Materiais ricos
Início » Blog » Empreendedorismo » 6 erros que prejudicam o lucro da empresa

6 erros que prejudicam o lucro da empresa

Quando se administra um negócio, é preciso evitar ao máximo os erros que podem influenciar no lucro da sua empresa. E para te ajudar nessa tarefa pesquisamos quais os erros mais comuns!

Por GestãoClick
Atualizado em
6 erros que prejudicam o lucro da empresa

Quando se administra uma empresa, é preciso evitar ao máximo os erros. Por isso, é importante dominar os conhecimentos básicos para gerir um negócio com sucesso. Afinal, algumas atitudes errôneas podem causar muito prejuízo. E para mostrar quais são os 6 erros que prejudicam o lucro da empresa, este artigo iremos mostrar os fatores que prejudicam o lucro com os seguintes tópicos: 

– Não fazer planejamento financeiro;
– Não definir preços adequados;
– Não gerir com eficiência o estoque;
– Não reduzir gastos desnecessários;
– Não acompanhar as tendências do mercado;
– Não investir nas ferramentas tecnológicas.

   GestãoClick

1 – Não fazer planejamento financeiro

A verdade é que praticamente todos os aspectos presentes em um negócio podem se tornar os erros que prejudicam o lucro da empresa. E tudo começa com o próprio planejamento financeiro, afinal, quando ele não existe na sua empresa tudo pode acontecer, inclusive, atrapalhar os ganhos com a comercialização de produtos e serviços.

Então, para não errar na administração do seu empreendimento tenha as movimentações bem registradas, como contas a pagar, contas a receber, faturamento e os demais dados do mês. Assim, é possível fazer previsões, saber o quanto se pode gastar, o quanto a sua empresa vende e outros fatores que devem ser considerados ao fazer o planejamento financeiro.

A questão é que ao visualizar as finanças da sua empresa, por meio de número, é possível identificar padrões, comportamentos de mercados e isso ajuda você a nunca ser pego de surpresa. Até porque mesmo as crises são cíclicas e você pode estar preparado para enfrentá-las. 

 

lucro-da-empresa Planilha de Controle Financeiro

2 – Não definir preços adequados

Outro dos erros que prejudicam o lucro da empresa é bastante óbvio, mas pode estar passando despercebido, que é a má definição dos preços dos produtos ou serviços vendidos pelo seu negócio. É importante que o valor de cada item reflita o gasto que se tem com mão de obra, matéria prima e demais despesas envolvidas no processo produtivo ou na prestação do serviço.

Mesmo definir um preço muito acima do necessário, a fim de alcançar lucros maiores, é um erro. Porém, quando o preço é menor do que os gastos envolvidos as chances de prejuízos que podem levar a sua empresa à falência são grandes. E se o preço adequado tornaria o produto muito caro, então, está na hora de rever os processos envolvidos, os quais devem sofrer cortes.

Assim, o melhor é que o preço seja adequado para o seu público alvo, lucrativo para a sua empresa e que esteja na média em comparação aos seus concorrentes, tornando-o competitivo.

3 – Não gerir com eficiência o estoque

Mais um grande erro que prejudica o lucro da empresa é quando o seu estoque não é gerido de maneira adequada. O resultado disso é variado, sendo que todos interferem no lucro do seu negócio. Em primeiro lugar, quando não é feito controle de estoque, podem faltar mercadorias, o que pode causar perda de vendas se um cliente deseja comprar justamente o que não tem.

Além disso, quando não se faz o controle eficiente do estoque, se desconhecem as necessidades do público alvo, pois não são identificados os seus produtos preferidos. Isso se traduz em perda de vendas e na falta de fidelidade dos clientes, já que eles podem nunca encontrar na sua empresa o que precisam.

Conheça os 5 erros comuns de gestão de estoque no link.

Sistema ERP Online

4 – Não reduzir gastos desnecessários

De maneira menos direta, porém, não menos importante, quando existem despesas que podem ser evitadas também há redução dos seus lucros. Afinal, é preciso gerenciar com inteligência os setores da sua empresa e isso passa pelo corte do que é desnecessário. Assim, sobra mais dinheiro para o que é realmente importante, refletindo na maior conversão de vendas.

E o trabalho de reduzir gastos é algo permanente, sendo preciso manter um tipo de fiscalização contínua. Todos os dias surgem novas ideias que podem ser abraçadas com o intuito de diminuir os gastos, passando tanto pela economia de energia com lâmpadas mais adequadas, quanto pela troca de itens descartáveis pelos duráveis, reduzindo o uso de papel, imprimindo menos, etc.

5 – Não acompanhar as tendências do mercado

Não estar atento às novidades do setor no qual você atua é mais um erro que pode levar à redução do seu lucro. Hoje em dia, mais do que em outras décadas, o comportamento do consumidor está mudando com mais rapidez, seja pelo uso das mídias sociais, seja pelo maior poder de compra, etc.

A questão é que essa mudança de comportamento afeta diretamente nas suas vendas, pois se você não acompanhar as tendências do mercado o seu negócio fica para trás, desatualizado, defasado, desinteressante. Embora alguns ramos sofram mais com isso do que outras áreas, todo o mercado de forma geral precisa se adaptar aos novos tempos.

Isso pode ser feito por meio da oferta de novos produtos ou de vender as mesmas mercadorias, mas de outras formas, como pela internet. A adaptação pode ser dispondo de produtos com funções extras, já que as antigas podem não ser mais suficientes para conquistar o seu público alvo. Existem muitos modos de fazer isso, mas depende de cada segmento.

6 – Não investir nas ferramentas tecnológicas

Erra também quem não investe nas ferramentas tecnológicas que são outras maneiras de seguir as tendências do mercado. A questão é que, atualmente, as empresas estão tendo que lidar com muito mais dados e informações do que uma vez e, para gerenciar tudo isso de forma adequada, a tecnologia se tornou praticamente obrigatória.

Um ótimo exemplo é o modo como os sistemas de gestão empresarial se tornaram necessários para as empresas de todos os portes e segmentos de mercado. Emitir nota fiscal eletrônica é um dos principais exemplos, mas um sistema ERP online pode fazer muito mais pelo seu negócio, como gerar boleto bancário, controlar estoque, setor financeiro e outras funções.

Ou seja, um sistema eficiente pode ajudar você a colocar a casa em ordem e, assim, vender mais, com redução de custos. Tudo isso reflete na lucratividade da sua empresa. O GestãoClick dispõe dessas e de outras funcionalidades. Quer ver como ele pode ajudar a sua empresa?
 


 

Avatar

gestao.click

Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Receba até 50% de desconto no plano anual na SEMANA DO CONSUMIDOR.
Fale com um especialista!
Garantir meu desconto

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo