O que é PIX e Como Funciona?


O que é PIX? Saiba mais.

PIX, chegou para ajudar ou para atrapalhar? O que é PIX? Ele já está para entrar em vigor, mas ainda tem muita gente com muitas e muitas dúvidas a respeito dele. E aqui já fica um alerta: estelionatários de diversos tipos estão aplicando golpes usando o PIX como arma. Fique atento!

Mas ele veio sim para ajudar, para facilitar as coisas pra todo mundo. Sua metodologia é, basicamente, bem simples. Hoje, para você transferir dinheiro de uma conta para outra, com titularidades diferentes, você só tem 2 opções: o TED ou o DOC e para isso precisará relacionar algumas informações:
 

- Nome completo do titular da conta de destino;

- Banco da conta de destino;

- Agência da conta de destino;

- Número da conta de destino;

- Tipo da conta de destino: corrente ou poupança;

- Número da operação da conta (no caso de transferências/depósitos na Caixa);

- CPF/CNPJ da conta de destino.


Além disso, esta transferência só pode ser realizada em horário comercial. O PIX pagamento surgiu para facilitar tudo isto e você pode transferir o dinheiro em qualquer horário. Neste post, você vai ter em mãos um verdadeiro guia sobre o que é PIX e como utilizar adequadamente suas funcionalidades. Confira.

Você sabe a importância da variedade dos meios de pagamentos? Saiba mais!

 

PIX: o que é?


Podemos definir o que é PIX é como sendo um sistema de pagamentos e transferências totalmente instantâneos. Isto significa que toda e qualquer movimentação financeira é feita em tempo real, a qualquer horário do dia e da noite. Aliás, é neste ponto que mora o seu grande diferencial: agilidade nas transações financeiras.

Além disso ele é muito menos burocrático. Com ele, será possível fazer uma transferência bancária em poucos segundos. E não são apenas transferências bancárias, porque através do PIX ainda será possível realizar o pagamento de contas, impostos e outras tantas taxas com a mesma velocidade de processamento.

Isto significa que você não vai mais precisar aguardar o dia seguinte para pagar uma conta, transferir um valor para outra conta bancária e muitas outras transações financeiras que hoje só podem ser feitas em horário comercial.

Falando nisso --> Conheça os meios de pagamento online mais usados!


PIX Banco Central

Segundo o Banco Central do Brasil, o início das operações do PIX está marcado oficialmente para o dia 16 de novembro de 2020. O anúncio oficial bem como a programação da data foi feita no dia 19 de fevereiro de 2020. 

Ao anunciar a sua aprovação, o Pix Banco Central informou ainda que foram alteradas as condições de participação das instituições de pagamento que não dependem da autorização exclusiva do BC. 

As funções dos participantes junto a essas instituições também foram alteradas. A intenção foi simplificar o processo ainda mais e ao mesmo tempo garantir a entrada segura das instituições de pagamento de menor porte. Todas estas instituições passam a integrar o Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB).

Toda essa eficiência se dará com base na Rede de Sistema Financeiro Nacional (RSFN). Isto garante total segurança de dados privados. 

 

PIX Brasil Pagamentos

Apesar da grande quantidade de dúvidas a respeito de como funciona o PIX Brasil pagamentos, a maioria dos usuários têm uma única certeza: já dá para sentir e ter uma boa noção do que nos aguarda. 

Só para se ter uma ideia, pagamentos e depósitos que, hoje, podem levar até 3 dias úteis, considerando uma média bancária nacional, para cair em conta, por exemplo, com o PIX estes ocorrerão imediatamente. 

E não é só isso: as transações poderão ser feitas 24 horas por dia e ainda aos finais de semana e feriados. Em apenas 10 a 15 segundos, a transação realizada, seja uma transferência, pagamento, etc., estará concluída.

Estas transações poderão ser feitas a partir do smartphone do usuário, virtualmente, ou em estabelecimentos físicos, para pagar contas diversas, recolher o imposto de renda, taxas e muitas outras cobranças. E detalhe: não há limite de valor.

 

Pagamento com PIX: Como Funciona?


É bem provável que você já tenha conhecimento de uma das formas mais práticas e revolucionárias de pagamento que já está sendo amplamente utilizada: o QR Code.

A nível de conhecimento, QR Code é a abreviação de Quick Response Code, ou, traduzindo, Código de Resposta Rápida. Este código é único e em formato 2D. Hoje é muito utilizado em documentos, contas, pagamentos, links e muito mais.

O QR Code deixou de ser tendência e passou a virar realidade pelo Banco Central. O pagamento com PIX vai funcionar com o QR Code e se dará de duas maneiras:

 

- O QR Code dinâmico: trata-se de um código único e exclusivo para cada transação realizada. Nele estão contidas informações importantes, evitando desvios de dinheiro; 

- O QR Code estático: é um único código também exclusivo, mas este vale para múltiplas transações, com um valor fixo ou especificado pelo pagador no momento da transação. Será muito usado por lojistas e comerciantes em geral.

 

PIX Pagamento Online

Com certeza será uma forma ágil, segura e bastante utilizada por comerciantes e usuários em geral. É o futuro já no presente, mudando a forma de pagar contas e compras.

Fato é que ainda existem muitos detalhes técnicos para ser definidos, mas o Banco Central afirma que o PIX Pagamento Online irá estrear já com suporte ao QR Code, o que nem poderia ser diferente, principalmente para pagamentos.

A função de transferência, que permite que o usuário receba um determinado valor apenas lendo o QR Code gerado pelo pagador, ainda ficará para uma fase futura. Com certeza em 2021 ainda teremos muitas novidades a respeito.

Aprofunde seu conhecimento e saiba como receber pagamento online!

 

PIX como Solução de Pagamento para o Varejo


O PIX pagamento para as empresas e para os negócios pode ter seu significado bem representado em 3 palavras: segurança, praticidade e agilidade. E isto também vale para os consumidores, ou seja, será opção segura de solução de pagamento para o varejo. Pode ser considerado ainda como o fim da burocracia nas transações financeiras.

E se o PIX der certo, e tem tudo para dar, vai com certeza extinguir totalmente o TED, DOC e até os boletos bancários, pois todos eles cairão em natural desuso.


Pagamento Instantâneo PIX

O pagamento Pix é instantâneo porque tudo acontece de forma rápida, online e instantânea. Isto quer dizer que você consumidor poderá fazer uma compra e pagá-la apenas com a aproximação do seu smartphone, por exemplo, utilizando o QR Code.

Você lojista, varejista, e-commerce, etc., receberá o valor da venda instantaneamente, em segundos, mesmo que seja de madrugada, ou no final de semana ou em um feriado. Não há assinaturas, digitação de senhas ou qualquer outro tipo de validação física: tudo é online, pelo PIX.

Ok, você já sabe o que é PIX. Mas como anda o estado das finanças da sua empresa? Otimize seu controle financeiro com o GestãoClick, sistema que descomplica a gestão de milhares de MEIs, micro e pequenas empresas com parceiros importantes, como a integração Banco Inter + emissão de boleto grátis (conta PJ), veja:

Para ir além deste recurso, cadastre abaixo* e experimente todas as funcionalidades do sistema por 10 dias grátis!

*Não solicitamos dados de pagamento, basta cadastrar e usar, simples assim!