O natal se aproxima e muitas mudanças irão acontecer. O ano de 2020 entrou com tudo e, mesmo considerando uma crise econômica vinda de 2019, as perspectivas eram muito promissoras. O que ninguém esperava era o imenso balde de água fria chamado Coronavírus, que alterou drasticamente o cenário do comércio e da economia nacional.
Mesmo com a crise agravada, por conta da pandemia, entre altos e baixos, este comércio varejista conseguiu se sustentar de uma maneira ou de outra. As lojas virtuais conseguiram vender bem, pois esta era a principal e talvez única opção, devido a quarentena, da maioria dos consumidores.
Mas o ano passou e o que esperar para o natal? Como vai ser o natal de 2020, considerando que ainda estamos em um período de pandemia? O que é certo é que as boas expectativas voltaram, tanto para a Black Friday como para o natal. Neste post, vamos entender melhor qual o panorama esperado para este natal. Acompanhe.
Mas antes, veja as expectativas para a Black Friday 2020: prepare o seu negócio!
Natal 2020: como vai ser?
Dinheiro do FGTS, Auxílio Emergencial, 13º salário e uma maior confiança do consumidor, apesar que ainda tímida, mas mais confiante, com certeza. São pequenos sinais de uma pequena recuperação na economia.
Apesar de tudo isto, muitos comerciantes ainda se sentem apreensivos e em dúvida quanto a aumentar seus estoques esperando as vendas natalinas. Obviamente que tal apreensão é até natural. Especialistas dizem que a Black Friday será quase que um termômetro indicativo para ter uma perspectiva de como vai ser o Natal 2020.
Apesar da cautela, há sim sinais nítidos também de um otimismo que vem crescendo aos poucos. Sem dúvida alguma, os e-commerces levam uma ligeira vantagem nas vendas para o natal, tendo visto que é uma opção de compra ainda considerada mais segura pelos consumidores, frente à pandemia.
Natal na Pandemia
O comércio, principalmente após a metade do segundo semestre do ano, vem mostrando uma reação econômica significativa. Por conta desta reação, é justificável que as expectativas de venda para o natal sejam boas e muito aguardadas.
Por isso a importância de lojistas e comerciantes se prepararem tanto na cotação para com seus fornecedores, garantindo a entrega e preço, como na diversificação e tendências de mercadorias. Desta forma é possível sim para o lojista faturar mais e conseguir até recuperar possíveis prejuízos do ano de 2020, mesmo neste natal na pandemia.
Como vai ser o Natal 2020?
É claro que estamos falando de um ano com menos emprego, redução drástica nos salários e muitas dificuldades na economia, onde o dinheiro (ou a falta dele) vai impactar e muito o comportamento do consumidor. Mesmo assim, por parte dos consumidores, podemos afirmar que existe otimismo em como vai ser o natal 2020, sem medo de errar.
É nesta hora que entram os comerciantes e lojistas do varejo, que também esperam ter as vendas bem aquecidas. A melhor forma de unir ambas expectativas é disponibilizar promoções, descontos especiais para compras antecipadas, entre outros.
E não há porque temer esse bom cenário. Segundo um estudo divulgado pelo Pinterest, consumidores e usuários por todo o mundo já falam sobre o natal e seus respectivos preparativos desde abril, mesmo com a pandemia. As buscas sobre “ideias de presente para o natal” cresceram 77% em relação ao mesmo mês de 2019.
Natal Ano Novo 2020
Não tenha dúvida, se consumidores e comerciantes aguardam ansiosos pelo natal, para grandes compras e vendas e um reaquecimento da economia, para o ano novo as expectativas não seriam muito diferentes.
Muitas pessoas apostam já na normalidade da situação. Obviamente que, de uma forma clínica e de saúde, é muito cedo para falarmos em “normalidade”. No entanto, consumidores e comerciantes já encontraram a fórmula certa para driblar esta situação pandêmica no natal e ano novo 2020.
O que o consumidor procura?
Setor de vestuário, calçados, eletroeletrônicos, games, perfumaria, joias e utilidades aparecem na ponta do imaginário de qualquer pessoa que quer presentear e/ou ser presenteado neste natal. E por isso estão no topo das buscas do o que o consumidor procura.
O clima de Natal criado pela tradicional iluminação natalina com certeza infla os ânimos, tanto de comerciantes como de consumidores, mas estes últimos com certeza apostam em grandes promoções, descontos diferenciados, pois apostam também neste reaquecimento da economia.
Roupa para natal 2020
É até arriscado afirmar que o setor vestuário pouco sentiu da crise econômica gerada pela pandemia. Esta afirmativa, no entanto, encontra certo embasamento quando comparado a outros tantos setores que tiveram quedas bem maiores.
Independentemente de comparações, o comércio de vestuário é um dos mais promissores para esta Black Friday e para o natal, perdendo basicamente para os eletrônicos e eletroeletrônicos.
Pelo lado dos consumidores, dificilmente alguma pessoa não vai desejar, ao menos no ano novo, passar com uma vestimenta nova e diferente, para garantir, claro, ótimas vibrações para 2021, a famosa roupa para Natal.
Promoções de Natal
Todo e qualquer comerciante ou lojista, seja de uma loja virtual ou física, deve sim considerar lançar mão de muitas promoções e descontos neste natal para conseguir aumentar o seu faturamento.
Pelo menos é isto que a maioria dos consumidores aguardam ansiosamente. Como já dito, dificuldades na economia afetaram diretamente o comportamento do consumidor que ainda está muito receoso para com o futuro. Ele quer comprar, mas prefere aproveitar promoções de natal para tentar gastar menos.
Aprenda mais –> Como fazer promoção: saiba como dar desconto!
Pacotes para Natal 2020
O turismo é, com certeza, um dos setores que também foi severamente impactado pela pandemia neste ano. No entanto, pacotes para o natal 2020 e ano novo parecem ter retomado um pouco deste setor.
Segundo a CVC, em uma reportagem da revista PequenasEmpresas&GrandesNegócios, já é perceptível um aumento nas buscas por viagens para o final de 2020 (a partir de novembro) e também para 2021.
Encomenda de Natal
Encomenda de natal é a melhor forma de economizar. Se o consumidor conseguir realizar suas encomendas para o natal com certa antecedência, vai conseguir preços melhores e descontos especiais. No final, terá seu presente garantido para o natal de 2020.
Natal 2020: comércio otimista
Segundo a Boa Vista Serviços, em uma matéria da revista Enfoque_Business, 53% dos empresários brasileiros demonstraram um comércio otimista para o natal 2020. A expectativa é o faturamento crescer muito nesse período.
Isto é totalmente justificável, pois neste segundo semestre, a economia de um modo geral teve um relativo aumento. Poderíamos definir este “aumento” como um pequeno fôlego dado à economia brasileira, afastando um pouco os agouros negros da crise.
Frete no Natal
Os setores de entrega em todo o país tiveram uma alavancagem gigantesca neste ano. Isto é entendido como um reflexo natural do aumento das vendas pela internet. Neste natal isto não vai mudar muito e, aliás, a maioria dos consumidores já estão adiantando suas compras através dos e-commerces.
Assim, falando em frete no natal, o ideal é apostar em entrega grátis ou com valor reduzido, para os comerciantes em geral, pode ser um atrativo e tanto para aumentar as vendas. Fica a dica.
Aprofunde seu conhecimento! Veja como se preparar para as vendas no Natal!