Vender no MercadoLivre: o que é e como Funciona? Saiba tudo Aqui!

Ouça

Seja você um empreendedor ou não, com certeza já passou por sua cabeça a ideia de vender no Mercado Livre. Não só porque o Mercado Livre é uma das maiores plataformas de marketplace da América Latina, mas principalmente porque é uma forma prática e relativamente fácil de se ganhar dinheiro.

Muitas pessoas ainda ficam com certo receio de se aventurar pelas vendas na internet. No entanto, as vendaspela web cresceram vertiginosamente nos últimos anos e aceleradamente neste ano de 2020, por conta da pandemia, onde muitos consumidores mudaram seus hábitos de consumo.

Assim, aproveitar esta fatia importante de venda no Mercado Livre parece sim ser uma maneira de ganhar um bom dinheiro. Mas como o Mercado Livre funciona? Como aproveitar ao máximo este importante canal de vendas para ganhar dinheiro? Neste post, vamos falar exatamente disso. Confira.

Aproveite e leia sobre O que é Marketplace.
 

Vender no Mercado Livre: guia completo

Ter seu produto exposto para milhares de pessoas, e vendê-lo através do Mercado Livre é muito mais fácil do que você imagina. Confira este guia prático e rápido:

 •  Acesse o site www.mercadolivre.com.br para criar sua conta;

 •  Insira todos os dados solicitados como nome, sobrenome, e-mail, etc. (no caso de uma conta pessoa física);
 

 •  Caso seja uma empresa, entre com os dados pertinentes (razão social, CNPJ, etc.);
 

 •  Leia as Políticas do Mercado Livre. É importante que você faça isso para entender bem como funcionam os direitos e as obrigações dos anunciantes da plataforma;
 

 •  Selecione a categoria do produto ou serviço que você está vendendo (imóveis, serviços, veículos, produtos, etc.);
 

 •  Coloque imagens relacionadas ao que você irá vender. Sugestivamente, providencie fotos ilustrativas que mostrem bem o seu produto, pois este será o primeiro contato do seu consumidor com o que você está vendendo e o visual chama muita a atenção. Portanto, capriche na qualidade de suas fotos;
 

 •  Coloque a descrição do produto e preencha corretamente a ficha técnica. Não é preciso muita informação, mas informações precisas e suficientes para identificar todos os itens do produto que está a venda;
 

 •  Indique se o produto é novo ou não;
 

 •  Preencha todas as condições comerciais como preço, valor de venda, 
 

parcelamentos, estoque disponível, frete grátis ou não, etc.);

 •  Insira o endereço de postagem;
 

 •  Selecione o nível de visibilidade dos seus anúncios. Lembre-se que quanto mais visibilidade ele tiver, melhor serão as chances de vender. O custo por venda só será cobrado após a confirmação da mesma;
 

 •  Finalize o processo e confira o seu anúncio. Se necessário, faça os ajustes que convier.

Como funciona vender no Mercado Livre?

O Mercado Livre se tornou ao longo dos últimos anos uma plataforma de marketplace muito confiável, tanto para quem vende como para quem compra. Suas políticas protegem a relação entre o comerciante e o comprador, visando, claro, que ambas as partes saiam satisfeitas.

Por isso o Mercado Livre preza e ensina que o relacionamento de confiança e também de empatia entre as partes é uma das principais maneiras de se ganhar reconhecimento profissional como negociador de produtos ou serviços.

Por isso, quando você anuncia um produto na plataforma, carrega toda esta confiabilidade do Mercado Livre para o que você está vendendo. O consumidor sabe que se seu produto está lá é porque, teoricamente, ele tem uma boa qualidade, vai chegar dentro do prazo e tem garantia.

Vender no Mercado Livre é Seguro?

Além desta confiabilidade emprestada ao seu produto que citamos logo acima, o que, via de regra, facilita muito as suas vendas, os dois lados também contam com a máxima em segurança, uma vez que tanto o vendedor como o comprador precisam ter uma conta previamente cadastrada no ML para negociarem.

Além disso, ambos também são analisados e pontuados. Você que vende pode ser elogiado e bem qualificado (ou não) e o mesmo acontece com compradores que possuem uma espécie de score sempre que realizam suas compras, ganhando do próprio ML descontos, fretes grátis, entre outros benefícios.

O que vender no Mercado Livre?

Seja um produto de revenda, ou que você fabrique, saber o que vender no Mercado Livre é um passo a mais para concretizar suas vendas. Não é possível dizer que você deve vender este ou aquele produto, mas é possível sim indicar os mais vendidos na plataforma. Confira:

  •    Celulares, smartphones e acessórios;

 •   Sapatos femininos;

 •    Camisetas, blusas e camisas femininas e masculinas;

 •    Cartões de memória, pendrives e afins;

 •    Lembrancinhas para festas infantis e de aniversário em geral;

 •    Aparelhos de reprodução de música, como os MP3 players e outros relacionados;

 •    Câmeras digitais, etc.

Como é possível perceber, os eletrônicos possuem uma alta taxa de vendagem no Mercado Livre. No entanto, isto não implica que a plataforma só venda mais eletrônicos, muito pelo contrário, há uma gama de produtos ali dispostos, desde artesanatos, roupas, etc., à móveis, veículos, entre outros.

Como faço para vender no Mercado Livre?

A primeira coisa que você precisa fazer antes de começar a vender no Mercado Livre, é abrir sua conta na plataforma. Em seguida, cadastre o seu produto, lembrando de ter uma descrição do mesmo e fotos de qualidade, e pronto: seu produto já estará exposto no Mercado Livre para a venda.

Não esqueça de divulgá-lo.

Dicas para vender no Mercado Livre: coloque seu negócio online

Você tem uma loja física? É MEI e ainda não vende na internet? Então o Mercado Livre é a plataforma ideal para você colocar de vez o seu negócio na web e vender muito mais. 

As principais dicas para vender no Mercado Livre e fazer o seu negócio decolar no universo online, é cuidar de sua reputação na plataforma. Para isso, siga algumas dicas:

 •    Venda produtos ou serviços de qualidade;

 •    Tenha sempre uma descrição completa e imagens reais do produto, em seu estado original. Nunca invente ou coloque informações falsas;

 •    Foco na entrega: prazos e a qualidade da embalagem garantem uma maior qualificação por parte do consumidor;

 •    Mantenha uma boa relação com seu cliente, no pré e no pós-venda inclusive. Nunca deixe de responder as mensagens lhe enviadas através do ML.

Como anunciar no Mercado Livre?

O Mercado Livre dispõe de diversas alternativas de anúncio e de exposição dos mesmos. Escolher entre uma ou outra vai depender do tipo de produto que você está vendendo, bem como do capital que você pretende investir nisso. 

Existem empresas, por exemplo, que possuem uma grande variedade de produtos expostos na plataforma, como existem também pessoas que fabricam produtos artesanalmente e vendem muito no ML.

O passo a passo para anunciar no Mercado Livre, você encontra logo acima no item “guia completo”.

Pessoa física: como vender no Mercado Livre

Mesmo sendo uma pessoa física, você também precisa garantir qualidade e pontualidade no que está vendendo. As mesmas preocupações que uma pessoa jurídica vai ter ao expor seus produtos no Mercado Livre, você também terá. 

Então, se quer garantir suas vendas na plataforma, seja pontual na entrega, venda produtos de qualidade (mesmo que usados), exponha fotos reais e seja sincero, sempre. Se o produto é usado e possui algum defeito, risco, etc., relate-o adequadamente. 

Agora que você já sabe o quanto esta plataforma pode ser favorável para o e-commerce, descubra como alavancar as suas vendas com o ERP GestãoClick que complementa a gestão de pequenas e médias empresas.

Experimente grátis

Deixe seu comentário
      Escreva seu comentário e clique em enviar

      Clientes satisfeitos

      GestãoClick
      Logo
      Teste grátis o melhor sistema de controle, organização e agilidade para a gestão do seu negócio!
      Cadastre-se para explorar todas as funções do sistema.

      Já tem uma conta? Acessar o sistema

      Homem_Cadastr-se 1 (3)