Como aumentar as suas vendas nas redes sociais ?


Como aumentar as suas vendas nas redes sociais ?

Aumentar as vendas é o desejo, e o objetivo principal, de qualquer empresário que vise obter lucro e sucesso e, ao longo da história, inúmeras estratégias e técnicas foram desenvolvidas nesta área comercial para sanar tamanha necessidade. 

As mídias e redes sociais são as mais novas ferramentas de trabalho a serem exploradas, com responsabilidade e seriedade, neste meio.

Com o advento das tecnologias e o evidente avanço das facilidades de comunicação, as empresas tiveram que se estabelecer num novo ambiente.

O mundo virtual detém, hoje, a atenção de grande parte da população mundial, população esta que pesquisa e compra os mais diversos tipos de produtos através de “cliques”.

E, se agora o público está online nas redes sociais, quais são os melhores métodos para se aproximar e, consequentemente, vender através deste novo universo?

Separamos as principais dicas para crescer no meio virtual e ter uma política que faça como vender mais pelas redes sociais!

 

Poste conteúdo regular   

Uma página de sucesso publica, ao menos, 3 vezes por dia algum tipo de conteúdo pertinente e interessante ao público.

Vale lembrar, ainda, que este conteúdo não precisa estar ligado ao produto da empresa, mas sim servindo apenas como uma contribuição para a rede.

 

Use imagens em publicações  

Posts que oferecem uma imagem em seu conteúdo recebem mais atenção, ganham mais curtidas e são muito mais compartilhados. Imagens falam muito mais do que palavras! Invista em fotos de qualidade e que se relacionem bem com o assunto da publicação.

Monte estratégias baseadas no horário das publicações.

Sua empresa já fez uma análise sobre qual o melhor horário para compartilhar um novo conteúdo? Quando o seu público-alvo está na frente do computador?

Estudos voltados a área já determinaram alguns horários de maiores acessos dependendo do segmento só seu negócio!


 

Links suas páginas  

Sua página oficial já possui ícone que direcione o cliente para o Facebook, Instagran e Twitter da empresa? Se a resposta foi negativa, pare de perder tempo e mantenha-se próximo ao consumidor através das redes.

Convide-os a curtir sua página! Use o famoso boca a boca.


Nada melhor para aumentar as vendas do que o famoso boca a boca e, nas redes sociais, ele se dá, em muitos casos, através de sorteios de produtos e vales.

Monte uma proposta interessante e convide o cliente a compartilhar com os amigos, por exemplo. Outra prática que tem feito sucesso é quando o cliente posta o que comprou e marca a sua página. Isso gera vendas, na certa!

 

 

Dicas extras

Neste complemento trazemos novos pontos de atenção para que o relacionamento online com os seus clientes esteja em dia com a expectativa deles ao explorar as diversas funções das principais redes sociais.

 

Use mais de uma rede social  

O Facebook ainda é a rede social mais usada pelos brasileiros, porém não é a única com relevância, principalmente a partir da informação de o Brasil ter a segunda maior comunidade de usuários do Instagram no mundo, em menor quantidade somente quando comparado aos Estados Unidos.
 

Entre a edição de 2017 e 2018 da pesquisa Social Trends o crescimento da adesão ao Instagram, entre as empresas respondentes, foi de  16,9 pontos percentuais sendo atualmente utilizado por 80,2% frente a 63,3% da edição passada.
 

Quando avaliado sob a perspectiva dos usuários o número é ainda mais impactante, pois 89,1% estão ativos nesta rede social que é focada na experiência mobile (dispositivos móveis como, por exemplo, o smartphone).
 

A rede social está ganhando adesão por diversas razões de melhorias internas além do contexto vivido pelo Facebook, veja abaixo como se destacar em cada uma delas para identificar quais ações podem ser mais efetivas com o seu público-alvo.
 

Instagram em alta

Muitas melhorias na plataforma contribuíram com a atual popularidade do Instagram. Desde que adicionou a função Stories em suas funções desbancou o Snapchat e, para melhorar, vem adicionando diversas outras possibilidades que melhoram a conversão das empresas.
 

Isso porque a maioria das funções especiais dessa rede social estão disponíveis apenas para as contas comerciais, demonstrando a relevância das empresas para a plataforma, como a área de métricas que demonstram o desempenho de todas as postagens sob diferentes perspectivas.
 

A partir da conversão do antigo perfil ou a criação de uma conta comercial dentro do Instagram são disponibilizados inúmeros recursos, que vão além da disponibilização de links em diferentes modalidades de publicação.
 

Otimização da divulgação

Nas postagens do Instagram é possível inserir balões de preços em diferentes peças dentro de uma imagem. Ao clicar na foto com ícone de sacola (indicativo da existência do balão), o cliente é imediatamente informado sobre o valor e pode finalizar a compra em sequência dentro da plataforma.
 

Vitrine com redirecionamento

Outro recurso exclusivo para perfis comerciais é o de vitrine. É uma página paralela, armazenada dentro da rede social, com diversas fotos de produtos que direcionam para o fechamento da compra no próprio Instagram.

O acesso a essa galeria pode ser disponibilizado por link na descrição do perfil ou em uma historia fixa (confira abaixo).
 

Stories para fortalecer relacionamento

O Stories (fixado em destaque no cabeçalho do layout da plataforma), que explora o imediatismo e a espontaneidade dos usuários ao ser disponibilizado por 24 horas, possibilita a inserção de links.
 

Esta mesma função foi aprimorada com a possibilidade de apenas texto — o que facilita mensagens pontuais —, bem como a história pode ser fixada no perfil da página, mantendo o conteúdo disponível mesmo após o tempo de destaque.
 

Uma das vantagens do Stories é a facilidade de edição — efeitos em vídeo e inclusão de gifs, adesivos e textos — como recursos nativos da rede social que possibilitam conteúdos dinâmicos, favorecendo o entendimento e reforçando a mensagem a ser passada.


 

Facebook continua relevante

O Facebook tem perdido usuários após as mudanças nos algoritimos — que dificultaram ainda mais o alcance orgânico (sem necessidade de investimento financeiro) das empresas com os clientes — e devido a crise atual sobre o vazamento de informações de usuários e repercussão de páginas falsas nas eleições americanas.

 

Tais circunstâncias favorecem ainda mais o Instagram porém, mesmo em meio a esses fatos, há relevância em continuar com fanpage ativa, devido ao volume de perfis que ainda existem dentro do Facebook e as funções que podem ser exploradas.


 

Transmissões ao vivo

Ainda que tecnicamente seja semelhante a uma das possibilidades do Stories — ao permitir comunicação simultânea entre vídeo e mensagens com os usuários — a linguagem do Facebook pode ser direcionada para conteúdos mais longos e maior profundidade como debates e palestras.
 

Isso porque no Stories os vídeos disponibilizados por 24 horas tem limite de duração e as transmissões ao vivo feitas pelo Instagram podem ser salvas apenas no aparelho do transmissor, mas não são disponibilizadas após a transmissão aos demais usuários.
 

Para se ter dimensão da relevância, o Social Media Trends 2018 aponta o vídeo como o formato que mais cresceu em engajamento, sendo 6,8 pontos percentuais, em um índice atual de 35,6%, anteriormente mensurado em 28,8%.
 

Imagens e Gifs é a categoria principal de engajamento, porém a distância entre ela e a de Vídeos caiu para 4,5 pontos percentuais (em 2017 a diferença era de 12 pontos percentuais).
 

F-commerce

No Brasil o recurso Loja pode ter duas configurações diferentes, sendo a de divulgação de portfólio — com a possibilidade de receber messenger dos clientes interessados diretamente pela imagem — ou com links, em que as fotos direcionam ao produto no e-commerce.
 

Nos Estados Unidos essa função está mais avançada, pois a finalização da compra dentro da própria rede social está em implantação, sendo uma terceira opção, porém indisponível por aqui.
 

No entanto, ainda que limitada, também é uma possibilidade a ser trabalhada dentro da estratégia de marketing digital, favorecendo a navegação e interação do cliente com a variedade oferecida.
 

Administração das redes sociais 


Conseguir planejar, executar e monitorar os conteúdos nas redes sociais, a fim de alcançar os objetivos da estratégia da empresa, são atividades que precisam de conhecimento específico e investimento de tempo.
 

Para que as ações do marketing digital tragam resultados efetivos há a necessidade de ter profissionais que trabalhem a imagem e as mensagens de maneira consistente, respeitando e transmitindo os valores da marca. Assim, mais clientes são atraídos e os já existentes se fidelizam e promovem o boca a boca.
 

Uma marca forte no mundo real precisa ser confiável também no ambiente online. Isso significa ter metas e métricas diárias que tragam insights sobre novas ações a serem realizadas e também avaliar as que já estão sendo feitas.
 

A presença das empresas nas redes sociais precisa estar embasada em uma estratégia de marketing digital que sincronize diversas frentes de iniciativas para que os benefícios sejam revertidos na conversão de vendas!
 

Invista um tempo e faça a diferença!

Outro jeito de aumentar as vendas através das redes sociais é usar da criatividade para atrair o público! Fuja da mesmice que já tem abarrotado o ambiente virtual e invista no novo!


E então, gostou de descobrir as vantagens das redes sociais? Continue aprendendo com nosso conteúdo sobre como motivar sua equipe de vendas!
 



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