Materiais ricos
Início » Blog » Empreendedorismo » Como reduzir custos na empresa?

Como reduzir custos na empresa?

Para que a sua empresa cresça ela precisa, primordialmente, de uma boa gestão de custos. Entenda como reduzir os custos da sua empresa em 7 dicas simples.

Por GestãoClick
Atualizado em
Como reduzir custos na empresa?

Um assunto que atormenta muitos empresários é o famoso corte de custos. No entanto, isso não deve ser considerado como um fantasma que assombra o seu setor financeiro e administrativo. Reduzir as despesas da sua empresa pode ser muito positivo para o seu negócio, ainda mais quando as avaliações necessárias apontam para desperdícios.

Ou seja, ao invés de encarar a redução de custos apenas nos momentos de crise, é inteligente seguir uma rotina de modo que periodicamente sejam analisadas as despesas. Assim, sempre que algo estiver sendo gasto sem necessidade, é possível detectar com eficiência e evitar que traga prejuízos futuros.

Para saber como criar uma rotina de avaliação, confira as 7 dicas para fazer cortes de custo:
 

 

1 – Análise minuciosa dos custos
 

Pode parecer óbvio, mas a primeira dica de como fazer cortes de custo é analisar de modo detalhados todos os gastos que existem na sua empresa. Afinal, apenas tendo isso bem claro é possível saber exatamente o que pode receber menos investimento ou até ser colocado de lado. Para tornar mais eficiente o trabalho, separe essas despesas entre fixas e variáveis.
 

2 – Definir parâmetros comparativos
 

Quando a ideia é cortar custos de um setor, por exemplo, é preciso saber se o gasto que ele possui com determinado item é realmente maior. Para tanto, é preciso fazer levantamentos e comparações.

 

Por exemplo, só depois de saber a média que cada setor gasta com energia elétrica é possível identificar aquele que está gastando mais. Também é necessário identificar a razão disso estar acontecendo, bem como buscar soluções que não prejudiquem o desempenho das atividades.

Sistema ERP Online

3 – Avaliar o que é necessário e/ou criar alternativas
 

Quando uma boa análise de custos não é feita, corre-se o risco de reduzir as verbas para algo que seja realmente importante, enquanto aspectos menos relevantes continuam sendo financiados. Isso serve para uma série de aspectos, tanto em relação à linha de produção quanto ao comportamento dos funcionários.

Além disso, é possível criar alternativas, ou seja, não necessariamente só cortar uma determinado conta a pagar, mas sim, oferecer uma solução mais barata. O mesmo serve para atitudes, assim, é possível estimular novos comportamentos que levem a uma redução de custos.

4 – Reunir toda a equipe
 

Quando a redução de custos pode afetar o salário dos colaboradores de uma empresa ou mesmo reduzir o quadro de funcionários, reunir a sua equipe é importante para que eles estejam cientes da situação. Além disso, é positivo que eles também se envolvam nessa missão e busquem alternativas para os procedimentos dos quais fazem parte.

reunir-a-equipe

5 – Evitar o barato que sai caro
 

Quando é preciso reduzir gastos, na cabeça de muitos empresários, o que primeiro aparece é a redução de pessoal. No entanto, é preciso considerar se essa atitude, que em um primeiro momento pode parecer positiva, permanecerá assim no médio prazo.

Ou seja, embora a folha de pagamento possa reduzir com as demissões, elas também são dispendiosas para o bolso da empresa. E mais, de acordo com a situação é possível que em breve novos funcionários tenham que ser contratados, o que demanda tempo, além de tornar as demissões anteriores inúteis.

Otimização de processos, aquisição de equipamentos mais eficientes, bem como do quadro de pessoal e mesmo a contratação de terceirizados para atividades secundárias são atitudes que podem ajudar com a redução de custos de sua empresa.

6–Pense nos pequenos detalhes
 

Muitas vezes, alguns aspetos são deixados de lado na hora de cortar gastos porque parecem insignificantes. No entanto, se vários detalhes forem avaliados e tiverem o seu custo diminuído podem fazer uma boa diferença no final. E mais, sem mensurar o gasto com determinado item não se pode ter certeza que se se tratade um investimento realmente insignificante.

Avaliar novos planos para as contas de telefone, trocar os copinhos descartáveis de café para os de vidro, optar por lâmpadas econômicas são apenas alguns exemplos. Eles podem ser consideradoscomo pequenos detalhes, porém, contam com potencial para colaborar com a redução de custos na sua empresa.

7 – Gestão empresarial
 

Hoje em dia, existem muitos softwares de gestão empresarial que atendem a empresas de diversos segmentos de mercado e de todos os portes. Embora se trate de um investimento, é preciso ter em mente que para reduzir custos, muitas vezes, as empresas precisam investir em mecanismos que torne a rotina administrativa e financeira mais eficiente.

Observe como é simples controlar o fluxo de caixa de uma empresa através do sistema:

reduzir-custos

 

Avatar

gestao.click

Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Receba até 50% de desconto no plano anual na SEMANA DO CONSUMIDOR.
Fale com um especialista!
Garantir meu desconto

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo