Cadastro de clientes atualizado: 7 dicas

Encontrar os melhores fornecedores e investir em estratégias para atrair consumidores são algumas formas de manter a base de clientes e de fornecedores constantemente atualizada.

E, para isso, é preciso adotar as formas corretas de registro para não perder todos os dados coletados, não é? Portanto, independentemente de utilizar planilhas ou sistemas automatizados, é fundamental dar atenção ao cadastro de clientes.

Ah, e tem mais: o cadastro bem feito e atualizado é valioso para promover ações de fidelização. A seguir, confira as 7 dicas que preparamos para você!

1. Dispense alguns revendedores e comece a comprar de fabricantes

Uma base atualizada, no caso de fornecedores, não significa uma ter uma lista cheia de lojas e revendedores, mas uma lista com os principais contatos do seu negócio, o que geralmente está ligado a preços baixos, entrega rápida e credibilidade na negociação.

Por isso, considere dar prioridade aos fabricantes em vez de contar com diversos revendedores. Além de abrir espaço para uma parceria duradoura, isso ainda ajuda a reduzir custos.

Leia mais: Como eliminar as planilhas na Black Friday

2. Participe de eventos ou consulte materiais especializados

Não tem acesso ao fabricante e precisa de novos fornecedores? Para esse caso, a melhor dica é: participe de eventos ou consulte materiais especializados.

Caso a sua localização seja distante de feiras e congressos empresariais, recorra às revistas especializadas ou até mesmo à Internet, ótimo meio para conseguir catálogos e telefones de contato.

3. Invista em ações voltadas ao marketing

Atualmente, uma das melhores opções para manter a base de clientes atualizada é investir em ações voltadas ao marketing digital para atrair e converter novos consumidores, além de fidelizá-los.

Você sabe, por exemplo, o que é mailing de clientes? Alguns o confundem com o cadastro de clientes, mas ele vai além — é como se fosse um banco de dados com informações básicas (nome, e-mail, telefone etc.) e específicas sobre o negócio (quantidade de funcionários, segmento de atuação etc.).

Estrategicamente, o mailing de clientes pode ser usado para aumentar vendas, cultivar relacionamentos e até realizar pesquisas de mercado e de satisfação. Vamos concordar: manter contato é a melhor forma de manter a base de clientes atualizada, não é?

4. Ofereça um bom atendimento e tenha um diferencial

Aqueles consumidores que só compram uma vez e nunca mais retornam não contam para base atualizada. Portanto, é preciso criar estratégias de fidelização, que começam pelo bom atendimento e diferencial competitivo.

Tenha certeza de que esses dois fatores, juntamente com boas práticas de gestão e ações promocionais, fazem a diferença para os clientes e os tornam consumidores assíduos.

5. Planeje a abordagem de clientes

Embora o atendimento presencial tenha perdido espaço para o atendimento online, ainda assim é importante planejar a abordagem correta para manter a base de clientes atualizada.

Veja um exemplo: uma estratégia de e-mail marketing deve focar não só na entregabilidade, mas também em chamar a atenção dos consumidores. Aí é imprescindível conhecer seu público-alvo para planejar a ação e definir onde, como e quando a estratégia vai se desdobrar.

6. Faça uma pesquisa de mercado

Será que a sua empresa realmente atende às necessidades dos consumidores? Será que seus fornecedores atuais têm, de fato, os melhores preços da região? O que os clientes encontram na concorrência que não encontram no seu negócio?

Questões como essas são essenciais para manter a base de clientes e fornecedores atualizada. Por isso, é interessante fazer uma pesquisa de mercado e entender os fatores-chave para ganhar destaque e se tornar a preferência do público.

7. Adquira um ERP com as funcionalidades de cadastro de clientes e cadastro de fornecedores

Atenção para esta dica!

Geralmente, o ERP é recomendado por diversos motivos, sendo um dos principais a facilidade de registrar, editar e visualizar dados, tudo online. Então, para garantir o armazenamento de informações importantes, de clientes e fornecedores, adquira esse sistema.

Lembra do mailing de clientes? Pois é, um ERP é útil até para auxiliar a coleta de dados a serem usados em estratégias de marketing.

Enfim, se você já se perguntou várias vezes “Como organizar o cadastro de clientes?”, recomendamos um programa para cadastro de clientes simples que possibilita tanto incluir quanto cadastrar fornecedores. O processo é fácil e rápido!

Mas calma que ainda não acabou, temos um presente para você: baixe agora mesmo nossa planilha gratuita de cadastro de clientes!


Sistema ERP Online

Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Quer se tornar um parceiro da GestãoClick?

Ganhe comissões recorrentes sobre as indicações
GestãoClick
Logo