Materiais gratuitos
Início » Blog » Empreendedorismo » Metodologia Ágil: conceito e aplicação na gestão empresarial

Metodologia Ágil: conceito e aplicação na gestão empresarial

A Metodologia Ágil é um conjunto de práticas utilizadas para otimizar e facilitar o processo de execução de tarefas e projetos de diferentes empresas.  Além disso, esse tipo de metodologia surgiu como forma de inovar os métodos tradicionais da gestão de projetos, que já eram ineficazes devido às mudanças do mercado.  Neste artigo, abordaremos os […]

Por Carolina Durval
Atualizado em
Metodologia Ágil: conceito e aplicação na gestão empresarial

A Metodologia Ágil é um conjunto de práticas utilizadas para otimizar e facilitar o processo de execução de tarefas e projetos de diferentes empresas. 

Além disso, esse tipo de metodologia surgiu como forma de inovar os métodos tradicionais da gestão de projetos, que já eram ineficazes devido às mudanças do mercado. 

Neste artigo, abordaremos os principais conceitos da Metodologia Ágil e como ela pode ser aplicada ao seu modelo de negócio.  

Veja os tópicos que vamos abordar ao longo deste conteúdo: 

  • O que é a Metodologia Ágil;
  • Seus principais benefícios;
  • Manifesto Ágil;
  • Ferramentas;
  • Como implementar a Metodologia Ágil na sua empresa;
  • O GestãoClick como um facilitador.

Boa leitura!

O que é a Metodologia Ágil?

A Metodologia Ágil é uma técnica utilizada para simplificar o gerenciamento de diversos processos empresariais, abrangendo a gestão de projetos até de áreas como administração, vendas e marketing. Ela também busca maximizar entregas, minimizando riscos e desperdícios. 

A Metodologia Ágil dispõe de uma série de benefícios àqueles que utilizam de suas estratégias para o aperfeiçoamento de processos. Dentre esses benefícios, encontramos uma maior eficiência nas entregas, flexibilidade e rapidez. 

Além disso, ela também ajuda a reduzir prejuízos e a priorizar tarefas com maiores impactos positivos. Dessa forma, com a Metodologia Ágil, a sua equipe trabalha de forma mais eficiente e focada em demandas mais relevantes para alcançar resultados superiores.

O Manifesto Ágil

Criado em 2001 por desenvolvedores de software, o Manifesto Ágil foi pensado para definir uma abordagem mais flexível e adaptável na gestão de projetos. 

Ainda mais, o Manifesto Ágil representa um conjunto de valores e princípios com o objetivo central de entregar melhores resultados, de forma mais eficiente e garantindo maior satisfação do cliente. 

Os fundamentos do Manifesto Ágil são:

  • Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas;
  • Software em funcionamento mais que documentação abrangente;
  • Colaboração do cliente mais que negociação de contratos;
  • Responder às mudanças mais que seguir um plano.

Esses fundamentos destacam a importância de um bom relacionamento com o cliente e de priorizar o funcionamento do produto e/ou serviço em detrimento de uma documentação extensa, por exemplo.  

Além dos valores abordados, o Manifesto Ágil possui outros princípios, como: 

  • Satisfação do cliente por meio da entregas contínuas e valor agregado;
  • Estar suscetível às mudanças, mesmo em fases avançadas de projetos;
  • Maior número de entregas em curta duração;
  • Colaboração entre os membros da equipe;
  • Foco na motivação dos membros da equipe;
  • Comunicação assertiva e constante;
  • Organização do trabalho em equipe;
  • Dedicação à excelência técnica;
  • Simplicidade;
  • Auto-organização das equipes em fases de adaptação às mudanças;
  • Valorização dos indivíduos da equipe. 

Ferramentas da Metodologia Ágil

Atualmente, existem várias ferramentas ‒ ou, frameworks ‒ de metodologia ágil. Cada um possui sua especificidade e particularidades. Conheça alguns deles: 

Scrum

Em primeiro lugar, o Scrum é um framework de gerenciamento de projetos que auxilia no desenvolvimento do trabalho em equipe e na entrega contínua de valor. Ele é muito utilizado por empresas de tecnologia e possui outras funcionalidades, como sprints, reuniões diárias e revisões.

Kanban

Outro tipo de ferramenta é o Kanban. Esse framework possui um estilo para a gestão de projetos e tem como principal objetivo melhorar a produtividade e eficiência das entregas. Ele baseia-se em um sistema de cartões que representam as tarefas que precisam ser executadas. Ele é bastante utilizado por empresas que possuem gerenciamento de projetos mais completos, com vários processos e etapas. 

Lean

Já o Lean busca eliminar desperdícios e otimizar os processos. Além disso, ele possui cinco pilares fundamentais: identificar o valor, estruturar o fluxo de valor, fluxo de trabalho contínuo, determinar um modelo de produção puxada e facilitar a melhoria contínua. Ele é implementado em empresas que precisam reduzir seus custos e melhorar a qualidade de seus processos. 

XP (Extreme Programming)

Por último, mas não menos importante, o XP é um framework de desenvolvimento de software ágil que tem como propósito melhorar a entrega e a qualidade do software, reduzir riscos e aumentar a satisfação do consumidor. 

Para além, ela baseia-se em alguns valores fundamentais, como: comunicação, simplicidade, feedback e coragem. O XP é muito utilizado em empresas de tecnologia que necessitam desenvolver softwares de alta qualidade de maneira ágil. 

Como implementar a Metodologia Ágil na sua empresa?

Para realizar a implementação da Metodologia Ágil corretamente, é necessário seguir algumas etapas. Confira!

  1. Defina o framework escolhido: primeiramente, é necessário selecionar qual framework da metodologia mais se adequa ao tipo de projeto da sua empresa. Confira as principais necessidades da iniciativa, quais são as habilidades da equipe e qual o valor máximo de investimento. 
  2. Planeje a implementação: em segundo lugar, é importante planejar quais são as metas e os objetivos do projeto, além de definir as métricas para acompanhar o desenvolvimento, determinar a função de cada indivíduo da equipe, definir regras e processos de execução.
  3. Treine sua equipe: nesta etapa, é importante realizar treinamentos para toda a equipe, para que todos entendam suas funções e como aplicar a metodologia em suas tarefas diárias.  
  4. Adapte o ambiente de trabalho: é importante, também, adaptar todo o espaço de trabalho de acordo com a metodologia ágil definida, com ferramentas adequadas para cada tipo de tarefa. 
  5. Defina as métricas: por último, ao definir as métricas de acompanhamento, é possível observar cada etapa do desenvolvimento do projeto, como os prazos, os custos, a satisfação do cliente, entre outros. 

O GestãoClick como um facilitador

Como vimos durante a leitura do conteúdo, a Metodologia Ágil é um processo que visa otimizar a execução de projetos em diferentes áreas de uma empresa. 

Além disso, ele oferece vários benefícios para as equipes como a melhora da eficiência e entrega de atividades. 

No entanto, é importante se atentar para selecionar o framework mais adequado, realizar treinamentos com as equipes, adaptar o ambiente de trabalho e definir as métricas para acompanhar o desenvolvimento. 

Dessa forma, com a Metodologia Ágil, você e sua equipe conseguem gerenciar seus projetos de forma mais eficiente, além de garantir melhores resultados. 

Quando alinhada a um software de gestão empresarial, a Metodologia Ágil facilita ainda mais a sua rotina. Você já sabe da importância de otimizar a realização das tarefas, certo? Da mesma forma, a gestão do seu negócio também é uma área relevante e que deve receber a devida atenção.

O GestãoClick é um software de gestão empresarial que potencializa o gerenciamento do seu negócio. 

Acrescentado a isso, no nosso ERP você encontra diversas ferramentas para administrar todas as áreas da sua empresa, como o controle financeiro, o gerenciamento de vendas, a emissão de notas fiscais e boletos, o monitoramento de estoque, o cadastro de clientes, os relatórios, os módulos de contratos, os orçamentos e muito mais.

Além disso, por ser um software online, você pode acessá-lo de onde estiver e quando quiser, basta ter acesso à internet! 

Ficou interessado? Conheça agora todas as soluções que o GestãoClick oferece para o seu negócio, clicando aqui!

Carolina Durval

Carol da GestãoClick

Graduada em Jornalismo pela UFOP e pós-graduada em Revisão e Preparação de Textos pela PUC Minas, a Carol é Analista de Conteúdo da GestãoClick e apaixonada por comunicação, tecnologia e pela arte de transmitir conhecimento por meio da escrita.
Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

cupom gestaoclick - 9 anos
50% de desconto no plano anual,
+ adesão gratuita de várias integrações!
Garanta aqui

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo