Estratégia é palavra-chave no gerenciamento de empresas. Afinal, como em um jogo, é com ele que você cria um plano para colocar em prática as ações mais eficientes para alcançar os objetivos do seu negócio. Mas como fazer na sua empresa o planejamento estratégico?
Para saber a resposta a essa pergunta e conferir demais informações sobre o assunto, veja neste artigo os seguintes tópicos:
- Por que fazer planejamento estratégico?
- O que fazer antes de iniciar o planejamento estratégico?
- Fases do planejamento estratégico;
- Quais objetivos alcançar com o planejamento estratégico?
- Ferramentas necessárias para o planejamento estratégico
Por que fazer planejamento estratégico?
Como já foi dito, o planejamento estratégico é uma forma de organizar os recursos da sua empresa a fim de atingir um objetivo. Mas para que criar um plano se você tem um produto ou serviço de qualidade no mercado? Muitos empresários acham que apenas isso é suficiente.
Embora seja muito importante, há muitas outras empresas que podem ser tão boas quanto a sua, com produtos e serviços de alto nível, preços competitivos e outros diferenciais. E você deve ter o seu diferencial para se destacar da concorrência. E é nessa hora que o planejamento estratégico mostra a sua verdadeira importância.
O que fazer antes de iniciar o planejamento estratégico?
E para fazer um planejamento estratégico realmente condizente com as necessidades do seu negócio, é preciso antes conhecer a sua empresa. Ou seja, todos os envolvidos nesse plano devem estar na mesma sintonia. E nada melhor do que responder as seguintes perguntas:
- O que é a empresa?
- Quem ela atende?
- O que ela faz?
- Para que ela existe?
A partir desse exercício, fica mais fácil de determinar quais são as prioridades do planejamento estratégico, bem como definir as tarefas de cada um, prazos e saber exatamente aonde se quer chegar. Da mesma forma, é possível fazer as avaliações e possíveis ajustes quando necessário.
Fases do planejamento estratégico
Depois de ter em mente o atual cenário da empresa e saber qual o objetivo do planejamento estratégico, chega a hora de colocá-lo em prática. Em geral, são quatro as principais fases pelas quais você e a sua equipe devem se guiar:
- Análise ou avaliação;
- Formulação de estratégia;
- Execução da estratégia;
- Avaliação, manutenção ou gerenciamento.
Quais objetivos alcançar com o planejamento estratégico?
O planejamento estratégico pode ser feito assim que a sua empresa for aberta, com a finalidade de dar um norte a ela, ajudando a se posicionar no mercado, mas também pode ser desenvolvido para momentos mais específicos. Entre eles, quando uma nova linha de produtos da sua marca for lançada ou quando a sua empresa estiver em expansão e abrir filiais.
Na realidade, o seu negócio pode ter de forma contínua o planejamento estratégico como um aliado da administração. Pode haver um grande plano para a sua empresa e planos específicos para cada setor, linha de produto ou segmentação de público alvo.
Isso vale para empresas de todos os portes, inclusive, pequenas e micro, independente do seu segmento de mercado.

Ferramentas necessárias para o planejamento estratégico
Para fazer um planejamento estratégico eficiente é preciso que você e a sua equipe possuam ferramentas que ajudem no levantamento de dados, já que é preciso tê-los para conhecer o cenário da sua empresa e mesmo para depois avaliar os resultados do plano. O software ERP é um sistema de gestão empresarial que ajuda em muito nesse momento.
Além de oferecer relatórios e inventários completos e atualizados sobre a sua empresa, dispõe de funções para gerenciar a rotina do escritório. O GestãoClick é um software ERP que possui essas e muitas outras vantagens. E para ensinar você a como fazer na sua empresa um planejamento estratégico de sucesso, desenvolveu um e-book sobre o assunto.
Clique aqui e conheça de forma detalhada o passo a passo para fazer um plano para a sua empresa atingir os objetivos que quiser.


