mudanças. Por isso, fique ligado e se adapte a esse novo comportamento.
 

3 – Aposte no relacionamento com o cliente

 

Atrair e conquistar novos clientes é muito satisfatório, não é mesmo? Você vê a sua marca ampliar as fronteiras, mas investir nos consumidores que já são seus clientes é muito importante para manter a alta conversão de vendas.

Afinal, quem é seu cliente, já foi conquistado, sendo muito mais fácil fazer com que ele adquira o seu produto ou serviço novamente. Claro que para isso acontecer, é preciso disponibilizar qualidade, bom atendimento, etc, mas também exige que você crie uma relação com ele.

Para tanto, envie e-mails em datas comemorativas, ofereça um cupom de desconto, envie um newsletter com as novidades, etc. Em outras palavras: faça ele se sentir importante e você verá que o seu cliente se tornará fiel a sua marca.

Não sabe como iniciar o relacionamento com seus clientes? Listei aqui → Itens necessários para melhorar o relacionamento com o cliente. 
 

4 – Identifique e avalie a concorrência

 

Por mais que você saiba que esteja fazendo tudo certo, não adianta ignorar a concorrência. É fundamental conhecer as suas características para criar um diferencial entre as demais empresas que atuam no mesmo setor do seu negócio.

Também vale a pena pesquisar como estão os preços da concorrência, para que você consiga manter preços sempre competitivos para o seu público alvo, afinal quem não gosta de pagar um valor mais em conta.

Ainda não identificou o diferencial do seu negócio? Saiba aqui → qual diferencial competivo as empresas tem investido

 

5 – Desenvolva ações de marketing atrativas

 

Outra das dicas incríveis para aumentar as vendas é fazer campanhas de marketing atrativas para o seu público alvo. A partir do momento que você conhece o seu perfil pode criar anúncios, propagandas e demais publicidades que chamem a sua atenção.

Lembre-se que ter uma boa imagem, o que depende de investimento publicitário, pode fazer com que a sua marca seja a escolhida entre as demais.
 

6 – Motive a sua equipe a vender mais

  
Para aumentar a conversão de vendas também é básico que a sua equipe, inclusive, a de vendas, esteja bem motivada. Isso porque se ela não desempenhar um trabalho com excelência, os produtos e serviços não vão se vender sozinhos.

E para motivar, a melhor forma é valorizar o trabalho da sua equipe. Elogios ajudam, mas incentivos financeiros, como bônus e gratificações, são ainda mais estimulantes.

Quer motivar ainda mais seu time? Aqui→ falamos mais a fundo sobre como motivar sua equipe de vendas, dá uma conferida! 

7 – Invista na qualificação da sua equipe

 

A sua equipe deve ainda estar capacitada para atender e vender adequadamente. Além de promover a sua qualificação, treinamentos, palestras, workshops e outros são formas de estimular os seus funcionários, que se sentem valorizados. Funcionários satisfeitos produzem mais e com maior excelência.

 

8 – Esteja por dentro das novidades do mercado

 

Mais uma vez, não adianta olhar só para dentro, saber que tudo está em ordem, é preciso olhar para fora, para o mercado e acompanhar as novidades do segmento. Produtos, técnicas, aparelhos, etc, tudo isso muda com periodicidade.

As mercadorias que eram vendidas uma vez, hoje, podem nem mais existir; técnicas  de vendas estão se modernizando; equipamentos estão entrando em desuso e dando espaço às novas tecnologias. Ou seja, o tempo não para e você não pode ficar para trás.

Por falar nisso, outra dica imperdível é considerar a economia para focar em aumentar as vendas. Se você possui um empresário e quer ter sucesso nas vendas comece economizando na aquisição de um software de gestão empresarial. Para isso, aproveite a mega promoção de Black Friday 2020 do GestãoClick e pague menos R$1,50 por dia:

 

9 – Tenha um software ERP para tornar a rotina mais eficiente

  
E por falar em tecnologia, a última das dicas infalíveis para aumentar as vendas é contar com as ferramentas tecnológicas para desempenhar as atividades do dia a dia. Para o escritório da sua empresa, a solução mais inteligente é o software ERP.

Ele é um sistema de gestão empresarial que torna as tarefas, de toda a sua equipe,muito mais eficientes. Isto é, mais rápidas, sem que haja perda de qualidade. E o melhor, você pode ter uma equipe mais enxuta que ninguém vai ficar sobrecarregado.

Aqui te explico direitinho o que é um Sistema de Gestão Empresarial pro

Afinal, é possível fazer mais em menos tempo. O software ERP informatiza os dados, conecta os setores e automatiza os procedimentos. 

 

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