Materiais gratuitos
Início » Blog » Empreendedorismo » Como melhorar a qualidade na prestação de serviços

Como melhorar a qualidade na prestação de serviços

Garantir a qualidade na prestação de serviços é tarefa fundamental para qualquer empresa ou trabalhador autônomo.

Por GestãoClick
Atualizado em
Como melhorar a qualidade na prestação de serviços

Garantir a qualidade na prestação de serviços é tarefa fundamental para qualquer empresa ou trabalhador autônomo.

Entender o que os clientes pensam sobre os serviços que você oferece é benéfico em vários sentidos, especialmente quando se trata de bom atendimento, sucesso do negócio e vantagem competitiva sobre os demais concorrentes.

Mas qual é a importância de avaliar o serviço prestado? Como mensurar resultados? Como aprimorar a qualidade do serviço?

Essas e outras perguntas serão respondidas a seguir. Confira!

A importância de avaliar a qualidade na prestação de serviços

Se comparada à mensuração da qualidade de produtos, a mensuração da qualidade de serviços apresenta uma diferença significativa.

Isso porque, a grosso modo, a avaliação da primeira pode ser tangível (como medir a resistência de um celular após algumas quedas), enquanto a da segunda depende, no geral, da percepção do cliente.

Por isso, resumidamente, é importante avaliar e medir a satisfação dos consumidores para conseguir identificar problemas, procurar soluções, aprimorar a qualidade dos serviços prestados e assim construir autoridade em seu meio de atuação.

Medindo a satisfação dos clientes

Antes de tudo, é preciso ter um planejamento documentado e definir, por exemplo, quais informações você precisa coletar dos clientes durante a venda e a pós-venda.
Agora, veja algumas formas de medir a satisfação dos clientes com os serviços prestados por sua empresa:

1. Faça reuniões com a equipe de vendas e com a equipe de relacionamento com o cliente (se houver) a fim de obter avaliações honestas dos serviços oferecidos.
2. Elabore pesquisas de satisfação com perguntas objetivas — é preferível que o cliente possa dar uma nota (de 0 a 10) ao serviço ao qual teve acesso, listar a periodicidade que o utiliza e fazer críticas e sugestões.
3. Monitore as redes sociais de sua empresa a fim de entender qual é a pontuação atribuída a ela (como no Facebook ou no Google Meu Negócio) e analisar os comentários.
4. Avalie reclamações e faça uma pesquisa rápida sobre a satisfação do cliente logo após o atendimento e a resolução do problema.
5. Adote o sistema de KPI (Key Performance Indicator ou Indicador-chave de Performance) para mensurar resultados — indicadores de qualidade que podem ser usados: taxa de reclamação dos clientes, de conversão de vendas, de fidelização e de produtividade.
6. Utilize a metodologia NPS (Net Promoter Score) para mensurar se os clientes estão recomendando ou não o seu negócio. Ela consiste na pergunta “Em uma escala de 0 a 10, qual é a probabilidade de você recomendar a nossa empresa para alguém?”

Aprimorando a qualidade

Após adotar as sugestões vistas no tópico anterior e coletar informações estratégicas, você já terá um panorama dos pontos positivos e negativos do seu negócio e saberá o que é preciso aprimorar nos serviços oferecidos.

É importante documentar todo o processo para, futuramente, poder se basear em dados concretos e saber se as estratégias adotadas surtiram ou não o efeito desejado.

Veja um exemplo: se na primeira pesquisa de satisfação as notas atribuídas por todos os clientes pesquisados resultaram na nota 6 e após adotar determinada estratégia e refazer a mesma pesquisa três meses depois a média subiu para 7.5, então é sinal de que a solução adotada surtiu efeito e deve ser mantida.

A mesma ideia vale para a pontuação obtida nas redes sociais.

Defina os períodos para refazer as pesquisas e lembre-se de incluir as equipes de diferentes setores da empresa no planejamento a fim de chegarem juntos a uma conclusão sobre as melhores práticas a serem adotadas para solucionar os problemas encontrados e aumentar a satisfação dos clientes.

Além disso, é preciso garantir uma gestão empresarial eficiente que envolva, além de outros pontos, o cadastro de clientes, o registro de ordens de serviço e o controle de vendas e de pedidos.

Ao organizar e otimizar os processos internos do negócio, fica mais fácil entender o que está acontecendo nos diferentes setores da empresa e agir de forma estratégica para melhorar os índices de cada um deles, o que, consequentemente, se reflete na qualidade dos serviços oferecidos e no atendimento aos consumidores.

E agora, entendeu como medir e melhorar a qualidade na prestação de serviços?

O que acha de conhecer um sistema de gestão empresarial? Confira uma extensa lista de recursos que beneficiarão sua empresa!


Sistema ERP Online

Avatar

gestao.click

Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Receba até 50% de desconto no plano anual na SEMANA DO CONSUMIDOR.
Fale com um especialista!
Garantir meu desconto

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo