Um registro de vendas é como uma agenda do seu negócio, um monitoramento diário das entradas e saídas, além de que outros dados, como quem comprou, quantas unidades, descontos, juros ou parcelamentos aplicados àquela compra.
É uma prática quase obrigatória em qualquer negócio, já que assegura ao gestor saber a quantidade exata de recursos disponíveis e possibilita descobrir irregularidades nos processos da empresa.
No entanto, apesar de parecer um procedimento simples, o registro de vendas possui vários usos e benefícios. Quer saber quais são? Então continue lendo e confira!
Qual a importância de fazer um registro de vendas?
Não monitorar o fluxo de caixa do seu negócio é um risco que não vale a pena correr. Sem esse acompanhamento, você pode cometer erros como fazer investimentos a longo prazo e não ser capaz de mantê-lo, não ter consciência da relação entre oferta e demanda dos seus produtos, entre outros que podem prejudicar seu desempenho e, consequentemente, seu lucro.
Por isso, é importante manter um registro de vendas constante, não apenas para monitorar sua disponibilidade de recursos, mas também por ajudar na:
Tomada de decisões
Ter um padrão de entradas e saídas na empresa ajuda na tomada de decisões, já que forma um indicador sólido dos recursos disponíveis no momento atual e no futuro.
Por exemplo, ao decidir implantar uma plataforma de universidade corporativa, o registro ajudará mostrando se o quanto a empresa lucra é suficiente para contratar tal serviço e se continuará sendo ao logo do tempo, já que normalmente universidades corporativas são usadas em espaços de tempo maiores.
Relações com os clientes
Saber o que seu cliente está comprando, em que quantidade e com que frequência ajuda a formar um perfil do consumidor mais completo. Além disso, ajuda a escolher a melhor forma de abordá-lo em futuras propostas, como quais produtos oferecer, em que época e quais estratégias ajudam na fidelização do cliente, como combos, cupons de desconto, entre outros.
O registro é útil não apenas na hora de categorizar um cliente, mas também seu público-alvo, por meio da comparação entre antigos negócios, analisando o que os compradores apresentam em comum. Por exemplo, se entre dez das suas vendas, oito clientes eram donos de empresas de pequeno porte e todos fecharam negócio no fim do ano. Com essa análise, você pode prever o público mais interessado no seu produto e a melhor época para abordá-lo.
Sua relação com os clientes não anda boa e a fidelidade está baixa? Confira o texto com os 7 pecados capitais do relacionamento com clientes e entenda que erros você pode estar cometendo e como evitá-los!
Popularidade e demanda
Manter um registro de vendas também ajuda a indicar qual produto tem sido comprado com mais frequência, ou seja, qual é mais popular e atinge um público-alvo maior.
Com essas informações, a empresa tem a oportunidade de investir em aumentar a qualidade de seus outros produtos que não têm lucrado tanto, com a segurança de que não correm grandes riscos devido a popularidade e lucro estável do produto principal.
Caso tal serviço seja o único que a empresa oferece, ela tem a chance de se especializar no assunto e criar propriedade, que inspira respeito e confiança nos clientes.