Materiais gratuitos
Início » Blog » Empreendedorismo » O que é logística reversa e como aplicar na sua empresa

O que é logística reversa e como aplicar na sua empresa

Sustentabilidade é a palavra da vez no mundo dos negócios. Com o objetivo de gerar cada vez menos impactos ao ambiente, muitas empresas têm adotado práticas que auxiliam na preservação e no crescimento sustentável do meio em que vivemos. Nesse cenário, a logística reversa se destaca como um conceito fundamental. Mas afinal, o que é […]

Por Carolina Durval
Atualizado em
O que é logística reversa e como aplicar na sua empresa

Sustentabilidade é a palavra da vez no mundo dos negócios. Com o objetivo de gerar cada vez menos impactos ao ambiente, muitas empresas têm adotado práticas que auxiliam na preservação e no crescimento sustentável do meio em que vivemos. Nesse cenário, a logística reversa se destaca como um conceito fundamental. Mas afinal, o que é logística reversa?

Neste artigo traremos explicações claras e dicas concretas sobre a aplicação da logística reversa no seu negócio e, também, esclareceremos de que maneira ela contribui para a sustentabilidade no dia a dia das empresas. 

A seguir, apresentaremos alguns tópicos que abordaremos para te ajudar a entender melhor o que é logística reversa e como aplicá-la de forma efetiva:

  • Conceito e benefícios da logística reversa;
  • Aplicação da logística reversa;
  • Tecnologias para otimização da logística reversa.

Conceito e benefícios da logística reversa

Na introdução deste texto, você leu uma explicação geral sobre o que é logística reversa. Agora, chegou o momento de compreender melhor os detalhes por trás desse processo e os benefícios que ele proporciona para o ambiente empresarial.

O que é logística reversa?

A logística reversa é uma alternativa sustentável ao modelo tradicional e obsoleto de gestão de resíduos. Ela propõe uma solução eficiente para minimizar consideravelmente os impactos ambientais, promovendo o reaproveitamento de materiais e impulsionando a economia circular.

Em outras palavras, a logística reversa é o processo de coletar, reciclar, recuperar e reutilizar produtos e materiais após o consumo, ao invés de simplesmente descartá-los. Os objetivos principais dessa prática são:

  • Reduzir os impactos ambientais causados pelo descarte de resíduos;
  • Diminuir custos com matéria-prima e produção;
  • Ampliar a utilidade dos produtos;
  • Evitar o desperdício;
  • Cumprir leis e regulamentações.

Principais benefícios

Os próprios objetivos da logística reversa já são benefícios consolidados da adoção dessa prática. Contudo, além deles, existem uma série de outras vantagens adicionais. Por isso, listamos abaixo cinco benefícios importantes para a sua empresa:

  1. Aperfeiçoamento da gestão de estoque: os produtos que retornam ao final do ciclo da logística reversa podem ser reincorporados ao estoque, facilitando o controle e reduzindo o risco de estoques excessivos ou insuficientes.
  2. Melhoria da reputação: atualmente, muitas pessoas já têm conhecimento sobre o que é logística reversa. Por isso, a adoção dessa atividade gera uma boa impressão para investidores e clientes, pois demonstra responsabilidade ambiental e comprometimento com a sustentabilidade.
  3. Fidelização de clientes: com a opção de poder devolver, trocar, reciclar ou consertar determinado produto, você fortalece a sua relação com os seus clientes e atesta o compromisso da empresa com a resolução de problemas mesmo após a venda.
  4. Demonstração de responsabilidade social: pode parecer besteira, mas hoje em dia os clientes e os investidores se importam bastante com a responsabilidade social das empresas. Adotar a logística reversa mostrará a eles que você se importa com os impactos ambientais do processo de produção do seu negócio.
  5. Diferenciação e inovação no mercado: o seu empreendimento provavelmente se destacará ao comunicar a implementação da logística reversa em sua cadeia produtiva, o que garante certa vantagem competitiva. Além disso, essa é a oportunidade perfeita para criar novos itens a partir de resíduos reciclados e/ou reaproveitados. Inovando, assim, com a venda de mercadorias consideradas eco-friendly.

Aplicação da logística reversa

Agora que você já conhece os benefícios e sabe exatamente o que é logística reversa, é hora de colocar a mão na massa. 

À primeira vista, você pode achar que essa metodologia está muito distante da realidade de um negócio de pequeno ou médio porte, mas é aí que você se engana: é possível implementar a logística reversa em empresas de qualquer porte, de maneira viável e eficaz.

Porém, existem algumas adaptações que devem ser feitas para tornar possível e rentável a aplicação da logística reversa na rotina empresarial. 

Elabore um planejamento detalhado 

A estruturação desse plano deve levar em consideração alguns pontos como quais produtos são sujeitos a retorno, definição de pontos de coleta, determinação de procedimentos de devolução, parcerias com empresas especializadas, manejo adequado de resíduos, entre outros aspectos.

Capacite sua equipe

Para além, é necessário que a sua equipe esteja adequadamente treinada e engajada, para demonstrar conscientização a respeito do tema, além de saber identificar e separar os resíduos/produtos de forma adequada. Por isso é importante, também, que processos sejam criados a fim de estabelecer regras para segregação e armazenamento.

Comunique seus stakeholders (partes interessadas)

Seus investidores e clientes também fazem parte dessa mudança, então envolva-os em todo o processo, explicando conceitos, processos e benefícios, e incentivando a colaboração. 

Monitore os resultados constantemente

Além de analisar os benefícios e impactos ambientais a partir da adoção da logística reversa, é importante que você também fique de olho na gestão de estoque, na redução de custos interna, na taxa de retorno e no nível de satisfação dos seus clientes.

Tecnologias para otimização da logística reversa

Acompanhar de perto o processo de estruturação e desenvolvimento da logística reversa é um dos pontos primordiais para garantir o sucesso da execução desse método.

Por esse motivo, mais do que nunca é necessário estar atento às variações que acontecem internamente no seu empreendimento, envolvendo custos, vendas e fluxo de produtos. Além disso, é fundamental monitorar as tendências do mercado, as demandas dos clientes e as regulamentações relacionadas à logística reversa.

O GestãoClick como facilitador da logística reversa

Nesse contexto, uma ferramenta como o ERP da GestãoClick é extremamente útil na otimização de procedimentos e no monitoramento dos resultados adquiridos após a aplicação da logística reversa. 

Em resumo, o GestãoClick é um software de gestão empresarial que oferece recursos e funcionalidades específicas para o controle e acompanhamento eficiente de toda a cadeia produtiva. 

Com o nosso software é possível integrar diversas áreas e setores da sua empresa em um único sistema, o que centraliza e facilita o acesso a informações. Outro ponto importante é a emissão de relatórios e indicadores de desempenho, garantindo detalhes e informações valiosas sobre o processo.

Utilizando o GestãoClick, é possível cadastrar e acompanhar os produtos, o que favorecerá a gestão de itens retornados, registrando observações como motivo da devolução, condição do produto e destino final. Essa funcionalidade te auxiliará a identificar padrões, embasando suas tomadas de decisão.

Além disso, o nosso sistema oferece recursos de controle de estoque, promovendo uma melhor organização e planejamento dos materiais necessários para a logística reversa. Evitando desperdícios e garantindo uma reposição adequada dos itens retornados.

O GestãoClick oferece diversas outras funcionalidades que também são interessantes e que irão agregar valor ao seu negócio. Teste o nosso ERP gratuitamente durante dez dias e tenha uma visão mais clara e precisa do desempenho do seu negócio. Afinal, nosso objetivo é tornar a gestão do seu negócio simples como um click!

Carolina Durval

Carol da GestãoClick

Graduada em Jornalismo pela UFOP e pós-graduada em Revisão e Preparação de Textos pela PUC Minas, a Carol é Analista de Conteúdo da GestãoClick e apaixonada por comunicação, tecnologia e pela arte de transmitir conhecimento por meio da escrita.
Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

cupom gestaoclick - 9 anos
50% de desconto no plano anual,
+ adesão gratuita de várias integrações!
Garanta aqui

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo