3 – Avaliar o que é necessário e/ou criar alternativas
Quando uma boa análise de custos não é feita, corre-se o risco de reduzir as verbas para algo que seja realmente importante, enquanto aspectos menos relevantes continuam sendo financiados. Isso serve para uma série de aspectos, tanto em relação à linha de produção quanto ao comportamento dos funcionários.
Além disso, é possível criar alternativas, ou seja, não necessariamente só cortar uma determinado conta a pagar, mas sim, oferecer uma solução mais barata. O mesmo serve para atitudes, assim, é possível estimular novos comportamentos que levem a uma redução de custos.
4 – Reunir toda a equipe
Quando a redução de custos pode afetar o salário dos colaboradores de uma empresa ou mesmo reduzir o quadro de funcionários, reunir a sua equipe é importante para que eles estejam cientes da situação. Além disso, é positivo que eles também se envolvam nessa missão e busquem alternativas para os procedimentos dos quais fazem parte.
5 – Evitar o barato que sai caro
Quando é preciso reduzir gastos, na cabeça de muitos empresários, o que primeiro aparece é a redução de pessoal. No entanto, é preciso considerar se essa atitude, que em um primeiro momento pode parecer positiva, permanecerá assim no médio prazo.
Ou seja, embora a folha de pagamento possa reduzir com as demissões, elas também são dispendiosas para o bolso da empresa. E mais, de acordo com a situação é possível que em breve novos funcionários tenham que ser contratados, o que demanda tempo, além de tornar as demissões anteriores inúteis.
Otimização de processos, aquisição de equipamentos mais eficientes, bem como do quadro de pessoal e mesmo a contratação de terceirizados para atividades secundárias são atitudes que podem ajudar com a redução de custos de sua empresa.
6–Pense nos pequenos detalhes
Muitas vezes, alguns aspetos são deixados de lado na hora de cortar gastos porque parecem insignificantes. No entanto, se vários detalhes forem avaliados e tiverem o seu custo diminuído podem fazer uma boa diferença no final. E mais, sem mensurar o gasto com determinado item não se pode ter certeza que se se tratade um investimento realmente insignificante.
Avaliar novos planos para as contas de telefone, trocar os copinhos descartáveis de café para os de vidro, optar por lâmpadas econômicas são apenas alguns exemplos. Eles podem ser consideradoscomo pequenos detalhes, porém, contam com potencial para colaborar com a redução de custos na sua empresa.
7 – Gestão empresarial
Hoje em dia, existem muitos softwares de gestão empresarial que atendem a empresas de diversos segmentos de mercado e de todos os portes. Embora se trate de um investimento, é preciso ter em mente que para reduzir custos, muitas vezes, as empresas precisam investir em mecanismos que torne a rotina administrativa e financeira mais eficiente.
Observe como é simples controlar o fluxo de caixa de uma empresa através do sistema: