Margem de contribuição: o que é e como calculá-la no seu negócio
A margem de contribuição é o quanto vai “sobrar” do seu preço de venda, após a subtração dos custos e despesas variáveis (matéria-prima, custos da venda e tributações) do serviço e/ou produto, esse valor será o lucro total da venda e deve ser usado para quitar os custos e as despesas fixas.
Primeiramente, para iniciar, precisamos partir de um pressuposto: como está a saúde financeira do seu negócio? Está sendo possível atingir todas as metas propostas durante o ano? Caso a resposta seja não e está em busca de uma solução para aumentar o lucro, é importante conhecer a margem de contribuição do seu negócio!
Neste artigo, abordaremos sobre a margem de contribuição e sobre as suas métricas e como utilizá-las na estratégia da sua empresa.
Veja os tópicos abordados:
- O que é margem de contribuição?
- Como calcula-la;
- A importância de calcular a margem de contribuição;
- Como otimizar a gestão do seu negócio.
O que é margem de contribuição?
De antemão, como uma das principais KPI’s financeiras, a margem de contribuição é um tipo de lucro obtido pela diferença entre a receita recebida na venda de um ou mais produtos e os respectivos custos e as despesas variáveis.
Entenda agora essas definições e compreenda os objetivos da empresa.
- Margem: Em primeiro lugar, a margem é o que protege os custos e despesas variáveis, em outras palavras, é todo o valor gasto com os produtos e serviços.
- Contribuição: Já neste caso, essa ação possui uma única responsabilidade – pagar os seus custos e despesas fixas para que seja possível gerar lucro para o caixa.
Ainda mais, a margem de contribuição é uma forma de visualização dos valores que “sobram” do seu preço de venda, após a subtração dos custos e despesas variáveis (como por exemplo a matéria-prima, custos de venda e as tributações) do serviço e/ou produto. O valor correspondente será o lucro total da venda e deve ser utilizado para a quitação de custos e despesas fixas.
Como realizar o cálculo da margem de contribuição?
A princípio, a margem de contribuição é responsável pelo pagamento das obrigações mensais, além da geração de caixa para a loja. Para o cálculo, é utilizado a seguinte fórmula:
Margem de contribuição (MC) = Preço das vendas (PV) – (Custos Variáveis (CV) + (DV) Despesas Variáveis).
Além disso, por meio dessa conta, são geradas informações sobre o lucro e o valor mínimo pelo qual um produto e/ou serviço pode ser vendido. Por isso, é importante compartilhar esses números com os funcionários da empresa, para que todos estejam cientes das informações, permitindo novas negociações e evitando prejuízos.
Caso ainda esteja com dúvida, veja esse exemplo:
Pense em suas contas pessoais, ou seja, calcularemos o quanto você recebe pelo seu trabalho e dividiremos entre as despesas variáveis daquele mês e, além disso, conta-se com uma margem para futuros imprevistos ou também para capitalizar seus recursos.
O cálculo da margem de contribuição na prática
Ainda assim, como dito no parágrafo acima, para realizar o cálculo da margem de contribuição, necessita-se a aplicação da fórmula:
MC = PV – (CV + DV)
Agora, iremos exemplificar de uma forma mais prática para que você possa entender melhor.
Digamos que na sua loja, você vende camisas esportivas e que cada camisa é vendida por R$70,00. Para a confecção das camisas, alguns custos são variáveis. Por não terem valores fixos, eles alteram de acordo com o valor da produção, ou seja, variam conforme com a quantidade de camisas produzidas.
Nesse sentido, os custos variáveis definissem como as despesas corporativas relacionadas à produção: matéria-prima, mão-de-obra temporária e energia elétrica. Nesse caso, os custos ficam em R$20,00.
E nas despesas variáveis, são as despesas corporativas que possuem relação com a produção, como: fretes e entregas, impostos por vendas e salários de vendedores. Nesse cálculo, os custos fecham em R$16,00.
Mas, caso você não tenha custos ligados à produção, há também gastos fixos, como: aluguel, impostos, conta de internet, equipe fixa, entre outros.
Vamos supor que na sua empresa de camisas esportivas, todos esses custos e despesas fixas somam o valor de R$20,00. Sendo assim, a produção necessita de realizar o pagamento e é a partir desse ponto que entra a margem de contribuição.
MC = 70 – (20 + 16) = 34.
Portanto, neste caso, o valor de R$34,00 é a margem de contribuição unitária de cada camisa esportiva. Por meio desse cálculo, a sua empresa saberá quantas camisas são necessárias para vender para que seja possível o pagamento de todas as contas. No caso do exemplo acima, temos o valor de R$20.000. Conseguiu compreender?
A importância em calcular a margem de contribuição
Dessa forma, a primeira função da margem de contribuição é te ajudar a precificar os seus produtos e/ou serviços corretamente e garantir que não ocorra nenhum prejuízo. Ainda mais, ela também pode ser uma auxiliadora para a definição de insights dos seus recursos de maneira mais apropriada. Assim, você conseguirá pensar, de forma mais ampla, sobre as estratégias de marketing e vendas.
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