Quando se administra uma empresa, é preciso evitar ao máximo os erros. Por isso, é importante dominar os conhecimentos básicos para gerir um negócio com sucesso. Afinal, algumas atitudes errôneas podem causar muito prejuízo. E para mostrar quais são os 6 erros que prejudicam o lucro da empresa, este artigo iremos mostrar os fatores que prejudicam o lucro com os seguintes tópicos:
– Não fazer planejamento financeiro;
– Não definir preços adequados;
– Não gerir com eficiência o estoque;
– Não reduzir gastos desnecessários;
– Não acompanhar as tendências do mercado;
– Não investir nas ferramentas tecnológicas.
1 – Não fazer planejamento financeiro
A verdade é que praticamente todos os aspectos presentes em um negócio podem se tornar os erros que prejudicam o lucro da empresa. E tudo começa com o próprio planejamento financeiro, afinal, quando ele não existe na sua empresa tudo pode acontecer, inclusive, atrapalhar os ganhos com a comercialização de produtos e serviços.
Então, para não errar na administração do seu empreendimento tenha as movimentações bem registradas, como contas a pagar, contas a receber, faturamento e os demais dados do mês. Assim, é possível fazer previsões, saber o quanto se pode gastar, o quanto a sua empresa vende e outros fatores que devem ser considerados ao fazer o planejamento financeiro.
A questão é que ao visualizar as finanças da sua empresa, por meio de número, é possível identificar padrões, comportamentos de mercados e isso ajuda você a nunca ser pego de surpresa. Até porque mesmo as crises são cíclicas e você pode estar preparado para enfrentá-las.
Planilha de Controle Financeiro
2 – Não definir preços adequados
Outro dos erros que prejudicam o lucro da empresa é bastante óbvio, mas pode estar passando despercebido, que é a má definição dos preços dos produtos ou serviços vendidos pelo seu negócio. É importante que o valor de cada item reflita o gasto que se tem com mão de obra, matéria prima e demais despesas envolvidas no processo produtivo ou na prestação do serviço.
Mesmo definir um preço muito acima do necessário, a fim de alcançar lucros maiores, é um erro. Porém, quando o preço é menor do que os gastos envolvidos as chances de prejuízos que podem levar a sua empresa à falência são grandes. E se o preço adequado tornaria o produto muito caro, então, está na hora de rever os processos envolvidos, os quais devem sofrer cortes.
Assim, o melhor é que o preço seja adequado para o seu público alvo, lucrativo para a sua empresa e que esteja na média em comparação aos seus concorrentes, tornando-o competitivo.
3 – Não gerir com eficiência o estoque
Mais um grande erro que prejudica o lucro da empresa é quando o seu estoque não é gerido de maneira adequada. O resultado disso é variado, sendo que todos interferem no lucro do seu negócio. Em primeiro lugar, quando não é feito controle de estoque, podem faltar mercadorias, o que pode causar perda de vendas se um cliente deseja comprar justamente o que não tem.
Além disso, quando não se faz o controle eficiente do estoque, se desconhecem as necessidades do público alvo, pois não são identificados os seus produtos preferidos. Isso se traduz em perda de vendas e na falta de fidelidade dos clientes, já que eles podem nunca encontrar na sua empresa o que precisam.
Conheça os 5 erros comuns de gestão de estoque no link.