Como vender no TikTok e gerar receita na rede social
O crescimento do TikTok no Brasil abriu uma nova porta de oportunidades: impulsionar as vendas e gerar receita na plataforma. Por isso, para quem trabalha com vendas, seja online ou fisica, entender como vender no TikTok se tornou essencial para garantir visibilidade e aumento de demanda pelos seus produtos. Atualmente, o Brasil é o terceiro […]
O crescimento do TikTok no Brasil abriu uma nova porta de oportunidades: impulsionar as vendas e gerar receita na plataforma. Por isso, para quem trabalha com vendas, seja online ou fisica, entender como vender no TikTok se tornou essencial para garantir visibilidade e aumento de demanda pelos seus produtos.
Atualmente, o Brasil é o terceiro país com mais usuários na rede social de vídeos curtos, possuindo 98,6 milhões de pessoas conectadas, de acordo com a última atualização do relatório DataReportal 2024. Isso representa 45,8% de toda a população brasileira.
Nesse contexto, um vídeo postado no TikTok tem a a chance de atingir quase metade da população do Brasil caso ele consiga alcançar o Brasil inteiro. Além disso, você pode alcançar pessoas da sua cidade, região ou estado.
Dessa forma, o TikTok pode ser uma ferramenta essencial para a expansão da sua marca e para adquirir visibilidade para o seu trabalho e produtos.
Por isso, neste artigo, explicaremos tudo para você sobre como funciona as vendas na plataforma e de que forma você pode promover o seu negócio.
Venha com a gente!
O que é o TikTok?
Em suma, o TikTok é uma rede social voltada para o compartilhamento de vídeos curtos. Em geral, os vídeos podem ser gravados, editados e publicados dentro da própria plataforma, mas ela também aceita vídeos já prontos.
O objetivo geral é que os vídeos sejam interativos, divertidos e diversificados. Assim como outras redes sociais, nela há criadores de conteúdo em diferentes nichos e assuntos, fazendo com que a plataforma seja um ambiente acolhedor para todas as pessoas.
No cenário global, o TikTok ficou famoso por meio da Geração Z — pessoas nascidas entre 1997 e 2012 — e, mesmo com a chegada de pessoas mais velhas, essa geração continua sendo a predominante na plataforma, de acordo com dados do relatório GlobalWebIndex.
Além disso, o aplicativo teve um grande crescimento durante a pandemia de Covid-19, onde as pessoas começaram a compartilhar, além de dicas de todos os segmentos, a rotina durante o isolamento. Foi exatamente nesse momento que pessoas entre 35 e 45 anos começaram a entrar no TikTok, de acordo com Kantar Ibope no Brasil.
A partir de então, nesse cenário, as pessoas começaram a perceber a oportunidade de levarem suas marcas e produtos para o TikTok, aumentando assim as vendas e a visibilidade para lojas, chamando a atenção para trabalhos e conquistando consumidores por todo o país.
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Como o TikTok impacta o mercado?
O impacto do TikTok em diferentes segmentos pode ser mensurado facilmente e em pouco tempo após a utilização da plataforma para vendas e divulgações no geral. Afinal, nos últimos anos, o aplicativo faz parte da rotina das pessoas e, com isso, passou a impactar diretamente a opinião pública e a forma com que as pessoas consomem seus produtos.
Um exemplo prático e bastante conhecido é como artistas passaram a usar o TikTok para conseguir visibilidade para suas músicas.
Como o aplicativo oferece um espaço criativo para a produção de vídeos curtos, os usuários ficam mais propensos a ouvirem as múscias primeiro no TikTok por meio de vídeos virais. Em 2020, das dez músicas que atingiram o Top Global do Spotify, sete eram virais no TikTok, de acordo com estudos da Winnin 7.
Quando falamos sobre vendas, o cenário não é diferente. De acordo com o relatório Opinion Box 2024, 46% dos usuários segue alguma marca no TikTok. Além disso, a cada 3 pessoas, 1 já comprou algo que conheceu dentro do aplicativo.
Qual a importância do TikTok para empresas?
Como falamos anteriormente, o TikTok tem se mostrado uma plataforma poderosa para empresas que desejam aumentar suas vendas e se conectar com o público.
Um dado impressionante é que 4 em cada 10 pessoas já compraram algo baseado em uma indicação feita no TikTok, de acordo com o relatório Opinion Box 2024. Isso demonstra o forte impacto que os conteúdos na plataforma têm nas decisões de compra dos usuários.
No entanto, é importante estar atento ao fato de que 36% das pessoas deixaram de comprar produtos devido a uma indicação negativa. Isso ressalta a importância de monitorar e gerenciar a reputação da marca na rede, além de dar atenção às críticas que surgem na plataforma para melhorar o produto.
Outro ponto crucial é que 69% dos usuários seguem determinados influencers apenas no TikTok. Esses influencers, por sua vez, promovem produtos e serviços por meio de publicidades — as famosas “publis” —, o que significa que parcerias estratégicas com criadores de conteúdo podem ser extremamente benéficas para as empresas.
Além disso, 71% dos usuários do TikTok acreditam que as marcas devem estar presentes nas redes sociais. Nesse cenário, isso evidencia a expectativa dos consumidores em relação à presença digital das empresas e ajuda o público a encontrar seus produtos de forma mais fácil e prática.
Por fim, 68% dos usuários também acreditam que o TikTok pode aproximar pessoas e empresas. Utilizar essa plataforma para humanizar a marca e engajar diretamente com os consumidores pode resultar em relacionamentos mais sólidos e leais.
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Como vender no TikTok?
Agora que você já conhece todos os dados convincentes que dizem o quão é importante levar as suas vendas para o TikTok, está na hora de aprender a como fazer isso.
Por isso, separamos algumas dicas e passos que são essenciais para que você possa começar a fazer esse processo.
Vem com a gente!
1 – Entenda sobre o TikTok
Para vender no TikTok, é fundamental primeiro entender como a plataforma funciona.
Como falamos anteriormente, o aplicativo é uma rede social baseada em vídeos curtos e dinâmicos, onde os usuários compartilham conteúdos criativos e autênticos. A plataforma é conhecida por seus desafios virais, dublagens e trends que se espalham rapidamente.
O algoritmo do TikTok personaliza o feed de cada usuário com base nas suas interações. Conteúdos relevantes têm mais chances de alcançar um público amplo. Criar vídeos que capturem a atenção logo nos primeiros segundos é crucial para aumentar a visibilidade.
Além disso, ele oferece ferramentas para empresas chamado TikTok for Business, que permite a criação de anúncios e campanhas direcionadas. Utilizar essas ferramentas ajuda a segmentar o público-alvo e medir os resultados das ações de marketing.
Mais abaixo você irá conhecer um pouco mais sobre ele!
2 – Saiba usar o TikTok
Mesmo que o TikTok seja bastante popular, muitas pessoas ainda encontram dificuldades em usar todas as suas funcionalidades. Antes de começar a produzir seus conteúdos, é importante explorar as funções da plataforma. Pesquise sobre as ferramentas disponíveis e faça testes para entender como elas funcionam.
3 – Invista em conteúdos criativos
ParaConteúdos se destacar no TikTok, é crucial investir em conteúdos criativos.
Participar de trends populares é uma ótima estratégia, mas deve ser feito de maneira inteligente e estratégica. Conheça bem o seu público e adapte as tendências de forma que seja atrativos.
criativos são importantes porque capturam a atenção do público e incentivam o compartilhamento. Isso não só aumenta a visibilidade da sua marca, mas também cria um vínculo mais forte com os seguidores, transformando-os em clientes potenciais.
Além da criação de conteúdo criativo, utilize hashtags que estejam em alta para que ele possa aparecer na aba “Descobrir” ou na “For You” das pessoas que geralmente se interessam pelo assunto.
Integrar sua loja virtual com o TikTok é uma estratégia importante para aumentar as vendas.
O TikTok oferece várias ferramentas, como o TikTok Shop, que permite adicionar links diretos para seus produtos nos vídeos. Isso facilita a jornada de compra do cliente, afinal com ela o cliente pode ir direto para sua loja virtual.
Além disso, usar essas funcionalidades ajuda a criar uma experiência de compra integrada e fluida. Quando os usuários podem comprar diretamente pelos vídeos, a conversão aumenta e a experiência do cliente melhora.
5 – Anuncie no TikTok Ads
Assim como outras redes sociais como as do grupo Meta (Instagram e Facebook), o TikTok permite criar anúncios pagos por meio do TikTok Business — mais abaixo ensinaremos como fazer o cadastro nessa área do aplicativo.
Dentro desse hub de criação voltado para empresas, há o TikTok Ads, que é responsável pelos anúncios.
Para começar, crie uma conta na plataforma de publicidade do TikTok, falando tudo sobre a sua empresa — todos os dados necessários — e seus objetivos dentro da plataforma.
Após a aprovação do cadastro, você pode iniciar a criação de campanhas. Para isso, é necessário ter informações importantes definidas:
- Metas e objetivos;
- Orçamento possível para criação de anúncios e campanhas;
- Segmentação do público.
Esse último é essencial para alcançar o público certo e otimizar os resultados da sua campanha.
Quando for criar diretamente os anúncios, é necessário escolher qual o tipo de anúncio você deseja. Veja com a gente quais as opções e entenda um pouco mais sobre eles:
- Os In-Feed Ads são os mais comuns, aparecendo no feed dos usuários durante a navegação;
- Top View é possível veicular vídeos de até 60 segundos que são exibidos assim que o aplicativo é aberto, garantindo alta visibilidade;
- Hashtag Challenges são desafios criados pelas empresas para incentivar a participação dos usuários, utilizando a hashtag da marca;
- Branded Effects são filtros e efeitos especiais que uma empresa disponibiliza para os usuários do TikTok.
Passo a Passo para se cadastrar no TikTok Business
Como falamos anteriormente, o TikTok Business é o hub empresarial do aplicativo que dá acesso aos empreededores para a área de criação de anúncios e outras funcionalidades.
Por isso, preparamos um passo a passo para você fazer o cadastro e ter acesso ao TikTok Ads. Siga com a gente e faça seu cadastro:
- Selecione um e-mail, telefone ou sua conta do TikTok para fazer o login;
- Preencha os dados e crie uma senha;
- Envie os dados e responda ao pop-up reCAPTCHA para verificar sua identidade.
- Após a verificação, você receberá um código de validação no e-mail ou telefone fornecido;
- Digite o código;
- Clique em “Sign Up”;
- Soga fornecendo os dados socilitados e confirme.
Conclusão
Em resumo, o TikTok é uma ferramenta importante para impulsionar as vendas e reforçar a presença digital da sua empresa. Por isso, é importante você saber como vender no TikTok de forma efetiva.
Com uma base de usuários engajada e crescente, a plataforma oferece oportunidades valiosas para promover produtos e interagir diretamente com os consumidores.
Compreender o funcionamento do TikTok e investir em conteúdos criativos são passos essenciais.
Por isso, integrar sua loja virtual e utilizar recursos da plataforma, como TikTok Ads e Branded Effects, pode aumentar sua visibilidade e melhorar a taxa de conversão e vendas.
Uma abordagem estratégica ajuda sua empresa a transformar seguidores em clientes e alcançar novos patamares de sucesso.
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Até mais!