Materiais ricos
Início » Blog » Empreendedorismo » Quando uma empresa começa a dar lucro?

Quando uma empresa começa a dar lucro?

Quanto tempo leva para uma empresa dar lucro? Talvez seja essa a primeira dúvida de muitos empreendedores na hora de abrir um negócio. Saiba a resposta no blog…

Por GestãoClick
Atualizado em
Quando uma empresa começa a dar lucro?

Quanto tempo leva para uma empresa dar lucro? Essa pergunta é uma das mais frequentes entre os novos empreendedores que abrem o seu negócio. No entanto, não é fácil de responder, já que depende de uma série de fatores. Para ajudar você a entender melhor esse tema,confira no artigo a seguir os tópicos:

  • Quanto tempo leva para uma empresa dar lucro?
  • Payback – método para saber quando começa o lucro;
  • Outros métodos para calcular início dos lucros;
  • Importância de uma gestão competente das finanças.

Quanto tempo leva para uma empresa dar lucro?

empresa-lucro

O segmento de mercado no qual a sua empresa atua, o quanto de investimento foi necessário para abrir o seu negócio, o tipo de produto ou serviço que você vende e até a região do país onde está localizado são fatores que interferem na resposta: Quanto tempo leva para uma empresa dar lucro?

Além das questões internas relacionadas ao seu empreendimento, há também os aspectos externos, que interferem nos resultados. Entre eles, crises econômicas e políticas no país, inflação, taxa cambial e demais incertezas frequentes de mercado nacional. Por isso, embora hoje em dia seja possível abrir o seu próprio negócio, é preciso ter uma base sólida.

Para tanto, além de ter dinheiro para investir no seu empreendimento, é de extrema necessidade contar com um planejamento estratégico para a sua empresa. Com isso, você já abre as portas conhecendo o mercado e o seu público alvo, questões fundamentais para fazer bons negócios e aumentar a conversão de vendas.

Payback – método para saber quando começa o lucro

Mesmo com todas as variáveis que existem, há um conhecido método, o Payback, que serve para calcular quando a sua empresa consegue pagar o investimento feito. Só a partir daí o negócio começa a gerar lucro. Para tanto, usa-se principalmente informações do fluxo de caixa e o resultado desse cálculo é em meses ou anos.

Basicamente, consiste em dividir o ganho no período (mensal, por exemplo) pelo investimento inicial. No entanto, por ser tão simples, nem sempre vai indicar o melhor resultado, já que todos os fatores citados não entram nesse método. Porém, pode servir para que você tenha uma ideia geral da sua situação, seja um micro, pequeno ou grande empresário.

Também serve para alertar, uma vez que muitas pessoas abrem o seu negócio sem terem muita ideia do contexto geral. Ou seja, quem não fez um planejamento prévio pode achar que vai lucrar muito em pouco tempo, mas ao adotar o método Payback pode ver que as coisas não são bem assim.

No entanto, esse é o método Payback simplificado. Existem cálculos mais complexos que levam em consideração a inflação, taxa de juros e custo de oportunidade do projeto em análise.

Outros métodos para calcular início dos lucros

Existem ainda outras fórmulas para calcular quanto tempo leva para uma empresa dar lucro, inclusive, qual o período necessário para ao menos ter o retorno do investimento. Entre eles, é possível destaca o TIR – Taxa Interna de Retorno e o VPL – Valor Presente Líquido.

Porém, são menos usados porque se relacionam com as taxas de remuneração ou desconto, assim, o resultado é em valores. De qualquer forma, é importante que você tenha em mente que o lucro, portanto, começa a partir do momento que são pagos os investimentos que foram necessários.

Com isso em mente, torna-se mais fácil entender a necessidade do planejamento financeiro, além de avaliar muito bem as despesas que são desnecessárias. Se elas persistirem em existir, só vai demorar ainda mais para que o seu negócio comece a lucrar.

Importância de uma gestão competente das finanças

Para ter o controle total da sua empresa, inclusive, do setor financeiro e, assim, conseguir pagar mais rapidamente o seu investimento inicial e começar a lucrar, um software ERP é o caminho certo. Isso porque se trata de um sistema de gestão empresarial que oferece muitas funções, como controle das contas a pagar, a receber, fluxo de caixa e muito mais.

O GestãoClick é um software ERP online que também permite o armazenamento dos dados da sua empresa com muita segurança, que ficam na nuvem e acessíveis apenas a pessoas autorizadas. Pode ainda ser acessado remotamente de qualquer lugar e a qualquer momento. 

 

Programa para loja de roupas
Avatar

gestao.click

Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Receba até 50% de desconto no plano anual na SEMANA DO CONSUMIDOR.
Fale com um especialista!
Garantir meu desconto

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo