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Crowdfunding: novas regras para empresas

Foram criadas novas regras para financiamento coletivo para empresas. Conheça quais são e como conseguir recursos para a sua empresa!

Por GestãoClick
Atualizado em
Crowdfunding: novas regras para empresas

Sites de crowdfunding já ajudaram profissionais e grupos de vários segmentos a captar verba e realizar projetos. Agora, a regulamentação permite que pequenas empresas também consigam investidores.

A medida foi uma iniciativa da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), por meio da Instrução CVM 588.É importante dizer que a CVM é uma autarquia ligada ao Ministério da Fazenda, sendo que a comissão, em conjunto com a Lei das Sociedades por Ações, tem a função de regular o mercado de valores mobiliários.

Para entender melhor, o mercado de valores mobiliários refere-se ao mercado financeiro de investimento em captações públicas. Essas captações se caracterizam pelo fornecimento de capital de risco por investidores que acreditam em um projeto ou mesmo empreendimento.

Novas regras: o que muda no crowdfunding

As startups são bons exemplos de novas empresas que podem conseguir recursos por meio do crowdfunding. A regulamentação dos financiamentos coletivos trouxe novas normas, diferentes das praticadas anteriormente.

No entanto, vale salientar que as novas regras do crowdfunding funcionam apenas para empresas já existentes, por isso, é preciso que elas já possuam CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas.

Confira a seguir as novas regras de financiamento coletivo para empresas:

  • Antes as empesas que faturam até R$ 10 milhões por ano podiam levantar pelo financiamento coletivo até R$ 2,4 milhões. Agora, o limite subiu para R$ 5 milhões, desde que as plataformas virtuais façam o arrecadamento.

  • As novas regras são mais flexíveis, inclusive, quanto ao modo como as plataformas operam o sistema, sendo que possuem autonomia e podem criar uma taxa de desempenho para os investidores.

  • Agora, os investidores podem desistir da oferta inicial em até sete dias, sem pagar multas.

  • Diferente de antes, a regulamentação permite disponibilizar ofertas restritas a grupos de investidores cadastrados.
  • Depois do encerramento da oferta, a plataforma de crowdfunding tem até cinco dias úteis para transferir os valores ao proponente do projeto.

  • Depois de capar os recursos em uma plataforma de crowdfunding, os empresários não podem lançar um novo projeto em até quatro meses, ou seja, 120 dias.

  • A empresa não pode propor um novo projeto até que não faça a prestação de contas relativa ao projeto anterior, do qual já arrecadou os recursos.

  • Incorporações, fusões, aquisições de participação e incorporações de ações em outras empresas não podem entrar como projetos de crowdfunding.

Quais as vantagens do crowdfunding?

 Nos últimos anos, cresceu em muito a oferta de plataformas de financiamento coletivo, uma vez que a receita para levantar recursos para projetos se mostrou eficiente desde o início. Cada plataforma pode ter seus próprios trâmites, mas deve seguir os quesitos definidos pela CVM.

Entre eles, a exigência que para conseguir verbas por meio do crowdfunding as empresas com menos de um ano de operação devem ter um faturamento anual de no máximo R$ 834 mil. Isso quer dizer que empresas iniciantes podem ganhar um fôlego por meio da arrecadação de recursos de investidores.
Porém, nem sempre é uma tarefa fácil, já que as pessoas dispostas a investirem em novas empresas devem encontrar vantagens nisso. Dessa forma, a dica é convencer o investir por meio de um projeto inovador, consistente, com tudo muito bem explicado e apresentado.Avalie de fora o seu projeto, responda a pergunta: você investiria no seu projeto?

Dicas para arrecadar recursos no crowdfunding

Com uma análise fria é possível ponderar o que pode ser mudado a fim de tornar a sua ideia mais atrativa para os investidores em potencial. Outra dica é se certificar que a plataforma esteja cadastrada junto à CVM, caso contrário, ela pode não seguir as novas regras.


Já para oferecer um projeto com potencial para ser escolhido, veja algumas dicas a seguir:

  • Ofereça um projeto viável com potencial para o sucesso.

  • Cuide da contabilidade, mostre que tudo foi planejado devidamente.

  • Comprove fatos financeiros para mostrar que o seu projeto é sólido.

Mesmo pequenas empresas e de portes menores devem contar, desde o início de suas operações, com um sistema de gerenciamento eficiente. O GestãoClick é um software de gestão muito útil a empreendimentos de todos os portes e segmentos. Com as suas funcionalidades é possível organizar a rotina com sucesso e promover novos projetos com eficiência.

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