Feedback: o que é e como implementar na cultura da empresa?
Implementar uma cultura de feedback nas empresas é essencial para o crescimento e desenvolvimento contínuo das lideranças e dos colaboradores e da organização como um todo. Segundo o Mapa de Engajamento 2022-2023 da Mereo, “reconhecimento” e “aprendizado com os erros” figuram entre os cinco fatores mais determinantes para o engajamento do time. Além disso, gestores […]
Por Carolina Durval •
Atualizado em
Implementar uma cultura de feedback nas empresas é essencial para o crescimento e desenvolvimento contínuo das lideranças e dos colaboradores e da organização como um todo.
Segundo o Mapa de Engajamento 2022-2023 da Mereo, “reconhecimento” e “aprendizado com os erros” figuram entre os cinco fatores mais determinantes para o engajamento do time.
Além disso, gestores e empresas que adotam uma sólida cultura de feedback como parte da rotina empreendedora conseguem solucionar problemas e melhorar o clima organizacional com maior facilidade.
Pensando nisso, elaboramos um guia completo sobre cultura de feedback, para que você, líder, entenda os benefícios concretos e saiba como implementá-la de forma eficaz na rotina do seu negócio.
Boa leitura!
O que é feedback?
Feedback é o termo em inglês que se refere ao processo de fornecer informações ou opiniões sobre o desempenho, comportamento ou trabalho de uma pessoa, grupo ou sistema.
Em resumo, trata-se de uma ferramenta essencial no ambiente de trabalho e em diversas outras áreas da vida.
Afinal, o objetivo principal do feedback é promover melhorias e desenvolvimento contínuo.
Nesse cenário, esse processo pode ser positivo, destacando o que foi bem feito, ou construtivo, oferecendo sugestões para melhorias.
Além disso, ele pode ser formal, como em avaliações de desempenho registradas oficialmente, ou informal, como em conversas cotidianas.
Tipos de feedback
Existem diversos tipos de feedback, cada um com um objetivo específico e uma forma de aplicação. Conhecer e utilizar esses diferentes tipos de feedback pode melhorar significativamente o desempenho e a motivação dentro de uma equipe.
A seguir, separamos os principais tipos de feedback em dois grupos, de acordo com a classificação de cada um.
Classificação quanto ao conteúdo ou à natureza do feedback:
Positivo
- Objetivo: reconhecer e reforçar comportamentos ou ações positivas, motivando a continuidade dessas ações e aumentando a moral e a satisfação no trabalho.
- Aplicação: “Seu trabalho no projeto foi excelente! A dedicação e o esforço que você colocou realmente fizeram a diferença.”
Construtivo
- Objetivo: oferece sugestões práticas para melhorar o desempenho, focando em áreas de melhoria de forma construtiva.
- Aplicação: “Notei que você tem dificuldades com o novo software. Que tal fazermos uma sessão de treinamento para melhorar suas habilidades?”
Negativo
- Objetivo: aponta comportamentos ou ações que precisam ser corrigidos, mas deve ser dado com cuidado para evitar desmotivação.
- Aplicação: “Infelizmente, o relatório não atendeu às expectativas. Precisamos que você revise os dados e corrija os erros.”
Classificação quanto ao método ou formato do feedback:
- Objetivo: é geralmente estruturado e documentado, como em avaliações de desempenho anuais ou reuniões formais.
- Aplicação: “Durante a avaliação de desempenho, observamos que você atingiu a maioria das metas estabelecidas para este semestre.”
- Objetivo: mais casual e espontâneo, pode ocorrer em conversas diárias e é menos estruturado.
- Aplicação: “Ótimo trabalho na reunião de hoje! Sua contribuição foi muito valiosa.”
Feedback 360º
- Objetivo: envolve feedback de várias fontes, como colegas, subordinados e superiores, proporcionando uma visão completa do desempenho.
- Aplicação: “Alguns membros da equipe mencionaram que gostariam de ver mais clareza nas suas comunicações.”
Autofeedback
- Objetivo: reflexão pessoal sobre o próprio desempenho, ajudando a identificar pontos fortes e áreas de melhoria.
- Aplicação: “Estou satisfeito com meu progresso em aprender novas habilidades técnicas, mas ainda preciso trabalhar na minha gestão de tempo.”
Feedback sanduíche
- Objetivo: técnica que intercala feedback negativo entre dois pontos positivos, suavizando a crítica e tornando-a mais aceitável.
- Aplicação: “Sua dedicação ao projeto é impressionante (positivo). Notei que houve alguns erros nos relatórios (negativo). Mas sua capacidade de resolver problemas é realmente admirável (positivo).”
Feedback construtivo x feedback positivo
Normalmente, uma dúvida comum é sobre a diferença entre feedback construtivo e feedback positivo.
No quadro a seguir, comparamos os dois tipos de feedback para tornar o entendimento ainda mais claro:
(inserir infográfico)
Benefícios de uma cultura de feedback
Agora que você já sabe o que é feedback e já conhece seus principais tipos, é hora de conhecer os benefícios de ter uma cultura de feedback bem-estruturada no seu negócio. Acompanhe:
Melhoria na comunicação
Uma cultura de feedback permite que haja uma comunicação mais aberta entre colaboradores, líderes e membros do time de recursos humanos.
Essa liberdade para se comunicar cria um ambiente mais confortável para expressar opiniões, preocupações e até mesmo novas ideias. Além disso, reduz mal-entendidos e promove uma troca de informações mais clara e eficiente, o que facilita a colaboração e o trabalho em equipe.
Desenvolvimento contínuo
Outro benefício é que o feedback contínuo também permite que os colaboradores se desenvolvam de forma constante.
Afinal, esse retorno permite que cada colaborador identifique quais pontos e áreas devem ser aprimorados e quais devem ser mantidos.
Dessa forma, os membros do time entram num ciclo de desenvolvimento contínuo, no qual fortalecem suas habilidades e alinham-se melhor aos objetivos da organização como um todo.
Fortalecimento da cultura organizacional
Uma empresa com uma cultura de feedback solidificada tem mais facilidade em disseminar os valores da própria organização.
Isso porque, ao receber feedback de forma regular, os colaboradores ficam imersos e alinhados à cultura organizacional e são responsáveis por reforçar e difundir esses ideais com novos membros da equipe e, também, externamente.
Receber reconhecimento e/ou feedbacks construtivos sobre o trabalho desempenhado ajuda o colaborador a se sentir valorizado e visto pela empresa.
Nesse sentido, é comum que a motivação cresça e o engajamento com os projetos da organização aumente.
Além disso, se os colaboradores se sentem ouvidos e respeitados, eles automaticamente entendem que o seu bem-estar e desenvolvimento profissional são uma prioridade para os gestores. Assim, tendem a se sentir mais engajados e motivados.
Leia também: Como reter talentos: 11 estratégias infalíveis para a sua empresa
Melhores resultados
Seguindo a mesma linha de raciocínio, quanto mais engajados e motivados estão os membros da equipe, mais produzem.
Para além, a qualidade das entregas também tende a aumentar. Já que, um ambiente colaborativo no trabalho resulta em uma equipe mais alinhada aos principais objetivos do negócio e ao perfil do público-alvo.
Desafios na implementação do feedback
Apesar de ser bastante benéfica para a empresa, a implementação de uma cultura de feedback também possui diversos desafios para os próprios gestores.
Listamos alguns deles a seguir e, também, demos uma sugestão para driblar cada uma dessas adversidades:
Resistência à mudança
Muitos colaboradores e líderes podem estar acostumados a um ambiente onde o feedback não é comum. Por isso, é comum que haja resistência para a implementação de uma cultura de feedback.
Afinal, pode ser que as pessoas não estejam familiarizadas com esse tipo de abordagem e também não se sintam confortáveis com esse tipo de interação.
Para resolver esse impasse, é necessário adotar uma abordagem gradual e estratégica na implementação da cultura de feedback.
Incluindo educar colaboradores e líderes sobre os benefícios do feedback, modelar o comportamento pela liderança, criar um ambiente seguro, implementar o feedback de forma gradual, usar reforço positivo, solicitar retorno sobre o processo e recompensar quem adota a prática.
Ausência de treinamento
Sem o treinamento adequado, a comunicação pode se tornar ineficaz ou até mesmo prejudicial.
Afinal, um feedback mal-estruturado pode ser interpretado como uma crítica pessoal, causando desmotivação e ressentimento entre as partes.
Dessa forma, para que isso não ocorra é fundamental que a empresa invista em treinamentos específicos para ensinar os colaboradores e líderes a dar e receber feedback de maneira eficaz.
Falta de tempo
Estabelecer uma cultura de feedback contínuo exige um despendimento de tempo maior.
Gestores e líderes precisam dedicar tempo para dar feedback de qualidade, e isso pode ser desafiador em ambientes de trabalho já sobrecarregados.
Assim, para solucionar esse impasse, é necessário integrar o feedback como parte das rotinas diárias, em vez de tratá-lo como uma tarefa adicional, incorporando feedbacks em reuniões regulares e utilizando ferramentas digitais para facilitar a comunicação.
Equilíbrio entre feedback positivo e negativo
Encontrar o equilíbrio certo entre feedback positivo e negativo é crucial. Focar demais nos aspectos negativos pode desmotivar, enquanto apenas elogiar sem destacar áreas de melhoria pode impedir o desenvolvimento.
Dessa forma, para encontrar esse equilíbrio é importante adotar a prática do feedback sanduíche, que envolve reconhecer as conquistas e os pontos fortes dos colaboradores, ao mesmo tempo que se oferece orientações construtivas para o crescimento.
Medo de conflitos e represálias
Alguns colaboradores podem evitar dar ou receber feedback por medo de causar ou enfrentar conflitos.
Contudo, esse tipo de comportamento pode levar à omissão de feedback importante ou à suavização de críticas construtivas, o que reduz a eficácia do processo.
Porém, é necessário driblar esse medo por meio de ações que promovam um ambiente seguro e acolhedor para o feedback. Por isso, é necessário estabelecer uma frequência correta e normas claras de respeito e confidencialidade, para assegurar que todos os envolvidos compreendam que os feedbacks devem ser dados de maneira educada e cuidadosa.
5 passos para implementar uma cultura de feedback
Implementar uma cultura de feedback pode transformar significativamente o ambiente de trabalho. Aqui estão 5 passos para ajudar nesse processo:
1. Garantir que a liderança esteja comprometida
Primeiramente, é necessário garantir que os líderes da sua organização estejam comprometidos, engajados e alinhados com a inclusão da cultura de feedback no ambiente corporativo.
Afinal, eles devem aplicá-los de forma regular e devem, também, servir de exemplo para os demais colaboradores da sua organização.
Um líder comprometido com feedbacks regulares garante um ambiente de trabalho com mais trocas entre a equipe e com maior clareza e transparência na comunicação.
2. Criar normas e políticas de feedback
Para evitar problemas e assegurar que o colaborador será respeitado em todos os feedbacks recebidos, é importante estabelecer normas claras para a aplicação de feedbacks.
Essas políticas de feedback devem ser bastante rigorosas e incluir o respeito entre ambas as partes e a confidencialidade de tudo o que for discutido durante a reunião.
Em outras palavras, essas normas devem garantir que o processo de feedback seja conduzido de maneira profissional e construtiva, protegendo tanto o colaborador quanto o gestor de possíveis mal-entendidos ou repercussões negativas.
3. Manter a consistência
Outro passo muito importante é a consistência. Ou seja, a igualdade entre os membros do time, evitando injustiças ou favorecimentos.
Para que isso aconteça, as lideranças devem monitorar e revisar o processo de feedback para garantir que ele está sendo aplicado de forma consistente em toda a organização.
Documentar as sessões de feedback também pode ajudar a acompanhar o progresso e garantir que todos estejam sendo tratados com equidade.
4. Incorporar feedback na rotina
Para garantir que os feedbacks sejam aplicados de maneira regular, é necessário integrá-lo a reuniões cotidianas, check-ins semanais ou avaliações de desempenho, para que ele se torne parte natural do fluxo de trabalho.
Assim, a equipe vai se acostumando, aos poucos, com a ideia de receber feedbacks regularmente e desmistificando, também, o conceito de feedback para cada um dos membros do time.
5. Utilizar ferramentas adequadas
Por fim, nada disso é possível se as ferramentas adequadas não forem utilizadas pelos gestores responsáveis pelas devolutivas.
Dessa maneira, é necessário que haja a implementação de ferramentas digitais que facilitem o processo, para que ele seja dado de maneira rápida e eficiente.
Além disso, esse tipo de ferramenta garante que todos os dados sejam documentados, o que torna o feedback mais seguro e mais profissional.
Ferramentas e técnicas
Como ressaltamos no tópico anterior, utilizar as ferramentas e técnicas corretas na hora de aplicar feedback na equipe é bastante importante para garantir que todos estejam alinhados e confortáveis com a cultura de feedback implementada.
Ferramentas de feedback
Essas plataformas permitem que os membros do time escrevam e recebam feedback de outros colaboradores, subordinados e líderes. A Qualtrics e SurveyMonkey são exemplos desse tipo de ferramenta.
Sistemas de gestão de desempenho
Alguns softwares ajudam a integrar o feedback com a avaliação de desempenho, isso auxilia no acompanhamento do desenvolvimento de cada um dos coladores, como é o caso do BambooHR e Workday.
Aplicativos de comunicação interna
Ferramentas como Slack e Microsoft Teams podem ser usadas para fornecer feedback instantâneo, além de permitir a integração com outras plataformas de feedback.
Técnicas de feedback
Descritivo
Como o próprio nome diz, descreve e analisa os impactos de comportamentos e ações específicos.
Específico
Foca em exemplos concretos e mais aprofundados do que foi feito da melhor forma ou de pontos que precisam ser melhor trabalhados.
Balanceado
Já a técnica de feedback balanceado mescla tanto o feedback construtivo quanto positivo, destacando os pontos fortes e, também, os aspectos que necessitam de melhorias.
Orientado para o futuro
Tem foco em melhorias para o futuro, com sugestões de melhorias, novas ações e objetivos bem-definidos.
Erros comuns
Pensando em tudo o que você já abordamos até aqui, sabemos que dar feedback pode ser algo desafiador, embora seja essencial. Abaixo, listamos alguns dos erros mais comuns que devem ser corrigidos para que seus feedbacks sejam profissionais, respeitosos e efetivos.
Confira:
Falta de clareza
Feedbacks vagos podem confundir mais do que ajudar. Por esse motivo, seja o mais específico possível sobre os pontos que devem ser melhorados pelo colaborador em questão. Evite ser prolixo ou florear demais a situação. Vá direto ao ponto, sempre com educação e cuidado para não ofender o liderado.
Foco apenas no negativo
Dar apenas feedback negativo pode desmotivar e criar um ambiente hostil. Então não se esqueça: equilibre as críticas, forneça elogios sobre outros pontos, e torne a conversa o mais leve possível.
Timing inadequado
Dar feedback em momentos ou locais inapropriados pode aumentar o estresse e reduzir a receptividade. O ideal é que o feedback seja dado em um ambiente tranquilo e reservado e, claro, num momento oportuno.
Generalizações
É importante que você evite utilizar palavras como “sempre” ou “nunca”, pois esse tipo de abordagem pode fazer com que a pessoa se sinta desconfortável ou até mesmo atacada de alguma maneira.
Não ouvir o outro lado
Feedback deve ser uma via de mão dupla. Sendo assim, lembre-se de sempre escutar o que o seu liderado tem a dizer e considere as justificativas apresentadas por ele.
Expor o colaborador
Por fim, em hipótese alguma forneça um feedback a um colaborador na frente de outras pessoas. Principalmente se esse feedback for negativo, essa atitude pode ser humilhante para a outra pessoa e deixá-lo intimidado e desmotivado.
Conclusão
Em síntese, um bom líder deve desenvolver diversas áreas, uma delas é a aplicação de feedbacks regulares de maneira respeitosa e eficaz.
Dessa forma, o feedback, quando bem-utilizado, é uma ferramenta poderosa para o crescimento profissional de toda a equipe, contribuindo para o aprimoramento contínuo e para o alcance dos objetivos organizacionais.
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