Sabemos que a tecnologia propõe cada dia mais novidades e soluções que visam facilitar e agilizar a vida de pessoas e empresas, sendo vital inclusive para a economia mundial. Uma de suas novidades é o QR Code, que chegou tímido e vem revolucionando a forma de comprar e pagar mundo afora.
Nem tão novidade, pois o QR Code surgiu originalmente em 1994, ele vem trazendo soluções para os mais variados segmentos. Empresas e o comércio em geral gostaram da ideia e muitos ainda estão se adaptando a ela, seja por falta dos recursos tecnológicos necessários, seja por falta de conhecimento.
Seja como for, é muito importante fazer uso do QR code, que vem sendo adotado por grandes empresas e pela mídia em geral. Neste artigo, você vai conhecer um pouco mais deste recurso tecnológico, suas funcionalidades, aplicações e principalmente como ele vai beneficiar você e o seu negócio.
Saiba mais → Intermediador de Pagamentos: como escolher a melhor opção?
QR code: o que é?
O QR Code nada mais é do que um gráfico em 2D. Sua aparência inicial não revela, de pronto, sua importância, pois mais parece uma caixa preta com outras tantas caixinhas dentro, subdivididas em pequenas linhas brancas que se misturam, aparentemente, em uma grande confusão.
Mas ele não foi criado para ser bonito e sim para ser útil. Dentro desta caixinha “feia” constam todos os dados que são pré-estabelecidos, sejam números de telefone, SMS, códigos, textos ou até mesmo dados de um website, aplicativo, entre outros.
QR Code veio da palavra em inglês Quick Response Code. Até certo tempo, eram necessários alguns aplicativos específicos para a leitura dos QR Code, mas hoje ele é facilmente escaneado pelas câmeras de qualquer smartphone, levando o usuário ao destino pré-estabelecido no QR Code lido.
Cada QR Code pode armazenar cerca de 4.296 caracteres alfanuméricos, 2.953 binários, 7.089 numéricos e armazena até mesmo 1.817 caracteres do alfabeto japonês/kanji.
E quem define ou insere os dados no QR Code? É o próprio usuário quem define tudo o que será ‘inserido’ nesse código e atualmente ele é usado em estratégias de marketing, para pagamentos em lojas, estacionamentos, etiquetas, cardápios de restaurantes e muitos outros locais.
Como ler QR code?
Tanto para os iOS (iPhone) quanto para os dispositivos Android, para a leitura de QR Code basta abrir o app nativo de câmera do aparelho e apontá-la para o QR Code que se pretende ler.
Na maioria das vezes, é necessário que o smartphone esteja conectado à internet para dar seguimento ao processo, tendo visto que o QR Code funciona como uma espécie de mapa que leva à algum lugar ou até mesmo executa alguma função.
Como usar QR Code em empresas?
O QR tem inúmeras utilidades para o mundo empresarial, principalmente para o comércio em geral. Trata-se de mais uma importante ferramenta de comunicação que vai atuar diretamente na melhoria da identidade, divulgação da marca e principalmente na proximidade com o público-alvo/consumidor, além de facilitar o seu controle financeiro.
Ele pode ser utilizado para fazer pagamentos, tanto em canais online como em lojas físicas, sem a necessidade de senhas ou digitações. Pode também levar o consumidor para o seu site, para uma promoção específica ou estar presente em uma etiqueta ou catálogo, e quando acessado, contar em um vídeo, por exemplo, toda a história daquele item.
São inúmeras as suas aplicações e é uma alternativa tecnológica bem arrojada e que traz economia, pois ocupa muito menos espaço nas publicações, pode ser facilmente inserido em diversos locais diferentes, é seguro e único, agilizando diversos processos diferentes.
QR code para empresas
Grandes empresas brasileiras têm trabalhado arduamente com o desenvolvimento de QR Code exclusivos, como Magazine Luiza, Mercado Livre, iFood, entre outros. No entanto, o QR Code não é de uso exclusivo de grandes organizações, muito pelo contrário, PME’s já o utilizam em larga escala.
Imagine seu cliente almoçando em seu restaurante e tendo a possibilidade de pagar a conta com a câmera do seu celular, aproximando-o de sua maquininha de pagamento, sem senhas ou digitações. Isto já é possível e já vem sendo muito utilizado.
A chegada do PIX também garantiu uma maior popularidade do QR Code, ao facilitar os pagamentos, e a maioria das instituições financeiras tiveram que correr atrás do tempo para garantir a funcionalidade.
Além disso, usar o QR Code em sua PME mostra que você está sempre atento às evoluções tecnológicas e do mercado, vai melhorar o desempenho do seu negócio, conquistar mais clientes e manter os já fidelizados.
Aplicativo de QR code
E como criar o meu QR Code, de meus produtos, do meu negócio? Existem alguns apps gratuitos, como o gerador de QR Code da Nuvemshop, e outros pagos que podem fazer isto para você. Entre os gratuitos, você poderá optar entre Website, vCard, Texto, Email, SMS, Twitter, WiFi e Bitcoin.
Vale lembrar que estes QR Codes gratuitos não são totalmente editáveis nem tão pouco rastreáveis. Uma vez escolhido, é hora de configurar, preenchendo os campos pertinentes com todas as informações necessárias como um link, um texto, dados de contato ou outras informações relacionadas.
Em seguida, basta selecionar “Criar QR Code” e pronto. Você ainda tem a possibilidade de customizá-lo com algumas características exclusivas. Os chamados QR Codes estáticos são gratuitos e não perdem a validade. No entanto, não será possível editá-lo rastrear os scans do mesmo.
Existem ainda as opções pagas, onde a customização é bem maior. Atualmente, para a leitura do QR Code, na maioria dos smartphones mais modernos basta aproximar a câmera do aparelho para que a leitura seja efetivada. Para os antigos, pode ser necessário instalar um app de leitura.
Pagar com QR Code
Esta foi uma novidade que verdadeiramente revolucionou a maneira como consumidores do mundo todo pagam suas compras e até mesmo contas. No Brasil, esta funcionalidade já existia, mas se tornou mais popular, como já dissemos, com a chegada e ampla publicidade do PIX.
A leitura do QR Code é feita na hora e de forma bem simples e rápida, bastando para tanto que o cliente aponte a câmera do celular para escanear o QR Code e efetivar o pagamento.
As taxas comerciais deste modelo de pagamento geralmente são bem mais baixas e vantajosas para a empresa, o que torna o QR Code mais vantajoso ainda, pois além de ser uma forma prática, rápida e totalmente segura de pagar para o consumidor, o comerciante também lucra na hora de receber.
Agora que você já sabe todas as vantagens de utilizar o QR Code em seu negócio, aproveite e saiba como o sistema de gestão empresarial GestãoClick vai facilitar a gestão do seu negócio, através desse intermediador de pagamento.