7 Técnicas de baixo custo para aumentar as suas vendas

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Com toda a certeza tão importante quanto atrair os seus consumidores, é acompanhar a jornada de compra. Porém existem algumas técnicas com custo praticamente zero, que você pode utilizar para reter mais clientes. Confira!

  • Pixels de conversão

Os pixels de conversão são pequenos códigos que você coloca na página do seu produto ou email, para que ele receba exclusivamente aquela mensagem.

Essa estratégia pode parecer comum, mas se você utilizar a estratégia de micro-públicos, poderá fazer um investimento menor mas com um maior poder de conversão.

A ideia é personalizar o máximo possível a campanha para este pequeno público, com o proposito de ficar mais pessoal e personalizada.

  • Micro Audience ou micro-públicos

Ao invés de criar listas de públicos enormes, e aplicar as suas campanhas com os pixels de conversão, você pode utilizar este investimento de forma estratégica.

Primeiro crie campanhas específicas, baseada nas dores das suas personas. Depois verifique quais dos seus produtos funcionam como “analgésico” para estas dores. Na página de cada um deles, instale o pixel designado.

Depois de criar a sua micro audience, acompanhe como os seus usuários avançam no funil de vendas.

Campanhas com este grau de personalização, costumam ser mais efetivas. O ideal é que você tenha vários “micro-públicos”, assim você poderá aumentar os seus lucros de forma substancial.

  • Verifique a origem dos seus visitantes

É muito importante que você saiba qual a origem dos seus consumidores. Para quem trabalha com artigos de moda, o Pinterest pode ser uma excelente ferramenta para divulgar o seus produtos. Além de gerar tráfego para o seu site, a rede conta com um público segmentado.

Monitore também as redes sociais, e para cada post ou rede social, direcione os visitantes para uma página em específico. Contrate uma empresa de desenvolvimento de sites para que ela configure corretamente todos os códigos de acompanhamento.

  • Utilizando o Google Analytics

O tráfego do seu site vem de muitas fontes. Vamos dar uma olhada em cada um, para que você entenda cada métrica do Google Analytics, e saiba qual canal traz os melhores Leads para sua empresa.

  • Tráfego Orgânico

O tráfego orgânico são as visitas geradas pelos seus esforços em SEO, afinal os usuários chegam a partir da busca pelo Google, Yahoo ou Bing. O importante é fazer com que estes usuários voltem sempre ao seu site, e para que isso aconteça é importante que você observe o comportamento deles em cada página.

  • Tráfego das Redes Sociais

É possível identificar, por qual rede social o usuário está chegando em seu site. Essa informação é de grande importância, pois ajuda você a focar nas redes que geram as melhores conversões, e assim diminuir seus esforços e aumenta suas vendas.

Por isso é importante que você estabeleça uma forte presença nas redes, através de interações com seu público, ajudando eles a resolverem problemas e esclarecerem dúvidas.

  • Tráfego de Mídia Paga

Para alguns segmentos, a mídia paga é a forma mais rápida de conseguir tráfego qualificado para seu site. Ela consiste em gerar anúncios que aparecem nas pesquisas do Google e nos sites de parceiros. O Google Analytics mostra a quantidade correta de tráfego gerado por esta mídia.

No painel do google Adwords, é possível ver quais são as palavras que estão gerando as maiores conversões e quais os termos você pode implementar.

  • Tráfego de Email

Para quem trabalha com listas de email, é possível também monitorar o tráfego que vem através deste canal. Você pode utilizar o UTM Builder para gerar urls personalizados para o seu Google Analytics, assim você poderá acompanhar com mais clareza as urls.

Assim você terá mais facilidade em manter o seu planejamento, e não irá se perder em diversas planilhas e dados confusos, que atrapalham a sua produtividade.

O email tem um custo pequeno se comparado com outras mídias, mas é importante que você segmente e higienize sua base. Um número muito alto de emails inválidos e uma baixa taxa de abertura, podem colocar o seu domínio na lista de spam ou SPAM TRAP LIST, o que acaba dificultando que seus emails cheguem na caixa de entrada dos usuários.

Todas estas informações geradas pelo Google Analytics, facilitam que o gestor identifique a efetividade de cada canal e até mesmo identifique novas fontes de tráfego.

  • Bots para uma comunicação mais rápida

Além disso muitas empresas utilizam os chatbots para automatizar a comunicação com o público. Isso envolve a criação de um roteiro de perguntas e respostas, baseado nas perguntas mais frequentes.

O Manychat por exemplo, pode ser utilizado para enviar via Facebook o código de rastreio da entrega, ou a confirmação da compra. A vantagem de utilizar um bot, é que ele consegue fazer milhares de atendimentos simultâneos, enquanto um operador convencional, não consegue efetuá-los sem perder a eficiência.

Aqui o hack é: crie somente 3 opções de respostas para cada pergunta, se você fizer baseado nas respostas que você já possui, conseguirá eliminar um número maior de objeções. Além de intuitiva, a ferramenta é muito simples de configurar.

Utilize o seu bot para enviar mensagens de agradecimentos, ou até mesmo a divulgação de produtos para os seus clientes. É possível aumentar em até 10x o número de retenção de usuários.

  • Faça teste A/B

Não existem regras, e para cada técnica aplicada, você pode obter resultados diferentes. Por isso é importante realizar diversos testes, reposicionar elementos, enviar mensagens em horários diferentes, etc.

Essa é a melhor forma de você entender o comportamento do seu usuário, e como aumentar o número de vendas. Ferramentas como o Hotjar e o Google Analytics, podem lhe ajudar nesta tarefa.

  • Snip.ly no conteúdo

Você precisa divulgar o seu produto rapidamente, mas não tem tempo para criar um conteúdo de qualidade? Utilize o snip.ly para adicionar um popup da sua loja virtual em qualquer site. Assim você divulga o material de outro site, e associa a imagem do seu produto.

Gostou dessas técnicas de growth hacking, que você pode aplicar sem custo para o seu negócio? Agora que você já conhece as principais técnicas para aumentar suas conversões de vendas, o ideal é manter um controle de vendas assertivo na sua empresa. Conheça o sistema de gestão empresarial online para pequenas e médias empresas.

Continue acompanhando nosso blog e conheça outras táticas para aumentar as suas vendas.

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