Como motivar a sua equipe de vendas?


Como motivar a sua equipe de vendas?

Todas as empresas e empregadores buscam, constantemente, pelo melhor modo de levar a motivação para o dia a dia do trabalho de seus funcionários. Porém, motivar alguém sobre algo pode ser tarefa difícil, visto que é um sentimento intrínseco, que deve partir da própria pessoa. No campo empresarial, a prática mais correta determina que os administradores encontrem quais são os “motivos para ação” dos seus colaboradores, pois este é o meio mais justo e preciso de se melhorar os resultados gerais da empresa

Para motivar uma equipe de vendas, por exemplo, é preciso trabalhar tanto na motivação do grupo quanto na individual, afinal, nem sempre algo que estimula uma pessoa, motiva a outra a agir. Existem muitas linhas motivacionais sendo aplicadas nas organizações e elas variam, grandemente, em seu modo de aplicação, mesmo possuindo, sempre o mesmo tipo de objetivo final: Aumentar as vendas no fim do mês. O setor de vendas é o que mais precisa deste tipo de intervenção. Entenda por que.


Motivação e vendas: Uma relação em constante aprimoramento 


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Vender requer inúmeras qualidades e características que são natas ao ser humano. É preciso ter atitude, empenho, boa “lábia” e nem um pouco de vergonha para desempenhar bem a função. Ainda é necessário ter jogo de cintura, ou seja, saber criar estratégias que colaborem com a concretização das vendas e com a fidelização dos clientes. E, se em qualquer trabalho a rotina acaba por prejudicar o desempenho, no campo das vendas isto é recorrente.

Trabalhar com metas mensais, semanais e diárias pode arruinar com o entusiasmo dos funcionários, que vivem, sobretudo, acirrados por muita pressão e cobrança. Este é um dos principais motivos de termos tantas dinâmicas motivacionais direcionadas exclusivamente para este importante setor. Antigamente, acreditava-se que uma boa remuneração mensal já seria o suficiente para motivar o funcionário. Hoje, porém, sabe-se que a motivação ocorre devido a muitos outros fatores que nada tem a ver com dinheiro.

Políticas de reconhecimento dentro da empresa, práticas de atividades grupais que formem laços entre as equipes de trabalho, premiações, entre outros, tem dado o devido resultado na área de vendas que, a grosso modo, é como o coração do negócio, que garante o sustento de toda a estrutura organizacional. É importante, também, nesta área, que existam líderes que possam averiguar quando a equipe está precisando de um up, afinal, é a partir desta avaliação que será mais fácil definir quando, por que e como a empresa motivará cada um de seus funcionários.

Veja um bom exemplo de dinâmica que pode enriquecer o entrosamento da equipe de vendas, gerando-lhes a motivação necessária para fazer com que os números do setor cresçam muito!


Dinâmica para as equipes de vendas: Aceita o desafio?


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Reúna todo o grupo de vendas, encape bem uma caixa e explique que quem pegar a caixa deverá resolver um grande desafio.
Escolha, então, aleatoriamente, um membro da equipe e entregue a caixa, dando-lhe duas opções: Ou ele cumpre o desafio ou entrega para outro membro da equipe.
Se a pessoa escolher a segunda opção, a de entregar o desafio para outro, dê as mesmas opções para o novo “dono da caixa” e acrescente uma regra: Não pode devolver a caixa nem entregá-la a quem já participou.

Se o grupo for grande, estipule um tempo limite até que a caixa seja aberta. Se for um grupo pequeno, deixe a dinâmica correr até que o último participante a receba ou até que alguém aceite o desafio. Quem abrir a caixa descobrirá que o grande desafio é o de comer uma caixa de bombos! Além de um momento de distração e boas risadas, a moral da história tem que ficar bem evidente. Neste caso o desfecho é que, em muitas situações, o funcionário precisará enfrentar desafios e que deverá aceitá-los ao invés de passar adiante.

Além de ser um passo para o crescimento pessoal e profissional, estes desafios podem garantir um bom resultado, um prêmio.



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