10 dicas para retenção de clientes pós Black Friday
Descubra como funciona a retenção de clientes pós-Black Friday e veja algumas dicas para vender para eles durante todo o ano.
A retenção de clientes pós Black Friday é um desafio e, por isso, é algo tão importante quanto vender. Um cliente que comprou uma vez e gostou da experiência de venda realizada, tem mais chance de comprar novamente e indicar sua loja.
Embora pareça que o preço foi o único fator que o fez fechar a compra, há diversos outros fatores incluídos na experiência! Por exemplo: o prazo de entrega, qualidade do produto, nível de atendimento e o sentimento quando a compra chegou.
Atrasos, cancelamentos e descontos mentirosos são as queixas mais comuns, durante datas sazonais, por isso atrapalham a retenção de clientes. Todo esse processo de compra exige que a sua loja além de cumprir com o prometido no anúncio, entregue mais alguns diferenciais.
10 dicas para retenção de clientes pós Black Friday
A retenção de clientes é um objetivo diário de toda loja, porém esse desafio é maior em datas sazonais como a Black Friday. Afinal, é uma época do ano em que os clientes estão com expectativas de compra e as vendas aumentam bastante.
Confira a seguir 10 dicas para retenção de clientes pós Black Friday.
Ofereça uma venda que cumpra com a promessa realizada
Cause uma excelente impressão no cliente e faça-o ter uma experiência de compra sem sustos. O preço deve ser simplificado e o prazo de entrega não pode ser atrasado, mas um quesito importante é a qualidade do item vendido.
Melhore o desempenho da sua loja virtual com um sistema de gestão empresarial para evitar falhas no estoque, atrasos e cancelamentos. Por meio desse recurso, o cliente compra, recebe na data e tem uma experiência mais positiva.
Estabeleça um relacionamento com os compradores
A retenção de clientes pós Black Friday 2021 garante que você tenha o contato do seu cliente. Por exemplo: o comprador marcou a opção “receber novidades” no checkout, o canal de e-mail pode ser utilizado.
Envie conteúdos de valor por meio do seu newsletter e crie uma relação de confiança com base na comunicação. Um cliente satisfeito sempre lembrará da sua loja quando for fazer uma nova compra e por isso não pode ser abandonado.
Leve benefícios extras para o cliente
O objetivo é a retenção de clientes, mas como fazer que os compradores comprem outras vezes? Uma excelente opção é colocar-se à disposição com um atendimento de excelência, como alternativa é possível oferecer vantagens ao cliente, por exemplo:
- Frete grátis em uma nova compra;
- Cupom de desconto para uma nova compra;
- E-book com algum conteúdo relacionado ao que foi adquirido.
Esses benefícios são essenciais para melhorar a experiência de venda, pois agregam muito valor à sua oferta. Quando bem alinhados a um sistema para loja de qualidade, o seu negócio se diferencia bastante da concorrência.
Modernize o layout do seu e-commerce
Trabalhe no visual da sua loja. Os clientes também “compram com os olhos”! nesse cenário o layout deve ser modernizado de forma intuitiva. Acima foi mencionado a importância de ter um sistema de gestão empresarial, o mesmo deve ser dito sobre a parte visual do seu e-commerce.
Garante mais confiança e credibilidade ao seu cliente por meio desse recurso, sem deixar de atrair novos visitantes. Faça testes com novos temas e modelos, depois disso a escolha sobre alternativa mais intuitiva e visualmente agradável.
Trabalhe gatilho mental da novidade
Da Black Friday até o natal, o desejado é que as vendas aumentem e elevem o faturamento, porém o que fazer nos primeiros meses do ano seguinte? Para retenção de clientes, faça promoções e trabalhe o gatilho mental da novidade.
A margem de lucro pode até ser um pouco mais apertada, mas, pelo menos proverá o giro de estoque. O controle de vendas, por exemplo, mostra quais os produtos que vendem mais e isso auxilia a gestão na definição da melhor tática.
A vontade de conseguir a retenção de clientes pós Black Friday é grande, no entanto não adianta ter pressa. Lembre-se: os clientes raramente compram o mesmo produto em seguida, porque há um intervalo para as recompras.
Não adianta comunicar-se com o público-alvo e “forçar uma nova venda”, inclusive essa estratégia é muito prejudicial. Assim, siga com ações de relacionamento com base nos interesses dos clientes e por isso respeite o momento.
Oferte conteúdos gratuitos
Vídeos, e-books e webinars gratuitos são excelentes opções, pois engajam o público e trazem informações valiosas sobre o assunto. As redes sociais podem ser usadas para isso ou mesmo o próprio YouTube, basta investir na estratégia ideal com base no seu público alvo.
Capriche no atendimento ao cliente
O atendimento é muito importante para todo o processo de retenção de clientes e vendas, portanto, se inicia na frase pré-venda e é concluído no pós. Contudo, dá para evitar boa parte das reclamações, para isso é preciso ter organização dentro do e-commerce.
Use múltiplos canais de atendimento, por exemplo: chats, telefone, e-mail, redes sociais, etc.
Utilize o e-mail marketing
Para fidelizar os clientes é crucial usar o e-mail marketing, já que possibilitará o desenvolvimento de uma relação entre vendedor e comprador. Evite ser técnico demais nas mensagens, trabalhe um conteúdo mais humanizado e como se fosse uma conversa com os clientes.
Use um ERP on-line para simplificar a gestão
Um bom sistema de gestão empresarial traz ganho de tempo para você e diminui bastante o retrabalho. Por meio desse recurso, você consegue ter um controle de estoque e de vendas, bem como simplifica a emissão de boletos e notas fiscais.
O sistema para loja é completo, online e facilita a sua gestão empresarial! E o melhor: não é necessário baixar nada no seu computador.
Organização é um diferencial na maioria dos negócios e vai além da Black Friday, porque deve ser uma premissa de todo negócio. Quando chegar o fim do ano e as vendas aumentarem, o ambiente estará melhor organizado e pronto para satisfazer a demanda.
As dicas passadas nesse artigo te auxiliam a conseguir a retenção de clientes pós Black Friday e também durante todo o ano.