Materiais ricos
Início » Blog » Gestão Financeira » A importância da tecnologia na gestão financeira

A importância da tecnologia na gestão financeira

Como está a gestão financeira da sua empresa? Saiba como a tecnologia pode revolucionar dentro da sua empresa e facilitar a sua gestão em todas as etapas…

Por GestãoClick
Atualizado em
A importância da tecnologia na gestão financeira

A gestão financeira é um dos aspectos mais importantes quando se fala em uma administração competente. Afinal, se você não souber quais são os gastos do seu negócio, como será possível pagar todas as contas e saber o quanto é possível investir para qualificar o seu empreendimento?

E para dar conta do grande fluxo de informação, que hoje é comum mesmo em pequenas e micro empresas, nada melhor do que o uso de ferramentas tecnológicas. Para entender, portanto, a importância da tecnologia na gestão financeira do seu negócio, você vai conferir as suas vantagens por meio dos tópicos a seguir:

  • Centralização das informações
  • Maior controle das entradas e saídas
  • Acompanhamento das movimentações
  • Redução dos gastos
  • Auxílio na tomada de decisões
  • Acesso remoto à gestão financeira

Centralização das informações

Existem muitas ferramentas que podem ser usadas para entender a importância da tecnologia na gestão financeira, como planilhas que podem ser compartilhadas pela internet. No entanto, um recurso bastante completo é o sistema de gestão empresarial, que interliga os setores da empresa, informatiza os dados e automatiza os procedimentos.

Entre as suas vantagens, está o de promover a centralização das informações financeiras do seu negócio, facilitando a sua gestão e mesmo permitindo que as tarefas do dia a dia sejam executadas de modo mais rápido e simples. Com um grande fluxo de informações, nada melhor do que ter todas elas reunidas em um só lugar.

Maior controle das entradas e saídas

Para gerir as finanças da sua empresa com sucesso, é imprescindível ter o controle total das entradas e saídas, ou seja, do dinheiro que entra e que sai. Em geral, as saídas são os gastos, sejam investimentos, despesas e custos, e as entradas são os pagamentos dos clientes. Qualquer empreendimento possui muitas delas e controlar tudo no papel não dá mais.

Atualmente, é preciso um software que ajude a controlar todas essas informações, de modo que a sua empresa não se esqueça de pagar as contas e nem de receber dos clientes. A tecnologia é chave nesses procedimentos, evitando assim possíveis prejuízos que contas esquecidas podem ocasionar e mesmo os impostos, levando a muita dor de cabeça. 

Acompanhamento das movimentações

tecnologia na gestao financeira
Além de controlar as entradas e saídas da sua empresa, é preciso ter um acompanhamento das mesmas em tempo real. Com isso, é possível saber a qualquer instante o quanto de dinheiro existe em caixa, o que permite avaliar se todas as contas poderão ser pagas em um determinado período.

Para tanto, o sistema de gestão empresarial é faz previsões para identificar a necessidade de solicitar empréstimos ou mesmo de mudar a estratégia de vendas para aumentar a sua conversão. E mais com o controle e acompanhamento das movimentações financeiras da sua empresa, você evita que terceiros mal intencionados causem prejuízos ao seu negócio.

 

Descubra como um software de gestão pode te ajudar a vender mais: “Como vender mais com um software de gestão eficaz?

 

Gestão financeira: redução dos gastos

Quando se fala em investir em tecnologia, muitos empresários torcem o nariz porque para eles isso significa um custo a mais. Porém, trata-se de investimento, sendo que a sua diferença está no fato de aumentar a lucratividade da sua empresa no médio prazo. Além disso, um software ERP permite até mesmo a redução dos gastos.

Isso acontece de diferentes formas, como pelo fato de ser possível reduzir o quadro de funcionários, pois torna mais simples e eficiente a rotina do escritório. Assim, os profissionais fazem mais sem que fiquem sobrecarregados. Outra redução se deve à desnecessidade de um profissional dedicado apenas à segurança dasinformações, pois o software também cuida disso. 

Auxílio na tomada de decisões

Com um sistema de gestão empresarial é possível obter relatórios de maneira fácil e rápida, sempre atualizados, para que ajude na tomada de decisões. Esses relatórios podem ser referentes às vendas da sua empesa, ao setor de estoque e ao que mais você precisa. Tudo isso é de extrema importância para a gestão financeira do seu negócio.

Acesso remoto à gestão financeira

Não raro você pode estar fora da sua empresa e mesmo assim ter que acessar as suas informações. Depender de terceiros para isso pode prejudicar transações e a tomada de decisões. Com o software ERP do GestãoClick você tem todas as vantagens proporcionadas pela tecnologia na gestão financeira e consegue ainda acessar o sistema remotamente.

Assim, basta ter uma conexão à internet entrar no sistema, independente do local onde estiver e a qualquer hora do dia. Isso pode ser feito por meio de um computador ou de um dispositivo móvel, seja pelo navegador ou pelo aplicativo

 

Sistema ERP Online


Então, gostou do post? Aproveite para compartilhar e assinar a nossa newsletter ficando sempre por dentro das principais novidades do nosso blog!

Leia também: 
O checklist definitivo sobre planejamento financeiro

Avatar

gestao.click

Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Receba até 50% de desconto no plano anual na SEMANA DO CONSUMIDOR.
Fale com um especialista!
Garantir meu desconto

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo