Materiais ricos
Início » Blog » Empreendedorismo » Como abrir uma oficina mecânica e sair à frente?

Como abrir uma oficina mecânica e sair à frente?

Quer Montar uma Oficina Mecânica? Saiba quais ferramentas e softwares são necessários para sua oficina Oficina Mecânica de Motos, Automóveis e Caminhões!

Por GestãoClick
Atualizado em
Como abrir uma oficina mecânica e sair à frente?

Ter um negócio próprio ainda é o sonho de muitos brasileiros e um nicho de mercado que vem crescendo muito devido à alta demanda, são as oficinas mecânicas automotivas. Por isso, é importante entender como abrir uma oficina mecânica

Mas afinal, como montar uma oficina?

Além dos processos burocráticos, existem ainda muitos outros processos estruturais, para que você consiga ter a sua oficina e que ela ganhe mercado rapidamente.

Todavia, apesar da alta demanda de manutenção presente em quase todos os estados brasileiros, por conta do elevado volume de venda de veículos, por outro lado, a concorrência também cresce.

Nesse sentido, vamos falar muito sobre o assunto, passar dicas e orientações sobre os mais variados tipos de oficinas mecânicas. Confira.

E como abrir uma Oficina Mecânica?

A princípio você pode estar pensando que a primeira coisa que você vai ter que fazer para montar uma oficina mecânica é encontrar o local ideal para a sua oficina e ter as ferramentas apropriadas.

No entanto, para abrir uma oficina mecânica você precisa, antes de qualquer coisa, ter um bom planejamento do seu negócio.

Será este planejamento que irá indicar os passos a serem seguidos para que você possa tirar sua oficina do papel e levá-la para a prática.

E como fazer este planejamento do meu negócio?

Acima de tudo, existem alguns itens que precisam ser levados em consideração neste planejamento, que são:

• Em primeiro lugar, pesquise sobre o mercado (é importante você saber como está o mercado, que tipo de oficinas estão na vanguarda e em qual destes mercados você irá atuar);

• Ter um olho atento à concorrência. A sua concorrência é um verdadeiro mapa que indicará os produtos e serviços oferecidos. Você vai fazer igual? A ideia é sempre fazer melhor, para diferenciar-se. Para tanto, você precisa deles para ter inclusive parâmetros;

• Por último, mesmo já sabendo qual mercado irá atuar e ciente dos parâmetros estabelecidos, você já consegue esquematizar sua oficina e os diferenciais que serão oferecidos. Reserve um bom tempo para este último ponto do seu planejamento.

Ferramentas para Montar Oficina Mecânica

De acordo com o que já citamos acima, não dá para pensar em ferramentas para montar oficina mecânica sem os utensílios apropriados.

Existem no mercado inúmeras ferramentas para os mais variados tipos de veículos.

Através desta variação, existem também uma gama de marcas diferentes, especificações diferentes e qualidade diferente. Nem sempre o mais caro é o melhor. Se você já sabe qual mercado vai atuar, identificar as ferramentas ideais fica mais fácil.

Pensando nisso, alguns sites e alguns fornecedores já possuem listas completas contemplando as principais ferramentas e, deste modo, fica até mais fácil a aquisição.

Nesse sentido, confira algumas delas:

1. Máquinas repuxadoras;

2. Scanners;
3. Scanners; • Elevadores hidráulicos;
4. Bancada para mecânicos;
6. Morsa/Torno;
7. Entre outros.

Veja também –> 5 Ferramentas de Gestão para o seu Negócio Deslanchar.

Montagem de oficina para Motos

Em primeiro lugar, é importante entender que as motos estão cada vez mais modernas e sofisticadas.

Deste modo, para montar uma oficina mecânica de motos você precisa ter uma estrutura bem formada, desde equipamentos a profissionais devidamente treinados e qualificados para a função.

Como exemplo para esta estrutura, siga o passo-a-passo abaixo:

• Qualificação Profissional: como já dissemos, é preciso ter conhecimento técnico, principalmente com relação à motos mais sofisticadas;

• O local: você precisa ter o ponto certo para ter a sua oficina, ou não vai conseguir clientes;

• Ademais, analise as exigências da lei: algumas exigências são bem específicas. Fique atento; • Foco na estrutura: ferramentas, equipamentos, sistemas computadorizados, etc., são importantes e funcionam também como diferenciais.

Oficina Mecânica de Automóveis

Ainda mais, este tipo de oficina também exige muita qualificação, uma vez que os automóveis também estão ficando cada vez mais sofisticados.

Por conta disso, oficinas mecânicas de automóveis de hoje pouco se assemelham às de antigamente.

Nesse sentido, confira algumas dicas:
• Procure montar uma estrutura adequada para o tipo de serviço que será oferecido bem como para os tipos de carros que serão aceitos;

• Procure por ferramentas e os equipamentos necessários;

• Ademais, atenção à qualidade do serviço e do atendimento ao cliente. São diferenciais importantes.

Mecânica para Caminhões

De antemão, as oficinas mecânicas para caminhões não ficam muito atrás das motos e automóveis, muito pelo contrário, os “brutos” mais modernos contam com tecnologia de ponta e se faz necessária uma qualificação técnica muito mais específica.

Veja o passo-a-passo:

• Estrutura geral da oficina (são caminhões, ou seja, você precisa de espaço);

• Valas de inspeção mecânica (oficinas de caminhões não admitem, por exemplo, elevadores hidráulicos. Caminhões são pesados e você precisa estruturar valas apropriadas);

• Equipamentos e tecnologia específicos para veículos diesel. Como os veículos estão cada vez mais modernos, você vai precisar destes equipamentos uma vez que a maioria dos caminhões são movidos à diesel.

Dicas para Montar uma Oficina Moderna

Como visto anteriormente, a tecnologia é um recurso já incorporado em praticamente todo tipo de veículo, seja terrestre ou não;

Ao propósito, contar com sistemas computadorizados para a administração do seu negócio, como software de gestão empresarial, por exemplo, e outros recursos sistêmicos ligados diretamente ao serviço executado, são diferenciais de alta relevância.

Diante do que foi exposto, siga algumas dicas para montar uma oficina mecânica moderna:
• Novos Modelos de Negócios (o mercado consumidor está mais exigente. Fique atento aos novos modelos de negócio que se apresentam neste nicho de mercado);

• Atenção com o seu público alvo (quais são seus clientes? Identifique-os para saber lidar com eles e vender o seu serviço/produto);

• Defina o ponto ideal;

• Procure saber antecipadamente quais serão as burocracias necessárias;

• Invista corretamente na infraestrutura de sua oficina;

• Em seguida, tenha um estoque dos principais produtos e/ou contato direto com algum fornecedor de peças que lhe atenda de forma diferenciada;

• Além disso, ter uma boa equipe de trabalho é fundamental.

Leia mais sobre –> Entenda a importância de uma boa gestão empresarial para o seu negócio!

Programa para Oficina Mecânica: qual o melhor?

Assim, o sistema da GestãoClick, otimiza diversos setores de sua oficina, desde o estoque até as vendas.

Assim, fica mais fácil gerenciar o que realmente importa: o seu negócio.

Faça o teste grátis e utilize as funcionalidades do ERP GestãoClick em sua Oficina Mecânica.


Sistema ERP Online

Avatar

gestao.click

Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Receba até 50% de desconto no plano anual na SEMANA DO CONSUMIDOR.
Fale com um especialista!
Garantir meu desconto

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo