Materiais ricos
Início » Blog » Marketing e Vendas » Vendas » Saiba o que é PDV!

Saiba o que é PDV!

Lojas que possuem um grande fluxo de vendas são as principais beneficiadas com o módulo PDV. Conheças o que é PDV e suas vantagens!

Por GestãoClick
Atualizado em
Saiba o que é PDV!

Lojas que possuem um grande fluxo de vendas são as principais beneficiadas pelos sistemas de gestão empresarial que possuem o módulo PDV, que é a sigla para ponto de venda. Isso porque essa ferramenta permite reunir em um só lugar todas as funções que os estabelecimentos precisam diariamente, como controle de estoque, fluxo de caixa e outros.

Pensando nisso, para ajudar você, empresário que reconhece o valor da tecnologia nos dias atuais, a obter informações completas sobre esse recurso de extrema importância, este artigo abordará os seguintes tópicos:

  • O que é PDV online;
  • Vantagens do PDV online;
  • Funções do PDV;
  • Emissão de nota fiscal do consumidor;
  • Controle de estoque;
  • Controle financeiro;
  • 5 motivos para usar PDV online;
  • Como escolher o melhor PDV.

O que é PDV online

Antes de entender melhor o que é PDV, vale dizer que PDV – ponto de vendas – refere-se tanto ao ponto físico em que uma empresa está localizada quanto ao caixa, onde os clientes pagam pelos produtos que compram.

Em geral, esse ambiente é formado por diferentes equipamentos, além de um colaborador que atua como operador de caixa. Pode haver a impressora fiscal, o leitor de código de barra, o terminal POS e outros.

Agora, imagine que todo esse equipamento, sendo que cada um possui sua importância para o gerenciamento da empresa, seja compilado em um software, que oferece as mesmas funções que cada um realiza individualmente. Esse é o PDV online.

Dessa forma, ao invés de ter diversos aparelhos, que demandam custos, treinamentos e expertises diferentes, o funcionário da sua loja precisa apenas utilizar um dispositivo (computador, tablet ou smartphone) que possua acesso à internet. Assim, ele pode acessar o PDV para realizar as atividades diárias, como registrar as vendas, fechar caixa, emitir boleto, nota fiscal, etc.

Vantagens do PDV online

Além de oferecer as mesmas funcionalidades que um conjunto de aparelhos dispõe, o PDV possui a vantagem de contar com outras funções. Ou seja, nesse software é possível não só fazer o mesmo que seria possível realizar com um caixa completo como também tarefas ligadas à administração da empresa. Essas tarefas incluem, por exemplo, controle de estoque e controle financeiro.

Assim, além de tornar o atendimento muito mais rápido, por conta da informatização das transações comerciais, o PDV integra esses dados ao setor financeiro e ao estoque. Isso quer dizer que, logo após uma venda, o sistema informa o setor de estoque para que o produto vendido receba baixa no inventário, garantindo uma atualização em tempo real dos níveis de estoque disponíveis.

Da mesma forma, o controle financeiro do PDV permite que o caixa seja atualizado a todo o instante, para que você tenha maior conhecimento sobre como está a situação da sua empresa. Esse recurso colabora, ainda, com o planejamento financeiro, bem como com o calendário de pagamentos de contas da sua empresa.

Funções do PDV

O PDV online pode oferecer funções completas para gerenciar a sua empresa em tempo real e para substituir os equipamentos presentes no caixa da sua loja. Veja, então, quais são as principais funções de um software que conta com o PDV online como recurso:

Abertura de Caixa

Essa é uma função bastante comum em lojas e demais estabelecimentos que atendem o consumidor final. O seu uso é semelhante ao de qualquer outro equipamento que realize a função de caixa, sendo que a principal vantagem é estar conectada ao sistema da sua empresa, permitindo mais controle e eficiência das operações.

Realizar Sangria

Essa função acontece quando é feita uma retirada de valor do caixa. A tarefa costuma ser executada para que fique pouco dinheiro no caixa, aumentando a segurança das transações financeiras. O PVD permite essa retirada, sem prejudicar o controle financeiro da sua loja.

Realizar Reforço

Por outro lado, o reforço acontece quando é adicionado dinheiro ao caixa do seu estabelecimento. Assim, da mesma forma, a versão online do PDV permite essa operação tradicional em lojas com caixa.

Trocas e Devoluções

O PDV também permite que trocas e devoluções sejam feitas de maneiras eficiente, sem que isso atrapalhe o controle de estoque e o financeiro. Isso é possível porque as informações podem ser acrescentadas ao sistema, de modo que ele fique sempre atualizado. Assim, quando há uma devolução, o valor é estornado no caixa e o produto volta para o estoque.

Fechamento de Caixa

O fechamento de caixa é mais uma das funcionalidades do PDV, sendo que essa tarefa é a responsável por realizar a conferência e a checagem dos valores que estão no caixa e compará-los com as vendas realizadas ou mesmo com as contas que foram pagas no final do dia.

Leia também: Como funciona um sistema PDV na prática! Fique por dentro das nossas novidades! Possui conta PJ no Banco Inter? Agora você pode Gerar boleto Inter gratuitamente na integração com o GestãoClick. Aprenda em 2 minutos!

Emissão de nota fiscal do consumidor

A NFC-e ou Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica, atualmente, substitui o tradicional Cupom Fiscal, se tratando de uma exigência para empresas de todos os portes. A emissão dessa nota está associada às mudanças que aconteceram com a implantação da nota fiscal eletrônica. E, para cumprir com as exigências legais, é necessário imprimir ou enviar a NFC-e para o e-mail do cliente.

Controle de Estoque

Dentre as funções extras que o PDV pode oferecer, está o controle de estoque, que permite o gerenciamento integrado da sua empresa. Isso significa que, sempre que um produto é vendido, o estoque é automaticamente atualizado. Ao final do dia, é possível avaliar quando os itens devem ser reabastecidos, evitando a falta de produtos disponíveis para os clientes.

Sistema ERP Online

Controle Financeiro

O controle financeiro desempenha um papel fundamental no sucesso de uma empresa. Quando integrado ao PDV, ele facilita ainda mais o acompanhamento e a verificação das transações financeiras do seu negócio. Além disso, assegura a atualização precisa do fluxo de caixa, uma informação estratégica para a gestão financeira da sua loja.

5 motivos para usar o nosso PDV online

pdv online
As lojas que lidam com um alto volume de vendas diárias precisam contar com um PDV online integrado a um sistema de gestão empresarial que ofereça recursos para simplificar as tarefas diárias e agilizar os processos. Isso permite aumentar as vendas e garantir a satisfação dos clientes, sem comprometer a experiência de compra. O PDV online é um programa essencial para o varejo, pois oferece uma série de vantagens que atendem às necessidades específicas desse segmento de mercado.

A GestãoClick oferece a melhor opção de PDV online da atualidade, veja só os cinco principais motivos para escolher o nosso sistema:

1 – Atendimentos eficientes

Com um PDV online, sua loja, seja física ou virtual, pode atender seus clientes de maneira altamente eficiente. Isso significa que, mesmo com um atendimento rápido, a qualidade não é comprometida, uma vez que todos os procedimentos são executados de forma simples e fácil.

Além disso, um PDV online de qualidade permite que a sua empresa execute os trâmites necessários adequadamente. Incluindo a abertura de caixa, realização de sangria (retirada de valor do caixa para guardar em local seguro), realização de reforço (adicionar dinheiro no caixa) e o fechamento de caixa. Eles são feitos com praticidade, sem atrapalhar as vendas.

2 – Integração com estoque

motivos-para-usar-pdv-onlineJá que um sistema PDV online adequado integra o setor de vendas com o estoque, é possível atualizar automaticamente o número de produtos armazenados. Assim, ao final do dia você pode verificar o número de unidades comercializadas, bem como saber com antecedência quando é preciso comprar produtos que estão com poucas unidades.

controle de estoque fica ainda mais fácil, pois esse programa possui a função de devoluções e trocas, permitindo atualizações rápidas no setor. Saber o que entra e o que sai do estoque é, aliás, o jeito certo de avaliar as preferências do seu público-alvo e para criar estratégias de marketing mais assertivas.

3 – Integração com setor financeiro

Com um PDV online integrado ao setor financeiro, é possível tornar a rotina do seu escritório ainda mais dinâmica. Isso ocorre porque, imediatamente após a conclusão de uma venda, os dados são enviados ao setor para a emissão da nota fiscal eletrônica, bem como para a entrega ao cliente da nota fiscal do consumidor, que atualmente substitui o cupom fiscal.

Além disso, utilizando o programa para controle de caixa certo, o seu negócio consegue realizar o controle adequado das contas a pagar e a receber. Quando você realiza vendas a prazo, esse recurso evita que pagamentos deixem de ser efetuados, prevenindo possíveis prejuízos e muita dor de cabeça.

4 – Evita filas em sua loja

Em lojas físicas, um dos maiores problemas são as longas filas, tão temidas pelos clientes. Elas podem até mesmo fazer com que a sua empresa perca vendas por conta dos consumidores que desistem da compra.

Porém, com o PDV online apropriado, isso não acontece. Já que, a eficiência com que o atendimento acontece permite que tudo flua, deixando clientes satisfeitos, assim como você, que vai vender mais unidades do seu produto.

5 – Não corre o risco de travar

Outro problema que pode tirar o sono de muitos empresários é quando o seu PDV online trava, prejudicando não só a rapidez no atendimento como a efetivação das vendas propriamente ditas. Por isso, é necessário contar com um programa que não oferece esse risco.

O GestãoClick é um software para comércio varejista e possui um completo módulo de PDV online. Assim, devido à sua natureza online, as chances de travamentos são mínimas. O nosso sistema oferece todas as vantagens que um programa de ponto de venda pode proporcionar. Além de permitir atendimentos rápidos sem comprometer a qualidade, também possibilita a integração entre o setor de vendas, estoque e financeiro.

Isso possibilita um maior controle de todas as atividades realizadas no seu negócio, além de proporcionar praticidade nas tarefas diárias. Vale ressaltar que, por ser online, outro benefício é que o sistema mantém os dados da sua empresa em segurança.

Como escolher o melhor PDV

Hoje em dia, existem diferentes softwares de PDV online, porém é sempre importante escolher um sistema que melhor se adapte às suas necessidades.

Como você já sabe, o GestãoClick é um software ERP que possui o módulo de PDV online, garantindo a mais completa gestão da sua empresa, uma vez que ele informatiza os dados, conecta os setores e automatiza os procedimentos. As funcionalidades do nosso sistema de gestão empresarial são muitas e todas visam a melhoria e a agilidade nos processos diários de uma empresa.

Além disso, você e sua equipe podem acessar o PDV online mesmo remotamente, quando estiverem distantes da empresa. Pois você pode acessar o nosso sistema ERP de smartphones e outros dispositivos móveis, desde que estejam conectados à internet.

Faça o teste gratuito do GestãoClick por dez dias e melhore de vez as suas vendas!

Avatar

gestao.click

Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Receba até 50% de desconto no plano anual na SEMANA DO CONSUMIDOR.
Fale com um especialista!
Garantir meu desconto

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo