QVT- Qualidade de vida no trabalho: o que é?
A sigla QVT significa Qualidade de Vida no Trabalho. Mas o que isso realmente quer dizer? Nosso artigo especial sobre assunto irá lhe explicar tudo sobre o tema!
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A sigla QVT significa Qualidade de Vida no Trabalho. Mas, afinal, o que isso realmente quer dizer?
Esse conceito é amplo, mas podemos resumi-lo na tentativa de encontrar o equilíbrio entre a conjuntura do ambiente corporativo (no que diz respeito ao bem-estar dos colaboradores) e a eficiência dos processos empresariais.
Em outras palavras, é como se a QVT fosse um indicador que medisse a satisfação dos funcionários durante o exercício de suas funções na empresa.
Quer entender um pouco mais sobre isso? Continue acompanhando e boa leitura!
Por que implementar esse conceito nas empresas?
Sabemos que o número de colaboradores que desenvolvem doenças físicas e mentais em razão do ambiente de trabalho ou da função que exercem cresce a cada dia. Isso não deve ser tratado como um tabu pelos gestores e nem mesmo como forma de depreciação do funcionário perante a chefes e colegas. Afinal, trata-se de um tema bastante sério.
Ao longo dos anos, gastamos boa parte das horas dos nossos dias realizando tarefas profissionais. Por isso, se não tiver o reconhecimento devido ou um ambiente que estimula o crescimento do colaborador, provavelmente haverá um forte impacto tanto na saúde dos empregados quanto nos resultados da organização.
Por isso, o conceito de QVT deve ser implementado no ambiente corporativo antes que o número de atestados médicos, falhas e demais problemas aumentem.
Quais são os fatores que ajudam a definir a QVT?
Diversos fatores podem influenciar na qualidade de vida no trabalho, como:
- Satisfação com a atividade exercida e com os feedbacks recebidos;
- Motivação pessoal para exercer determinada função;
- Oportunidades de crescimento por meio do desenvolvimento nos âmbitos pessoal e profissional;
- Reconhecimento por parte dos gestores em relação a feedbacks adequados e remuneração e benefícios justos;
- Clima organizacional;
- Flexibilização do horário de trabalho;
- Plano de carreira;
- Segurança no trabalho por meio de equipamentos e ambientes adequados ao exercício da função.
Quais os benefícios gerados?
A QVT, de certa forma, tem como principal objetivo proporcionar bem-estar aos colaboradores, ao mesmo tempo que assegura o rendimento e a saúde desses profissionais.
Assim, ambas as partes saem ganhando: a equipe se encontra em um ambiente mais saudável e a empresa retém funcionários e se beneficia com o aumento da produtividade na área administrativa, operacional, comercial, e todas as demais.
Então, veja abaixo os principais benefícios que uma boa QVT proporciona para as equipes e para os empresários:
Como fazer a implementação?
Mas, afinal, o que fazer para implementar a qualidade de vida no trabalho? Em quais projetos investir ou quais ações adotar?
Antes de tudo, é fundamental fazer um diagnóstico — honesto! — da situação atual do ambiente corporativo. Você deve se perguntar:
- Quais melhorias e inovações você pode adotar?
- A remuneração e a jornada de trabalho são, de fato, adequadas? Você oferece igualdade nas oportunidades para todos?
- Quais são as reclamações mais frequentes dos colaboradores? Eles têm autonomia para exercer as funções as quais foram designados?
- As condições do local de trabalho são adequadas? Os materiais e equipamentos disponibilizados são de qualidade?
- Há máquinas e/ou ferramentas tecnológicas ou softwares de gestão empresarial para auxiliar a automatização das tarefas?
- Há muitos acidentes de trabalho? Quais são as causas mais frequentes?
Medidas para melhorar a QVT
Somente a partir das respostas às perguntas feitas acima será possível formular projetos adequados às mudanças necessárias. Para garantir que isso seja feito da melhor maneira possível, veja algumas medidas nas quais você pode basear suas decisões:
- Criar sistemas de recompensa, como campanhas motivacionais;
- Investir no desenvolvimento e na especialização dos funcionários por meio de cursos e treinamentos;
- Fornecer avaliações de desempenho reconhecendo os pontos fortes e fracos dos membros da equipe;
- Definir e permitir horários de trabalho flexíveis e considerar o modelo de trabalho home office algumas vezes por semana;
- Investir em softwares ou equipamentos que facilitem a rotina de trabalho, melhorando os seus resultados e facilitando procedimentos executados pelo colaborador;
- Dar um dia de folga (sem descontar no salário ou no banco de horas) no dia, semana ou mês de aniversário do colaborador;
- Definir um plano de carreira;
- Estimular a criação e participação em projetos culturais, eventos e palestras.
Investir na qualidade de vida no trabalho é investir no próprio negócio, já que funcionários satisfeitos cooperam mais, se comprometem mais e geram retornos maiores e mais significativos.
Como visto aqui, o conceito de QVT engloba muitos aspectos, mas todos têm a mesma finalidade: equilibrar o bem-estar físico e mental dos funcionários e a produtividade das empresas.
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Fernando Guarany
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