Controle financeiro em pequenas empresas: Como realizar


Programa para controle financeiro
Para que seu empreendimento tenha ou continue obtendo sucesso, é fundamental contar com um bom controle financeiro. Podemos dizer que é uma das etapas mais importantes para se garantir este sucesso de seu negócio.

E como realizar este controle financeiro em pequenas empresas? Conta a pagar, contas a receber, projeções futuras, controle do saldo financeiro e muito mais, são peças importantes que precisam de um correto acompanhamento que se traduz exatamente neste controle financeiro.

Neste post, você vai entender melhor o que é este controle financeiro, como fazer as respectivas planilhas e realizar este controle de forma mais simples e efetiva. Confira.
 

Como ter controle financeiro


Em uma primeira perspectiva, é importante saber e entender como ter controle financeiro é benéfico para uma empresa, e que o empreendedor seja capaz de igualar todas as suas receitas e despesas. Só depois disso será possível identificar e mensurar os lucros desta empresa, possibilitando a partir daí projetar seu futuro.

Na teoria tudo isto parece fácil, mas na prática não é bem assim, ainda mais para pequenas empresas. Este gerenciamento financeiro requer dados, obtidos principalmente através de relatórios e planilhas, confiáveis e que apresentem ao gestor tudo que acontece na empresa, financeiramente falando.

Isto inclui vários setores: compras, controle de estoque, vendas, fluxo de caixa e muitos outros. Para conseguir, a princípio, é importante ter um certo conhecimento sobre finanças e também contar com a ajuda de ferramentas de apoio, como um software de gestão empresarial, por exemplo.


Planilha para controle financeiro

A base para relacionar todo o controle financeiro de sua empresa é, sem dúvida alguma, através de planilhas especificas. São elas que irão relacionar todos os itens pertencentes e necessários para este controle.

É muito comum que alguns gestores optem por softwares comuns, como o MS Excell ou outros similares. Há inclusive, na internet, muitas planilhas se apresentando como “gratuitas” que prometem facilitar todo este processo.

É certo que a planilha para controle financeiro é sim uma ferramenta importante e, independentemente da ferramenta em que esta seja desenvolvida, ela ainda assim trará informações importantes par este gerenciamento.

No entanto, é importante também ressaltar que os dados contidos nesta planilha precisam ser confiáveis. Precisam relatar com exatidão o fato gerador daquele item financeiro com a maior exatidão possível.

Pela própria capacidade humana, estes dados podem trazer muitas inconsistências se relatados por uma pessoa, que é, naturalmente, mais suscetível a erros.

O ideal é que sua empresa tenha um sistema de gestão empresarial que consiga integrar todas as informações financeiras e que possa trazer tais informações com o mínimo possível de possibilidades de erros.

Ainda assim, uma planilha financeira simples, precisa ter 3 itens fundamentais:

1 - Divisão entre todas as receitas geradas e suas respectivas variáveis;
2 - Divisão entre todas as despesas fixas existentes e suas respectivas variáveis;
3 - Apresentar, de forma atualizada, dívidas e toda a situação patrimonial naquele momento contábil bem como suas respectivas variáveis.  


Programa para controle financeiro


Você já percebeu, até aqui, que, primeiro: o controle financeiro de uma empresa é de vital importância para a seu sucesso. Segundo: este controle requer certo conhecimento financeiro e, acima de tudo, ferramentas apropriadas para sua execução.

Um terceiro ponto diz respeito à confiabilidade dos dados contidos neste controle financeiro. Seja como for, é quase que impensável, ainda mais para pequenas e médias empresas, fazer todo este controle sem contar com um programa sistêmico que venha a facilitar todo o processo.

Sem este você vai gastar muito mais tempo para realizar todos os lançamentos, sejam em planilhas ou outro recurso qualquer. Além disso, corre o sério risco de ter uma informação imprecisa ou mesmo desatualizada, o que vai com certeza influenciar negativamente todo o seu planejamento financeiro.

Assim, torna-se imprescindível, para uma eficaz gestão financeira de uma empresa, contar com um programa para controle financeiro às necessidades de negócio do seu empreendimento.

Existem muitos programas de gestão empresarial disponíveis na internet, mas é importante ficar atento se este ou aquele irá atender à todas as suas necessidades.

Um bom software de gestão empresarial deve propiciar:

• Controle do fluxo de caixa;
• Organizar todas as suas contas a pagar e receber;
• Emitir boletos bancários e carnês;
• Emitir notas fiscais;
• Controlar as contas bancárias existentes;
• Gerenciar seus cheques e outras promissórias;
• Emitir recibos;
• Controlar o plano de contas da empresa;
• Realizar o centro de custos;
• Criar e controlar todas as formas de pagamentos;
• Integrar todas as áreas da empresa (desde a área contábil, recursos humanos, estoque, etc., à vendas);
• Gerar relatórios precisos sobre o financeiro.Nossa dica aqui é o programa para controle financeiro do GestãoClick, que é muito utilizado pela maioria das empresas. Vale a pena dar uma conferida.


Controle financeiro online

Quer ganhar mais tempo e agilidade? A solução é o controle financeiro online. Com ele seus dados estarão seguros e as informações disponíveis para utilização e/ou consulta a qualquer momento e em qualquer lugar do mundo. Confira algumas das possibilidades:

•  Fluxo de caixa;
• Contas a pagar e receber;
• Movimentação bancária inteligente;
• Cadastro de Clientes e fornecedores;
• Metas orçamentárias (planejamento e acompanhamento);
• Controle de projetos da empresa;
• Centros de custos e lucros;
• Controle de usuários (definições de perfis de acesso);
• Segurança de acesso e auditoria de transações;
• Emissão de Recibos;
• Cartões de crédito (gastos da empresa com cartões de crédito) e muito mais.

O GestãoClick é um sistema de controle financeiro empresarial completo e totalmente online, que visa exatamente facilitar a sua vida como empreendedor e gestor de seu negócio.

Este sistema foi desenvolvido visando auxiliar você em todas as tarefas mais demoradas e complexas do seu negócio, como o próprio controle financeiro de uma empresa. Teste gratuitamente!