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Como aumentar o ticket médio no seu escritório contábil?

Descubra como aumentar o ticket médio no escritório contábil com estratégias que geram mais valor, sem perder clientes. Veja dicas práticas!

Por GestãoClick
Atualizado em
Como aumentar o ticket médio no seu escritório contábil?

Além de adotar ferramentas para melhorar a gestão contábil, é fundamental investir em estratégias inteligentes que otimizem o dia a dia da equipe e contribuam para aumentar a lucratividade do escritório. Imagine, por exemplo, faturar 30% a mais com a mesma base de clientes. Isso é possível quando se sabe como aumentar o ticket médio de forma estratégica.

Se você ainda não domina esse conceito, então chegou ao lugar certo. Neste artigo, mostramos o que é ticket médio, como calculá-lo e estratégias práticas para aumentar esse indicador sem impactar negativamente os seus clientes mais fiéis. Vamos nessa?

O que é ticket médio e como calcular

O ticket médio é uma métrica usada para entender quanto, em média, cada cliente gasta com os produtos ou serviços da sua empresa. Essa informação é essencial para analisar o desempenho comercial e planejar ações que aumentem a rentabilidade.

Como calcular o ticket médio?

Existem duas formas simples de fazer o cálculo do ticket médio:

  1. Faturamento bruto (em um determinado período) ÷ volume de vendas (no mesmo período);
  2. Soma total das vendas (em reais) ÷ número de clientes (que compraram nesse mesmo período).

Com esses dados, você obtém o valor médio que cada cliente representa para o seu negócio — uma informação estratégica para orientar decisões de marketing e vendas.

Leia mais: 5 ferramentas para a sua gestão contábil

Como aumentar o ticket médio na empresa contábil

Aumentar o preço dos serviços de forma abrupta não é a melhor solução e pode prejudicar o relacionamento com seus clientes. Por isso, veja a seguir algumas formas sustentáveis e eficazes de aumentar o ticket médio no seu escritório de contabilidade:

1. Invista na especialização em nichos de mercado

A especialização em segmentos específicos pode ser um grande diferencial competitivo. Escritórios que atendem exclusivamente startups, profissionais da saúde ou e-commerces, por exemplo, conseguem oferecer soluções mais direcionadas — o que justifica um valor maior pelos serviços.

Se você identificar uma oportunidade de mercado, mas ainda não tiver expertise na área, considere contratar profissionais especializados para compor a equipe e fortalecer a entrega.

Veja também: Estratégia de vendas: saiba como não perder dinheiro

2. Agregue valor aos serviços prestados

Muitos clientes ainda não reconhecem o valor estratégico da contabilidade. Cabe ao escritório, portanto, mostrar isso no dia a dia. Uma forma de agregar valor é incluir serviços consultivos sem custo adicional no primeiro momento, por exemplo:

  • Análises de redução de custos;
  • Relatórios mensais de Fluxo de Caixa;
  • Sugestões de melhoria na gestão financeira.

Quando o cliente percebe o impacto positivo dos serviços nos resultados da empresa, ele se torna mais receptivo a reajustes e à contratação de novas soluções — o que, por consequência, aumenta o ticket médio.

3. Informe os clientes sobre todos os serviços disponíveis

Você sabia que muitos clientes desconhecem a gama de soluções que um escritório contábil pode oferecer?

Segundo o estudo Relação das MPE com os Contadores, do Sebrae, a maioria das empresas contrata apenas serviços básicos de contabilidade. No entanto, os próprios empresários demonstraram interesse em soluções como:

  • Elaboração de plano de negócios;
  • Planejamento tributário;
  • Relatórios de desempenho financeiro;
  • Diagnósticos estratégicos.

Por isso, comunique proativamente seus clientes sobre esses serviços e mostre como eles podem melhorar a gestão dos negócios. Essa prática aumenta a percepção de valor e abre espaço para ampliar o ticket médio de vendas.

4. Reforce a autoridade do seu escritório contábil

Fortalecer a presença digital é essencial para gerar autoridade no mercado contábil. Escritórios reconhecidos como especialistas conseguem cobrar mais pelos seus serviços sem perder competitividade. Invista em ações como, por exemplo:

  • Produção de conteúdo educativo (blog posts, e-books, vídeos);
  • Participação em eventos ou webinars;
  • Depoimentos e estudos de caso com clientes.

Essas práticas ajudam a atrair clientes qualificados e justificam um ticket médio mais alto.

Aumentar o ticket médio é uma questão de valor

Como vimos, aumentar o ticket médio do seu escritório de contabilidade não significa simplesmente cobrar mais. O segredo está em entregar mais valor, comunicar bem os serviços oferecidos e se posicionar como especialista.

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