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Como calcular o preço de venda?

Saber dar um preço para o produto envolve diversos passos, e a fim de ajudar nessa tarefa, separamos as principais dicas para você acertar na hora de colocar seu produto a venda!

Por GestãoClick
Atualizado em
Como calcular o preço de venda?

Existem diferentes aspectos que um empresário deve levar em consideração para prosperar no seu negócio, entre eles, um bastante importante é saber como calcular o preço de venda. Embora possa parecer óbvio para muitos empreendedores, não custa nada explicar e relembrar que esse fator é essencial.

Ou seja, quando o preço de um produto ou serviço não é cobrado de forma adequada, corre-se o risco de ter grandes prejuízos, os quais podem levar à falência da empresa. Devido à relevância que isso possui para o seu negócio, não se pode apenas chutar um valor para os seus produtos, é preciso defini-los a partir de informações precisas.

A avaliação necessária para precificar produtos e serviços pode ser mais ou menos complicada e isso vai depender do seu segmento do mercado, mas sempre é imprescindível. Quem apenas revende um produto tem mais facilidade em determinar um valor, já que os dois principais fatores são o preço gasto para adquiri-lo e o lucro sobre ele.

Mesmo assim, há mais para ser ponderado e aumentar as suas chances de sucesso. Por outro lado, quem fabrica na sua empresa um produto deve considerar ainda o valor de todos os itens utilizados na produção, ou seja, as matérias-primas, bem como o gasto com mão de obra.
 

Como calcular o lucro da sua empresa
 

O lucro pode ser a parte mais difícil de calcular, sendo que ele deve estar estreitamente ligado a sua estratégia de negócio para ser condizente coma realidade da sua empresa. Ou seja, existe, por um lado, o desejo de ganhar mais, o que estimula a definir um lucro maior.

Por outro lado, o preço definido para o seu produto ou serviço deve estar na média da sua concorrência, para que seja competitivo. Isso não significa necessariamente que deva ter o preço mais baixo, a não ser que essa seja a sua estratégia de negócio.

Alguns empresários definem que vão lucrar por conta do número de vendas e, por isso, conseguem deixar o seu preço mais baixo do que o dos concorrentes. Há quem prefira oferecer um produto de qualidade superior por um preço maior, essa é outra estratégia e ambas funcionam bem, desde que estejam em conformidade com o seu púbico alvo.

Outra dica para quem vende mais de um produto é colocar margens de lucro diferentes, assim, os preços tornam-se mais flexíveis e fáceis de negociar.

 

O que considerar e como calcular o preço de venda

 

Para não se esquecer de nada na hora de calcular o preço de venda é preciso estar ciente que existem diferentes tipos de despesas e custos, são elas:

  • Custo direto: é o quanto você gasta para adquirir um produto que vai revender ou para fabricar o produto que comercializa;

 

  • Despesas fixas: refere-se a todos os custos da sua empresa, que não estão diretamente associados ao seu produto, mas que existem todos os meses. Exemplos são: aluguel, folha de pagamento, conta de luz, etc.

 

  • Despesas variáveis: são todos os gastos não relacionados diretamente com o produto e que não são iguais todos os meses. Entre eles, é possível citar comissões de venda e impostos sobre vendas.

Em tese, é preciso colocar na ponta do lápis todos os custos e somar, o resultado final é o valor do seu produto. No entanto, existem métodos famosos por oferecem um preço final mais eficiente, ou seja, com o qual seja possível fazer descontos sem ter prejuízos e garantir o bem estar da sua empresa.

Um deles é o chamado mark-up, que consiste em índice multiplicador, o qual é aplicado sobre o custo de um produto ou serviço, com base no conceito de preço margem. Para tanto, é preciso definir qual o percentual que as contas a pagar fixas, variáveis e o lucro representam para cada unidade do que é comercializado.

Depois, é preciso fazerum cálculo, que consiste na seguinte fórmula:100/[100-(DV+DF+LP)], onde:

  • 100 indica o preço unitário total de venda em percentual;

  • DV são as despesas variáveis;

  • DF são as despesas fixas;

  • LP é a margem de lucro.

Se o seu produto custa R$ 50,00, por exemplo, e considerando que cada tópico abaixo possui os seguintes perceptuais sobre o seu produtop:

  • DV=10%;

  • DF=10%;

  • LP=10%.

Tem-se o seguinte cálculo:

Markup = 100/[100-(10+10+10)]

Markup = 100/(100-30)

Markup = 100/70

Markup = 1,4286

Por fim, é preciso multiplicar o preço que você definiu para o seu produto pelo índice mark-up, o que é feito da seguinte forma: 50,00 x 1,4286 = 71,43. O resultado é preço ideal para o seu produto, com o qual a sua empresa pode lucrar e negociar com mais segurança.

preço de venda



Agora que voce sabe os conceitos de como calcular as os preços de venda, confira os beneficios do uso de um ERP para suas vendas, compartilhe nossos conteúdos e sucesso nos negócios. Até a próxima!   

 

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