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Presença Online: qual a importância de desenvolver minha empresa na internet?

Estar na internet hoje em dia é, praticamente, um requisito para o sucesso de vendas — tanto online, quanto presencialmente. Afinal, a internet de modo geral é utilizada como um meio de pesquisa e, cada vez mais, as redes sociais e sites se tornam um canal que possibilita a busca por produtos, serviços e informações. […]

Por Ivan Vilela
Atualizado em
Presença Online: qual a importância de desenvolver minha empresa na internet?

Estar na internet hoje em dia é, praticamente, um requisito para o sucesso de vendas — tanto online, quanto presencialmente. Afinal, a internet de modo geral é utilizada como um meio de pesquisa e, cada vez mais, as redes sociais e sites se tornam um canal que possibilita a busca por produtos, serviços e informações. E, para resolver isso, a presença online de um negócio é o caminho. 

Em apenas um ano, de 2023 para 2024, a internet ganhou 6,1 milhões de novos usuários no Brasil, de acordo com o relatório Digital Brazil 2024. Ao todo, o país registra 187,9 milhões de usuários, o que representa 86% da população total. Todos esses números nos mostra que, além da presença física, o ambiente online e virtual se tornou uma portal de novas possibilidades. 

Por isso, se fazer presente no mundo virtual é importante para para possibilitar que tantas pessoas, a nível regional, nacional ou internacional, tenham acesso ao seu conteúdo, ao seu serviço e aos seus produtos. 

Dessa forma, para ajudar você a entender um pouco mais sobre esse assunto e a estruturar sua estratégia de presença online, preparamos um conteúdo cheio de informações onde você irá tirar todas as suas dúvidas. 

Acompanhe com a gente!

O que é presença online?

Presença online é a forma como uma empresa ou negócio se apresenta e se comunica na internet. Essa estratégia inclui diferentes ações, como a criação e manutenção de um site, perfis nas redes sociais, blogs, lojas virtuais, e qualquer outra plataforma digital que ofereça interação com o público. 

Ter uma presença online constante é essencial para garantir que a sua marca seja encontrada pelos clientes em potencial e mantenha-se competitiva no mercado digital. Para além disso, traz diversos outros benefícios para um negócio, como. 

  • Aumento da visibilidade da marca;
  • Possibilidade de alcançar um público maior e diversificado;
  • Capacidade de interagir diretamente com os clientes;
  • Acompanhar de perto o comportamento do público; 
  • Realizar vendas diretas ou indiretas;
  • Criar suporte e construindo relacionamentos duradouros.

Para tornar tudo isso possível, é necessário realizar diferentes tipos de movimentos que permitirão sua empresa chegar às pessoas de forma integrada, completa e certeira. A gestão de redes sociais, otimização do seu site, campanhas pagas e conteúdos de qualidade são algumas delas. 

Continue com a gente para entender mais a fundo sobre cada uma desses assuntos e para colocar sua empresa na internet de forma eficiente!

Porque empresas precisam estar na internet?

Como falamos anteriormente, estar na internet é essencial para as empresas que desejam alcançar um público maior e mais diversificado. 

Com a digitalização aumentando a cada dia, os consumidores estão cada vez mais procurando produtos e serviços online, e uma presença digital forte permite que a sua empresa seja encontrada por esses potenciais clientes. 

Além disso, estar na internet facilita a comunicação e interação com o público, permitindo que as empresas ofereçam um atendimento mais ágil e personalizado.

Por isso, é essenciar entender como fazer esse processo de forma eficiente. Entenda com a gente! 

Qual tipo de empresa deve estar presente online? 

Para essa dúvida, a resposta é simples: qualquer tipo de empresa, independentemente do tamanho ou setor de atuação, deve investir na presença online. 

Pequenas e médias empresas, por exemplo, podem se beneficiar ao expandir sua visibilidade e alcançar um público maior. Alpem disso, permite que elas se igualem com empresas maiores, utilizando estratégias de marketing digital eficientes e de baixo custo para atrair e reter clientes.

Por sua vez, para as grandes empresas estar online é crucial para manter a relevância no mercado, fortalecer a marca e interagir com consumidores em escala global. 

Nesse sentido, empresas do setor de e-commerce, serviços, entretenimento, e até mesmo indústrias tradicionais, como as do setor agro, podem usar plataformas digitais para otimizar operações, melhorar o atendimento ao cliente e aumentar as vendas. 

Ou seja, estar presente online é uma necessidade para todas as empresas que desejam crescer e se adaptar ao mercado.

A comunicação offline deixou de existir?

Embora estejamos conversando sobre a importância da comunicação online e da presença digital, a comunicação offline não deixou de existir e continua desempenhando um papel importante nas estratégias de marketing das empresas. 

Os canais mais tradicionais, como anúncios em jornais, panfletos, banners, outdoors e os anúncios em revistas, rádio e televisão, ainda alcançam um público importante, principalmente em regiões menos avançadas digitalmente.

Por isso, antes de aplicar qualquer estratégia, é necessário entender o seu público e o comportamento de consumo dele. 

Em alguns casos, eventos presenciais, como feiras, conferências e encontros de networking, também são essenciais para estabelecer relacionamentos e construir uma presença de marca sólida.

Sendo assim, a integração entre comunicação online e offline é o melhor caminho para uma estratégia de marketing bem-sucedida. 

Afinal, dessa forma, você consegue incluir todo o seu público que já está acostumado com as ações tradicionais e amplia as possibilidades de atrair novos clientes, além de oferecer mais um canal de comunicação para o público que acompanha seu negócio. 

Qual a diferença entre a comunicação online e offline?

Entender a diferença entre a comunicação online e offline é essencial para traçar as estratégias corretas de marketing da sua empresa. Afinal, é dessa forma que você entenderá quais ações impactam o seu público e de que forma isso acontece. 

A principal diferença entre a comunicação elas está no meio utilizado para transmitir as mensagens. 

  1. A comunicação online utiliza a internet e plataformas digitais, como websites, redes sociais, e-mails e aplicativos de mensagens, permitindo interações em tempo real e alcançando um público global de forma rápida e eficiente. 
  1. Já a comunicação offline envolve canais tradicionais, como televisão, rádio, jornais, revistas e eventos presenciais, que geralmente possuem um alcance mais local e uma velocidade de resposta mais lenta.

Ainda que bastante diferentes, ambas possuem modos de impactos, resultados e funcionamento diferentes. Contudo, são essenciais para uma boa estratégia de marketing. 

Cenário das empresas na internet 

Como falamos anteriormente, 86% da população brasileira utiliza a internet. Isso é um marco na presença digital e que tende a crescer cada vez mais. E todo esse cenário permite que as pessoas consigam ter acesso à diversos negócios, conhecer e comprar produtos e conversar com times de atendimento, tudo de forma remota. 

Por isso, empresas têm se beneficiado cada vez mais com a internet e com a presença online. A partir do perfil dos consumidores, é possível traçar estratégias que alavancam as vendas e o valor da marca. 

Confira com a gente os principais dados do comportamento do público quando o assunto é empresas e vendas pela internet: 

presença online

Quando olhamos para esses números, entendemos como é importante levar a nossa empresa, mesmo que física, para o mundo online. 

Em 2020, de acordo com Centro Regional de Estudos para a Sociedade da Informação (Cetic), 54% das empresas do Brasil, ou seja, mais da metade de todos os CNPJs abertos nos país, possuiam um site para vender a sua marca e/ou seus produtos. Já nas redes sociais, 78% das empresas já estavam presentes, inclusive realizando vendas totalmente a partir do Whatsapp e Instagram, por exemplo. 

A partir desse mesmo ano, com o início da pandemia de Covid-19, os números cresceram ainda mais. Afinal, a partir do isolamento social, as empresas precisaram se manter online para que pudessem atender às demandas dos seus clientes a distância. 

Como promover presença online de uma empresa?

Agora que você já entendeu a importância da presença online para o avanço dos resultados da sua empresa, está na hora de entender como fazer isso acontecer de forma eficiente. 

Diferentes passos e ações são possíveis para concretizar essa estratégia. Conhecer o seu público e a forma de impactálos é o primeiro grande passo para traçar todos os objetivos e a forma de execução de todas as ações. 

Acompanhe com a gente e entenda como colocar esse processo em prática!

Defina objetivos

Comece identificando o que você deseja alcançar com sua estratégia online. Os objetivos podem variar desde aumentar a visibilidade da marca, gerar leads qualificados, aumentar as vendas, melhorar o engajamento nas redes sociais, até oferecer um melhor atendimento ao cliente.

Para definir objetivos, uma possibilidade é seguir o método SMART: 

  1. Specifc (Específica) – Metas bem definidas e claras;
  2. Measurable (Mensuráveis) – Critérios bem definidos e possíveis;
  3. Achievable (Atingíveis) – Metas alcançáveis para a realidade da empresa;
  4. Realistic (Realista) – Metas que sejam possíveis de realizar e que sejam relevantes;
  5. Timely (Tempo definido) – Prazo claro e, também, realista.

A partir disso, você pode criar ações direcionadas e campanhas de marketing que realmente impactem o seu público, aumentando a eficácia da sua presença digital.

Redes Sociais

As redes sociais são fundamentais para fortalecer a presença digital de uma empresa, aumentando a visibilidade da marca, promovendo produtos e construindo relacionamentos com os clientes. 

Contudo, a constância de postagens é crucial para manter a marca presente na mente dos consumidores e garantir um bom desempenho nas plataformas. Algoritmos das redes sociais favorecem contas que publicam regularmente, o que aumenta o engajamento e a interação com o público.

Em todas as redes sociais, é importante entender como o seu público interage com as publicações, além da finalidade de cada uma. O LinkedIn, por exemplo, é um local para beneficiar a marca, não vender produtos. Já o Instagram e o Facebook permitem que você venda diretamente seus produtos e serviços. 

Ou seja, a estratégia precisa ser pensada especificamente para cada uma das plataformas. 

Entenda os movimentos da internet

Compreender o movimento da internet é essencial para otimizar a presença digital da sua empresa. O comportamento online dos consumidores está em constante mudança, influenciado por novas tecnologias, tendências e plataformas. 

Por isso, analisar esses padrões ajuda a identificar oportunidades e ajustar suas estratégias de marketing digital para melhor atender às necessidades do público-alvo. Por isso, monitorar tendências de busca, acompanhar discussões em redes sociais e utilizar ferramentas de análise de dados são passos importantes para se manter atualizado.

Tenha um site bem construído

Ter um site bem construído é essencial para a presença digital de qualquer empresa. Um site otimizado para SEO melhora a visibilidade nos motores de busca e atrai  mais visitantes e potenciais clientes. 

Além disso, um design responsivo garante que o site funcione bem em dispositivos móveis, proporcionando uma experiência de usuário positiva e aumentando o tempo de permanência no site.

Invista em Marketing de Conteúdo

Qual a melhor maneira de ter presença online, atrair um público e conquistar a sua confiança? Acertou se falou que é por meio de conteúdo relevante e de qualidade! 

O Marketing de Conteúdo é uma das formas mais eficazes de atrair público para seu site de forma orgânica e responsável.

Para isso,  o ideal é criar e compartilhar conteúdo relevante e de qualidade para atrair e engajar a o público, aumentando a visibilidade da marca e estabelecendo sua autoridade no mercado. 

Para investir nessa estratégia, há diferentes formas de conteúdo que ajudam nos resultados, como: 

  • Blogs e post blogs (com técnicas SEO);
  • E-books;
  • Vídeos;
  • Infográficos;
  • Podcasts e/ou pílulas informativas.

Para que essa estratégia seja realmente eficiente, é necessário entender as demandas do seu público. Afinal, por meio desse tipo de conteúdo você irá levar respostas e informações que impactam diretamente a rotina das pessoas. 

É preciso pensar quais são as dores delas e tentar saná-las por meio dos conteúdos criados. 

Conteúdo informativo em vídeos curtos

Conteúdos informativos em vídeos curtos estão dominando as redes sociais, como Instagram, Facebook e TikTok. 

Esse modelo de conteúdo é ideal para compartilhar dicas, tutoriais, novidades e insights de maneira dinâmica e atraente, aumentando o engajamento e o alcance da marca.

No caso de empresas — que é bem diferente de influenciadores e criadores de conteúdos de humor, por exemplo — não ajuda apenas a manter a atenção dos consumidores, mas também fortalece a presença digital da marca.

Acompanhe e mensure resultados e métricas

Por fim, entender quais foram os resultados obtidos e saber interpretá-los é o que permitirá você a continuar no caminho certo para ter uma forte presença online. 

Por isso, utilizar ferramentas de análise, como Google Analytics e insights das redes sociais, permite avaliar o desempenho das suas estratégias e perceber possíveis áreas a serem melhoradas.

Além disso, monitorar métricas como tráfego do site e engajamento nas redes sociais ajuda a entender o impacto real e diários das suas ações.

Dessa forma você perceber que as ações realizadas até o momento não estão gerando o resultado esperado, é possível traçar rotas diferentes e entender quais movimentos derão errado para não repeti-los. 

Conclusão

Em síntese, a presença digital ajuda a expandir os horizontes de uma empresa e promove uma maior aproximação com o seu público, uma vez que as pessoas terão acesso a produto, serviços ou contato não apenas por meio presencial e físico, mas também online. 

Se feito da maneira correta, ela ajuda a alavancar os resultados de venda e metas de marketing de forma orgânica e, também de trafego pago. 

Agora que você conhece todo o processo, a sua importância e como fazer de forma eficiente, está na hora de colocar em prática. 
Além disso, para não perder nenhuma novidade sobre o mundo dos negócios e impulsionar ainda mais a sua empresa, a sua marca e os resultados de venda, acesse o Blog da GestãoClick e conheça todas as novidades.

Ivan Vilela

Ivan da GestãoClick

Ivan é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto e possui pós-graduação em Revisão e Preparação de Textos pela PUC Minas. Amante da comunicação, ele se destaca pela habilidade de se conectar e dialogar com profissionais de todos os perfis.
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