Como Montar uma Oficina Mecânica e Disparar à Frente da Concorrência?


Software para Oficina Mecânica e Auto Peças

Ter um negócio próprio ainda é o sonho de muitos brasileiros e um nicho de mercado que vem crescendo muito nos últimos anos, devido mesmo à alta demanda, são as oficinas mecânicas automotivas. Mas, como montar oficina mecânica? 

Além dos processos burocráticos, existem ainda muitos outros processos estruturais, para que você consiga ter a sua oficina e que ela ganhe mercado rapidamente.

Apesar da alta demanda de manutenção presente em quase todos os estados brasileiros, por conta do elevado volume de venda de veículos, por outro lado, a concorrência também cresce.

Assim, saber como montar oficina mecânica do modo certo, já é um grande avanço e até diferencial frente à concorrência. Neste post, vamos falar muito sobre o assunto, passar dicas e orientações sobre os mais variados tipos de oficinas mecânicas. Confira.

 

Como Montar uma Oficina Mecânica?

 

Você pode estar pensando que a primeira coisa que você vai ter que fazer para montar uma oficina mecânica é encontrar o local ideal para a sua oficina e ter as ferramentas apropriadas. De certo modo, isto não está de todo errado. No entanto, para abrir uma oficina mecânica você precisa, antes de qualquer coisa, ter um bom planejamento do seu negócio.

Será este planejamento que irá indicar os passos a serem seguidos para que você possa tirar sua oficina do papel e levá-la para a prática. E como fazer este planejamento do meu negócio? Existem alguns itens que precisam ser levados em consideração neste planejamento, que são:
 

• Pesquisar o mercado (é importante você saber como está o mercado, que tipo de oficinas estão na vanguarda e em qual destes mercados você irá atuar);

• Ter um olho atento à concorrência. A sua concorrência é um verdadeiro mapa que indicará os produtos e serviços oferecidos. Você vai fazer igual? A ideia é sempre fazer melhor, para diferenciar-se. Para tanto, você precisa deles para ter inclusive parâmetros;

• Já sabendo qual mercado irá atuar e ciente dos parâmetros estabelecidos, você já consegue esquematizar sua oficina e os diferenciais que serão oferecidos. Reserve um bom tempo para este último ponto do seu planejamento.

 

Ferramentas para Montar Oficina Mecânica

Não dá para pensar em ferramentas para montar oficina mecânica sem os utensílios apropriados. Existem no mercado inúmeras ferramentas para os mais variados tipos de veículos. Além desta variação, existem também uma gama de marcas diferentes, especificações diferentes e qualidade diferente.

Nem sempre o mais caro é o melhor. Se você já sabe qual mercado vai atuar, identificar as ferramentas ideais fica mais fácil. Alguns sites e alguns fornecedores já possuem listas completas contemplando as principais ferramentas e, deste modo, fica até mais fácil a aquisição.


Confira algumas delas:


• Máquinas repuxadoras;

• Scanners;

• Elevadores hidráulicos;

• Bancada para mecânicos;

• Morsa/Torno, entre outros.


Veja também --> 5 Ferramentas de Gestão para o seu Negócio Deslanchar


Oficina Mecânica de Motos

As motos estão cada vez mais modernas, mais sofisticadas. Deste modo, para montar uma oficina mecânica de motos você precisa ter uma estrutura bem formada, desde equipamentos a profissionais devidamente treinados e qualificados para a função. Para ter esta estrutura, siga o passo-a-passo abaixo:


 Qualificação Profissional: como já dissemos, é preciso ter conhecimento técnico, principalmente com relação à motos mais sofisticadas.

• O local: você precisa ter o ponto certo para ter a sua oficina, ou não vai conseguir clientes.

• Verifique as exigências da lei: algumas exigências são bem específicas. Fique atento.

 Foco na estrutura: ferramentas, equipamentos, sistemas computadorizados, etc., são importantes e funcionam também como diferenciais.

 

Oficina Mecânica de Automóveis

Em pleno crescimento, este tipo de oficina também exige muita qualificação, uma vez que os automóveis também estão ficando cada vez mais sofisticados. As oficinas mecânicas de automóveis de hoje pouco se assemelham às de antigamente. Confira o passo-a-passo:


• Procure montar uma estrutura adequada para o tipo de serviço que será oferecido bem como para os tipos de carros que serão aceitos;

• Providencie as ferramentas e os equipamentos necessários;

• Atenção à qualidade do serviço e do atendimento ao cliente. São diferenciais importantes.

 

Oficina Mecânica para Caminhões

As oficinas mecânicas para caminhões não ficam muito atrás das motos e automóveis, muito pelo contrário, os “brutos” mais modernos contam com tecnologia de ponta e se faz necessária uma qualificação técnica muito mais específica. Confira o passo-a-passo:


• Estrutura geral da oficina (são caminhões, ou seja, você precisa de espaço);

• Valas de inspeção mecânica (oficinas de caminhões não admitem, por exemplo, elevadores hidráulicos. Caminhões são pesados e você precisa estruturar valas apropriadas);

• Equipamentos e tecnologia específicos para veículos diesel. Com veículos cada vez mais modernos, você vai precisa destes equipamentos uma vez que a maioria dos caminhões são movidos à diesel;

 

Dicas para Montar uma Oficina Mecânica Moderna

 

Quanto mais moderno, melhor. A tecnologia é um recurso já incorporado em praticamente todo tipo de veículo, seja terrestre ou não. 

Assim, contar com sistemas computadorizados para a administração do seu negócio, como software de gestão empresarial, por exemplo, e outros recursos sistêmicos ligados diretamente ao serviço executado, são diferenciais de alta relevância.


Confira algumas dicas para montar uma oficina mecânica moderna:


• Novos Modelos de Negócios (o mercado consumidor está mais exigente. Fique atento aos novos modelos de negócio que se apresentam neste nicho de mercado); 

• Atenção com o seu público alvo (quais são seus clientes? Identifique-os para saber lidar com eles e vender o seu serviço/produto);

• Escolha o ponto ideal;

• Procure saber antecipadamente quais serão as burocracias necessárias;

• Invista corretamente na infraestrutura de sua oficina;

• Tenha um estoque dos principais produtos e/ou contato direto com algum fornecedor de peças que lhe atenda de forma diferenciada;

• Conte com a sua equipe. Ter uma boa equipe de trabalho é fundamental.


Leia mais sobre --> Entenda a importância de uma boa gestão empresarial para o seu negócio!


Programa para Oficina Mecânica: qual o melhor?

Além de ferramentas, elevadores hidráulicos, etc., você também vai precisar de um bom programa para a oficina mecânica. O sistema da GestãoClick, por exemplo, consegue automatizar diversos setores de sua oficina, desde o estoque às vendas na outra ponta.

Desta forma fica mais fácil gerenciar o que realmente importa: o seu negócio.

Faça o teste grátis e utilize as funcionalidades do ERP GestãoClick em sua Oficina Mecânica:


 

Software para Oficina Mecânica e Auto Peças

Os Sistemas de Gestão Empresarial possuem diversos módulos que irão fazer com que sua empresa possa alcançar o sucesso financeiro almejado. Confira alguns deles:


• Controle de estoque

• Controle financeiro

• Controles contábeis

• Emissão Nota Fiscal Eletrônica

• Emissão de Boletos, etc.


Ter um software para Oficina Mecânica e Auto Peças é usar a tecnologia a seu favor para ter um total controle do seu negócio e de todo o ambiente, como clientes, equipe e vendas.