Materiais gratuitos
Início » Blog » Empreendedorismo » 5 tipos de chefe e os impactos da liderança

5 tipos de chefe e os impactos da liderança

Alguns tipos de chefe a gente nunca esquece, não é mesmo? E qual tipo de chefe você é? Veja qual estilo ajuda a alavancar ou afetar a gestão do seu negócio.

Por GestãoClick
Atualizado em
5 tipos de chefe e os impactos da liderança

O sistema de hierarquia presente em empresas de todos os portes visa a organização e o bom funcionamento do negócio ao atribuir diferentes responsabilidades para diretores, gerentes, administradores e supervisores. Mas, sabemos, há diferentes tipos de chefe e nem todos podem ser considerados líderes.
 
Pensando nisso, elaboramos este post para mostrar o comportamento de alguns chefes e como a liderança impacta sua empresa e seus resultados. Então, vamos à leitura?
 

Chefe e Líder ou Chefe X Líder: entenda a relação

Geralmente, muitas pessoas acreditam que essas duas palavras são sinônimos, ou que “chefe” remete a algo ruim enquanto “líder” remete a algo bom. Por isso, antes de mais nada, é importante definir corretamente os dois termos.
 
Segundo o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, algumas definições para o termo “chefe” são:
 
1. Funcionário ou empregado que dirige um serviço;
2. Diretor;
3. Cabeça, principal.
 
De acordo com o mesmo dicionário, algumas definições para a palavra “líder” são:
 
1. Pessoa que exerce influência sobre o comportamento, pensamento ou opinião dos outros;
2. Pessoa ou entidade que lidera ou dirige;
3. Que ou o que lidera determinado setor de atividade ou uma competição.
 
Ou seja, chefe é qualquer pessoa — seja boa ou ruim — que ocupa determinada posição em determinada empresa e que pode ou não ter a capacidade de liderança
Já o líder está ligado à influência sobre um grupo ou grupos de pessoas — numa empresa, geralmente, é o tipo de chefe que motiva a equipe, pensa fora da caixa, sabe ouvir e reconhecer os talentos de cada funcionário e inspira os colaboradores por meio do exemplo.
 
Em suma, o chefe e líder podem ser ou não a mesma pessoa: isso depende do modo de atuação perante o negócio e os funcionários.
 

Confira os principais tipos de chefe e como a atuação de cada um impacta sua empresa

 
Abaixo, abordamos perfis positivos e negativos para demonstrar como atuam os tipos de chefe. Se você tem um chefe, será que as características dele constam na lista? Confira!
 

1. “Sabe-tudo”

tipos de chefe
Esse tipo de chefe nunca, sob hipótese alguma, de jeito nenhum, está errado. Afinal, ele se acha o sabe-tudo — mesmo que você ou outra pessoa da empresa tenham mais conhecimento em certa área —, o que prejudica o crescimento da empresa. Pela vaidade e petulância, pode ser considerado egocêntrico.
 

2. Amigo

Muitas vezes, é chamado de chefe “gente boa”. Ele participa do happy hour com a equipe, faz questão de dar “Bom dia” aos funcionários, auxilia o time de colaboradores, não faz questão de estabelecer prazos rígidos e, geralmente, está disposto a ouvir. Em muitos casos, demonstra ter habilidade de liderança.
 

3. Microgerenciador

Também conhecido como chefe inspetor, o microgerenciador quer saber o tempo todo dos mínimos detalhes relacionados à sua função e à função dos demais funcionários: ligações, e-mails, situação do estoque, pedidos de novas mercadorias, absolutamente tudo deve passar pelo crivo desse tipo de chefe. Às vezes, dificulta a rotina dos profissionais por dizer o que devem ou não fazer.
 

4. Permissivo

Já teve um chefe que dava liberdade demais para a equipe? Isso pode ser ótimo, mas, em alguns casos, pode não ser muito bom: o chefe permissivo não costuma dar feedbacks e orientações, o que deixa alguns funcionários perdidos e prejudica o desenvolvimento profissional.
 

5. Motivador

tipos de chefe
O desenvolvimento e o crescimento das pessoas é uma das prioridades desse tipo de chefe, visto também como líder nato. Às vezes, é muito exigente e dá feedbacks negativos quando necessário, mas visando sempre a evolução dos profissionais. 
 
Para alcançar o sucesso no ambiente de trabalho e torná-lo mais agradável e saudável, ele reconhece a importância das boas práticas de relacionamento e gestão e investe no aprimoramento das estratégias. Essa pessoa vai ensinar tudo o que pode e guiar os colaboradores da melhor forma possível.
 
E aí, gostou deste post? Aqui, percebemos como os tipos de chefe e de liderança podem impactar a produtividade dos colaboradores e o desenvolvimento da empresa de forma positiva ou negativa. 
 
E você, quer desenvolver suas habilidades profissionais para ter sucesso na carreira e se tornar um líder? Então, confira este conteúdo completo para auxiliar nessa questão: como desenvolver habilidades profissionais e ter sucesso na carreira!

Sistema ERP Online

Avatar

gestao.click

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!