Como motivar a sua equipe de vendas?


 motivar a sua equipe

Todas as empresas e empregadores buscam, constantemente, pelo melhor modo de levar a motivação para o dia a dia do trabalho de seus funcionários. Porém, motivar alguém sobre algo pode ser tarefa difícil, visto que é um sentimento intrínseco, que deve partir da própria pessoa.

No campo empresarial, a prática mais correta determina que os administradores encontrem quais são os “motivos para ação” dos seus colaboradores, pois este é o meio mais justo e preciso de se melhorar os resultados gerais da empresa

Para motivar uma equipe de vendas, por exemplo, é preciso trabalhar tanto na motivação do grupo quanto na individual, afinal, nem sempre algo que estimula uma pessoa, motiva a outra a agir. 

Existem muitas linhas motivacionais sendo aplicadas nas organizações e elas variam, grandemente, em seu modo de aplicação, mesmo possuindo, sempre o mesmo tipo de objetivo final: Aumentar as vendas no fim do mês. O setor de vendas é o que mais precisa deste tipo de intervenção. Entenda por que.


Motivação e vendas: Uma relação em constante aprimoramento 


Vender requer inúmeras qualidades e características que são natas ao ser humano. É preciso ter atitude, empenho, boa “lábia” e nem um pouco de vergonha para desempenhar bem a função. Ainda é necessário ter jogo de cintura, ou seja, saber criar estratégias que colaborem com a concretização das vendas e com a fidelização dos clientes. E, se em qualquer trabalho a rotina acaba por prejudicar o desempenho, no campo das vendas isto é recorrente.

Trabalhar com metas mensais, semanais e diárias pode arruinar com o entusiasmo dos funcionários, que vivem, sobretudo, acirrados por muita pressão e cobrança. Este é um dos principais motivos de termos tantas dinâmicas motivacionais direcionadas exclusivamente para este importante setor.

Antigamente, acreditava-se que uma boa remuneração mensal já seria o suficiente para motivar o funcionário. Hoje, porém, sabe-se que a motivação ocorre devido a muitos outros fatores que nada tem a ver com dinheiro.

Políticas de reconhecimento dentro da empresa, práticas de atividades grupais que formem laços entre as equipes de trabalho, premiações, beneficios como um bom plano odontológico  entre outros, tem dado o devido resultado na área de vendas que, a grosso modo, é como o coração do negócio, que garante o sustento de toda a estrutura organizacional

É importante, também, nesta área, que existam líderes que possam averiguar quando a equipe está precisando de um up, afinal, é a partir desta avaliação que será mais fácil definir quando, por que e como a empresa motivará cada um de seus funcionários.

Veja um bom exemplo de dinâmica que pode enriquecer o entrosamento da equipe de vendas, gerando-lhes a motivação necessária para fazer com que os números do setor cresçam muito!
 

Dinâmica para as equipes de vendas: aceita o desafio?

 
como-motivar-sua-equipe-de-venda


Reúna todo o grupo de vendas, encape bem uma caixa e explique que quem pegar a caixa deverá resolver um grande desafio.

Escolha, então, aleatoriamente, um membro da equipe e entregue a caixa, dando-lhe duas opções: Ou ele cumpre o desafio ou entrega para outro membro da equipe.
Se a pessoa escolher a segunda opção, a de entregar o desafio para outro, dê as mesmas opções para o novo “dono da caixa” e acrescente uma regra: Não pode devolver a caixa nem entregá-la a quem já participou.

Se o grupo for grande, estipule um tempo limite até que a caixa seja aberta. Se for um grupo pequeno, deixe a dinâmica correr até que o último participante a receba ou até que alguém aceite o desafio. 

Quem abrir a caixa descobrirá que o grande desafio é o de comer uma caixa de bombos! Além de um momento de distração e boas risadas, a moral da história tem que ficar bem evidente. Neste caso o desfecho é que, em muitas situações, o funcionário precisará enfrentar desafios e que deverá aceitá-los ao invés de passar adiante.

Além de ser um passo para o crescimento pessoal e profissional, estes desafios podem garantir um bom resultado, um prêmio.


Entenda os beneficios de um ERP para suas vendas e dê um up no seu negócio!