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Black Friday: consumo de vestuário aumentará 32%

O consumo de vestuário aumentará 32% nesta Black Friday! Saiba como se preparar.

Por GestãoClick
Atualizado em
Black Friday: consumo de vestuário aumentará 32%

Expectativas para 2021

 
Com a reabertura do comércio e a flexibilização das regras referentes às atividades não essenciais, a previsão é de que na Black Friday de 2021, seja retomado 32% do consumo.

O setor de vestuário sofreu impactos significativos diante do cenário imposto pela pandemia, tendo uma queda de 62% comparado a Black Friday do ano anterior. 

De acordo com a pesquisa “a expectativa para a Black Friday em 2021” realizada pela Behup, para Inteligência de Mercado Globo, 57% dos consumidores declararam um declínio na situação financeira entre meados de 2020 e início de 2021, mas 51% tem expectativas de que o segundo semestre melhore e 47% pretende aproveitar as promoções da Black Friday.

Atenção aos novos hábitos de consumo

Durante o período de isolamento social, a mudança do estilo de vida e hábitos de consumo tornou-se evidente. O novo perfil do consumidor é bem informado e mais criterioso quanto a experiência de compra.

A qualidade do atendimento, diversidade nas condições de pagamento, avaliações de produtos, frete grátis e políticas de devolução são fatores decisivos para a compra, que influenciam na experiência de compras pela internet.

 

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Imagem retirada da fonte: Globo

As marcas que se posicionam em causas como a igualdade de gênero, inclusão social, meio ambiente e questões sociais tornaram-se mais relevantes na hora da compra.

Imagem retirada da fonte: Globo
 

Utilize diferentes canais de venda 

O ano de 2020 foi marcado pelo crescimento dos e-commerces e das transmissões online. As lives commerce transformaram o mercado aproximando e esclarecendo dúvidas dos compradores, transformando o faturamento das empresas em meio a pandemia. 

Dos 10% que participaram das lives de vendas 53% comprou e 88% voltará a assistir. A categoria mais cobiçada foi a de roupas e acessórios, com 71% de interesse dos participantes.

Os fatores que despertaram a atenção nas transmissões ao vivo:

  • 68%: Conhecer novos produtos e serviços
  • 58%: Entender melhor os produtos que não podem ser experimentados
  • 57%: Aprender a utilizar produtos ou aplicativos
  • 56%: Esclarecer as dúvidas sobre o que pretende comprar.

Dos entrevistados, 30% iniciou ou aumentou as compras de produtos online e 24% pretendem manter esse hábito. 80% comprou por meio de novos canais de venda, como whatsapp ou redes sociais de lojas.

Preocupações referente às lojas físicas 

Do ponto de vista da segurança, a experiência de compra em lojas físicas na Black Friday ainda é uma preocupação para os consumidores. 

É necessário expor de forma transparente os cuidados com a limpeza e desinfecção das superfícies, uma vez que as maiores preocupações são fila para pagamento, protocolos de higiene exigidos devido a pandemia, contato e controle da quantidade de pessoas.

A eficiência no atendimento sempre foi importante, mas com as preocupações dos clientes em tempos de pandemia a preferência por meios de pagamento otimizados e lojas com filas menores será um diferencial para sua loja de roupas se destacar.
Imagem retirada da fonte: Globo
Crie uma experiência híbrida de venda

Melhorar a experiência de compra dos seus clientes se baseando no cenário atual é uma estratégia importantíssima para sair à frente dos concorrentes nesta Black Friday.

Com o maior uso de ferramentas digitais, criou-se o hábito de pesquisar opções e preços, definindo novas expectativas nos estabelecimentos. Com isso, o consumidor chega preparado na loja e eventualmente com menos dúvidas.

Com isso, o ideal é realizar a integração entre e-commerce e lojas físicas, investindo em experiências híbridas de venda (omnichannel). Para que o cliente encontre no site a mesma experiência que encontraria na loja física, e vice-versa.

Com base na pesquisa, 54% dos clientes planejam em qual loja e quais produtos desejam antes de fazer compras presenciais e 50% dos clientes pesquisam os produtos online com antecedência. Isso significa que você deve enxergar os canais físicos e digitais como parceiros e não como setores diferentes.

Comece com antecedência

Conforme apresentado no artigo, mesmo com a crise econômica, a Black Friday 2021 será uma grande oportunidade de aumentar o faturamento da sua loja. Com a estratégia correta você consegue se organizar e transformar essa data sazonal em uma aliada para o crescimento do seu negócio!

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