Além de utilizar ferramentas para
melhorar a gestão contábil, é preciso dar atenção às estratégias inteligentes que melhoram o dia a dia da equipe e aumentam a lucratividade do escritório.
Imagine conseguir faturar 30% a mais, por exemplo, com a mesma quantidade de clientes. Isso é possível se você souber como aumentar o ticket médio!
Se ainda não sabe, encontrou o post certo. Aqui, vamos indicar como realizar esse aumento sem afetar seus clientes mais fiéis. Pronto? Então, vamos à leitura!
Você sabe o que é ticket médio e como calcular?
O ticket médio é uma métrica usada para avaliar quais produtos ou serviços geram o maior retorno e qual é o valor médio gasto por cada cliente. A partir dele, é possível criar
estratégias de vendas e, consequentemente, a lucratividade.
O cálculo é bem fácil, e há duas formas de fazê-lo:
1. Faturamento bruto (de determinado período) dividido pelo volume de vendas (do mesmo período);
2. Soma total de vendas em reais (de determinado período) dividido pelo número de clientes (que compraram nesse mesmo período).
Assim, você obtém o valor médio que cada cliente gerou para o seu escritório.
Como aumentar o ticket médio na empresa contábil?
Sair aumentando o preço dos serviços de uma hora para outra não é recomendado e pode prejudicar a relação com a clientela. Então, o que fazer? A seguir, confira algumas possibilidades para aumentar o ticket médio na empresa contábil.
Invista na especialização em determinado segmento
A especialização em determinado segmento pode fazer toda a diferença para o seu escritório. Há escritórios, por exemplo, que só atendem startups. Outros são voltados apenas à área da saúde e outros, ainda, aproveitam o crescimento do número de e-commerces para focar em serviços voltados somente às lojas virtuais.
Caso você enxergue uma oportunidade em potencial, mas não tenha experiência na área, considere contratar especialistas para integrar a sua equipe.
Agregue valor aos serviços prestados
Você sabe que as empresas contábeis fornecem serviços imprescindíveis tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas, não sabe? No entanto, muitos clientes não enxergam o valor gerado.
Por isso, agregar valor aos serviços prestados pode se tornar uma estratégia com bons resultados a longo prazo. Isso pode ser feito de diferentes formas, seja oferecendo orientações para reduzir gastos empresariais, por exemplo, ou relatórios mensais de Fluxo de Caixa sem custos adicionais.
Auxiliar os clientes e fazê-los perceber o valor dos serviços prestados por meio da melhora nos resultados financeiros abre caminho para a negociação de um bom aumento no reajuste anual.
Informe aos clientes a variedade de serviços disponíveis
Acredite, muitos clientes não conhecem tudo o que a contabilidade oferece. Um estudo feito pelo Sebrae, chamado
Relação das MPE com os contadores, mostra que a maioria das empresas só utiliza serviços contábeis básicos.
Ao mesmo tempo, quando questionados sobre o que poderia ser oferecidos pelos escritórios de contabilidade, os empresários deram respostas que abrangem serviços muito importantes, porém pouco utilizados, como:
– Elaboração do Plano de Negócios;
– Auxílio na gestão financeira e no planejamento tributário;
– Confecção de relatórios voltados ao desempenho e diagnóstico;
– Orientações gerais para melhorar a performance da empresa.
Então, para aumentar o ticket médio de vendas de serviços, informe aos seus clientes a variedade de serviços disponíveis e explique a importância de cada um para o sucesso financeiro. Se achar adequado, considere também promover serviços de consultoria contábil.
Mostre que o seu escritório é uma autoridade no meio contábil
Gerar autoridade em seu meio de atuação por meio do Marketing Digital pode levar um tempo, mas vale a pena! O motivo é simples: além de ser encontrado com facilidade na Internet, seu escritório será reconhecido como um dos melhores.
Uma das ações recomendadas é oferecer materiais ricos para educar clientes e clientes em potencial. Dessa forma, é possível solucionar dúvidas básicas sem esforços extras, se aproximar do público-alvo e cultivar bons relacionamentos.
Gostou deste post? Vimos aqui algumas formas de aumentar o ticket médio em sua empresa contábil, e esperamos que elas sejam úteis para você.
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