
Entre eles, MEI, EI, ME, EPP, EIRELI, LTDA e S.A, mas você sabe a diferença? Para entender o que quer dizer cada um e fazer a escolha mais indicada para o seu negócio, neste artigo você vai conferir os seguintes tópicos:
– O que é MEI e como se enquadrar;– O que é EI e como se enquadrar;– O que é ME e como se enquadrar;– O que é EPP e como se enquadrar;– O que é EIRELI e como se enquadrar;– O que é LTDA e como se enquadrar;– O que é S.A e como se enquadrar;– Como gerenciar a sua empresa independente do seu enquadramento.
O que é MEI e como se enquadrar
A vantagem de se tornar MEI é a possibilidade que o profissional tem se de formalizar sem ter que pagar muitos impostos. Depois de formalizado, basta realizar todos os meses o pagamento de uma taxa que, além de outros benefícios, garante a sua aposentadoria.
Falando nisso, para aprofundar seu conhecimento, leia aqui –> Quanto Custa ser MEI, qual o faturamento permitido e valor de taxas?
O que é EI e como se enquadrar
Se o faturamento, entretanto, for maior e não ultrapassar osR$ 3,6 milhões, então se trata de uma empresa de pequeno porte – EPP, também chamada de pequena empresa. Além disso, o patrimônio pessoal e jurídico do ME se mistura. Esse empresário pode ainda se enquadrar como ME ou EPP para optar pelo Simples Nacional.
O que é ME e como se enquadrar
Além de optar pelo Simples Nacional, o empresário dessa categoria pode escolher como enquadramento tributário ainda o Lucro real ou o Lucro presumido.
O que é EPP e como se enquadrar
Excluindo a diferença de faturamento anual, a EPP se assemelha em muito com a ME, já que também pode optar pelo Simples Nacional, bem como Lucro real ou pelo Lucro presumido. Da mesma forma, ambas as categorias recebem benefícios em licitações públicas. E mais, não são obrigadas a contratar o Jovem Aprendiz.
O que é EIRELI e como se enquadrar
Essa categoria de empresa foi criada porque antes não era possível ao empresário ter um negócio sozinho com a possibilidade de separar o seu capital pessoal do patrimônio da empresa. A EIRELI permite essa opção, assim, se o seu empreendimento ficar endividado, não é possível mexer no seu patrimônio pessoal, a não ser que seja comprovada fraude.
Mas para se enquadrar nessa categoria, a empresa deve contar com capital social de pelo menos 100 vezes o valor do salário mínimo vigente no país.
O que é LTDA e como se enquadrar
Aqui, a empresa tem de um a sete sócios, sendo que a sua administração deve ser definida em contrato, uma vez que um ou mais sócios podem fazer parte dela. Além disso, lucro, dívidas e responsabilidades são divididas conforme o capital investido por cada um.
O que é S.A e como se enquadrar
Se for capital aberto, as ações são comercializadas no mercado financeiro, ou seja, na bolsa de valores, para qualquer interessado. Mas se o capital é fechado, apenas os sócios podem dividir suas ações, além de serem responsáveis pelo capital do empreendimento.
Conheça diferenciais de cada sigla:

Como gerenciar a sua empresa independente do seu enquadramento
Para tanto, existe o software ERP que informatiza os dados, conecta os setores entre si e automatiza os processos, permitindo muito mais agilidade na rotina do escritório do seu negócio. O GestãoClick é um programa ERP de gerenciamento empresarial que além de controlar estoque e finanças também ajuda você a administrar o setor fiscal.
Desse modo, o seu empreendimento fica sempre em dia com o fisco, além de emitir notas fiscais eletrônicas de acordo com o seu negócio e com a lei.
Então, gostou do post? Aproveite para compartilhar e assinar a nossa newsletter ficando sempre por dentro das principais novidades do nosso blog!
Leia também: eSocial: sua empresa está preparada?