Como se livrar de uma vez por todas da planilhas financeiras


Planilhas financeiras

Todo gestor que busca padronizar e sistematizar o controle das contas da empresa, certamente passa pela fase das planilhas financeiras - e isso não é ruim.

 

Por si só, o desenvolvimento e alimentação de uma planilha financeira demonstra um trajeto de amadurecimento da administração da empresa. Afinal, a planilha indica que se está buscando controlar no detalhe todas as suas movimentações de capital - controle sem o qual não seria possível pensar em qualquer tipo de melhoria ou investimento na sua marca.

 

O problema começa a surgir quando a sua gestão se depara com a necessidade de atualizar e controlar diversas planilhas. Há uma planilha com cadastro de clientes e fornecedores, uma outra para as vendas realizadas e comissões, uma terceira para o controle de estoques, uma quarta para o fluxo de caixa e assim por diante.

 

Em pouco tempo, as planilhas financeiras perdem a sua função de ser: mais do que ajudar a manter o controle, essa multiplicidade de planilhas acabam por levar ao descontrole.

 

Isso porque, além de ser um sistema pouco prático, esse tipo de controle financeiro tem tudo para acabar desatualizado… e com informações desatualizadas, o poder de tomada de decisões da sua empresa é fortemente afetado.

 

Por que então se prender a uma forma tão primária de gestão?

 

Em outras palavras, é preciso dar continuidade ao processo de melhoria da gestão, e partir para uma solução mais sofisticada, que permita à sua empresa se livrar, de uma vez por todas, das planilhas financeiras.

 

A seguir você confere as três principais vantagens de um software ERP online sobre um sistema de planilhas financeiras, além de dicas para realizar a migração de forma simples e rápida.

 

Inteligência gerencial e automação de processos

 

Um ERP online é uma solução que valoriza o tempo da sua equipe. E isso porque, ao reunir todas as informações da sua empresa em uma única plataforma, esta modalidade de software empresarial contribui para a otimização das suas rotinas e processos internos.

 

No caso específico das planilhas financeiras, isso significa substituir o trabalho de preenchimento manual dos dados, e posterior conferência, por um modelo de integração automática dos dados armazenados no sistema.

 

Isso permite evitar erros e integrar os dados dos diversos setores da sua empresa, além de garantir que o tempo e os esforços da sua equipe serão destinado a setores estratégicos, como vendas e marketing, e não perdidos no preenchimento de planilhas e mais planilhas.

 

Controle financeiro integrado

 

O que um ERP pode oferecer a sua empresa em termos de controle financeiro e que uma planilha não pode? Em uma palavra: integração.

 

Todas as vendas efetuadas no seu PDV, todas as contas a pagar e a receber, os itens em estoque, o status das contas da sua empresa e até as notas fiscais emitidas - em um ERP todas essas informações estão conectadas de forma inteligente, permitindo não apenas que a comunicação entre os departamentos da sua empresa seja muito mais rápida, mas também muito mais eficiente.

 

Ao realizar uma venda, por exemplo, os valores recebidos são automaticamente computados no seu fluxo de caixa, e o seu controle de estoques é atualizado na hora! Além disso, a partir de dados atualizados em tempo real, a sua equipe estará em melhores condições para programar reposição de estoques junto aos fornecedores ou ainda identificar aqueles itens que precisam de uma promoção de vendas.

 

E, é claro, com um acompanhamento em tempo real da situação financeira da sua empresa, a sua gestão estará em uma posição muito melhor para decidir estrategicamente quanto à novos investimentos.

 

Relatórios gerenciais

 

Para facilitar o acompanhamento de toda a dinâmica dos dados da sua empresa armazenados em um ERP, o software conta ainda com a funcionalidade de emissão de relatórios gerenciais.

 

Sabe aqueles gráfico gerados em cada uma das suas planilhas financeiras? Então, na prática, o que os relatórios gerenciais do ERP fazem é levar o seu potencial analítico para o próximo patamar, contrastando informações de segmentos diversos e complementares.

 

Tudo isso de forma simples e rápida, com apenas um clique!

 

Por isso, se você ainda está na dependência de uma miríade de planilhas financeiras diferentes, que tal começar a pensar em simplificar o seu controle e torná-lo ainda mais eficiente?

 

Descomplicando: das planilhas financeiras para um sistema ERP online

 

planilhas financeiras

A boa notícia para as empresas que estão trocando a planilha financeira por um software ERP é que o processo de migração de dados é extremamente simples.

 

Se a sua empresa já possui os dados relativos à vendas, clientes e fornecedores tabulados em uma planilha, basta realizar em alguns cliques a exportação dos dados desses arquivos para o sistema ERP. Há ainda a opção de trabalhar essas informações na planilha padrão do GestãoClick, para em seguida dar início ao processo de exportação dos dados.

 

Se preferir, a sua empresa também pode realizar a migração dos dados para o ERP através da exportação dos arquivos XML, relativos às notas fiscais emitidas previamente pela sua empresa.

 

No todo, a migração é super rápida e a sua empresa conta ainda com todo o suporte oferecido pela equipe do GestãoClick. Em outras palavras, a simplicidade é tanta que não há razão para não começar a migração ainda hoje!

 

Se livre de uma vez por todas das planilhas com o GestãoClick, teste grátis e poupe tempo e elimine o retrabalho do seu negócio!



COMENTE

Deixe o seu comentário nos campos abaixo: