Materiais gratuitos
Início » Blog » Empreendedorismo » Software Como Serviço: vantagens para PME’s

Software Como Serviço: vantagens para PME’s

Você sabe o que é um software de serviço? Vamos falar a respeito, sobre software baseado na nuvem, e as inúmeras vantagens do Saas. Saiba mais!

Por GestãoClick
Atualizado em
Software Como Serviço: vantagens para PME’s

Todos sabemos que a tecnologia, ao longo dos anos, vem disponibilizando recursos cada vez mais inovadores. O que mudou de fato foi o acesso a estes recursos, que hoje é muito mais facilitado. Um bom exemplo disto são os softwares de serviço.

Presente hoje na casa da maioria das pessoas e também em quase todas as empresas, principalmente as PME’s, o software como serviço ou SaaS – Software as a Service revolucionou e, principalmente, facilitou o acesso à serviços de tecnologia que até pouco tempo atrás eram até inexistentes.

Você sabe o que é um software de serviço? Neste artigo vamos falar um pouco mais sobre ele, conceitos, como surgiu, os serviços na nuvem tanto para empresas como para uso doméstico, as soluções empresariais que utilizam este serviço e muito mais. Confira.

Software como serviço: o que é?

Por conceito, o SaaS, ou Software como Serviço, é um modelo inovador de uso de softwares baseados na nuvem. Isto quer dizer que todo o sistema fica alojado remotamente e só é acessado através da internet.

Isto deixa para trás aquela prática de instalação de softwares para que se pudesse utilizar um aplicativo ou outro e seus respectivos recursos. O conceito é simples: a desenvolvedora e/ou fornecedora do app disponibiliza o acesso ao software mediante o pagamento de uma mensalidade, trimestralidade ou anualidade.

Desta forma, o consumidor adquire um serviço e poderá utilizar as funções daquele software em questão, deixando de adquirir, como acontecia antigamente, o produto ou o software que necessitava de instalação prévia, ocupando muitas vezes espaço em disco físico, para funcionar.

Segundo o conceito ainda, tudo funciona online, basicamente através da nuvem e a empresa ou pessoa que contrata essa forma de software, geralmente, paga apenas pela utilização das funcionalidades requeridas e previamente contratadas, das quais necessita.

É comum que as fornecedoras destes programas organizem pacotes com preços e serviços diferenciados, viabilizando a aquisição do mesmo pelo usuário. Existem ainda alguns modelos de SaaS gratuitos e que oferecem serviços extras, mais completos, que são pagos a parte e são opcionais.

Software em nuvem como serviço

Sejam aplicativos de uso doméstico ou empresarial, os softwares em nuvem como serviço proporcionam um menor custo operacional, principalmente para as empresas, uma vez que todos os dados gerados são armazenados na nuvem.

Desta forma, usuários domésticos, por exemplo, não precisam de Hard Disks imensos em seus equipamentos para guardarem seus softwares e arquivos e muito menos as empresas, que deixam de gastar dinheiro com servidores e espaço físico e passam a utilizar os servidores do seu fornecedor.

Além disso, a acessibilidade é total, para todos da empresa e em qualquer lugar que tenha internet, de qualquer dispositivo (móvel ou não).


Sistema ERP Online

Vantagens do SaaS: software como serviço

Podemos dizer que existem inúmeras vantagens do Saas. Confira algumas delas:

• Sem licença e sem manutenção: nota-se uma significativa redução de custos uma vez que há a eliminação da aquisição de licença de uso, isto porque o consumidor/empresa vai pagar pelo acesso e pelo serviço, como se fosse uma assinatura.

Além disso, no caso de uma empresa, não precisará investir em uma infraestrutura tecnológica para o seu sistema, pois tudo é acessado remotamente, através de conexões online na nuvem.

• Confiabilidade e Segurança de dados: atualizações recorrentes: toda e qualquer atualização é feita exclusivamente por conta do desenvolvedor/fornecedor do software, sem ônus para o consumidor/empresa.

Além disso, os dados armazenados na nuvem, possuem máxima confiabilidade e segurança. No caso de uma empresa que use um software ERP, por exemplo, há ainda a possibilidade de distinguir acessos, conforme a necessidade de gestão. Isto garante também a Segurança da Informação.

• Total Mobilidade: você acessa o sistema de onde estiver, em qualquer horário e de qualquer dispositivo que tenha acesso a internet.

• Sistemas personalizáveis: a maioria das soluções SaaS possuem total personalização conforme as necessidades do consumidor e/ou da empresa. No caso de sistemas de gestão empresarial, estes programas se adaptam perfeitamente às especificidades do negócio, além de automatizar e otimizar vários processos da empresa.

• Custos previsíveis: quem contrata este tipo de serviço sabe antes exatamente o quanto vai gastar, sem sustos. Além disso, é possível contratar novas funcionalidades ou mesmo se desfazer delas, quando necessário ou conveniente.

• Escalabilidade: toda contratação é feita com base nas necessidades da empresa naquele momento. Havendo necessidade de novas funcionalidades, mais espaço de armazenamento, entre outros, estas podem ser contratadas sempre que necessário.

• Integração com sistemas offline/online: alguns sistemas de gestão podem se integrar perfeitamente aos sistemas da empresa, em sua própria infraestrutura física. Desta forma, é possível trabalhar online e offline.

Além disso, a maioria deles possuem conexão com programas de terceiros, como os aplicativos que intermediam pagamentos (PagSeguro, PayPal, etc.).

Exemplo de software como serviço SaaS

Existem muitos exemplos de software como serviço SaaS no mercado, tanto de âmbito doméstico como empresarial. Confira os principais:

• Netflix: provedora global de filmes e séries de televisão via streaming;

• Spotify: serviço de streaming de música, podcast e vídeo;

• Dropbox: serviço para armazenamento e partilha de arquivos na nuvem;

• Microsoft Office 365: serviços de e-mail, armazenamento na nuvem de arquivos, calendário e ferramentas do Office;

• Zendesk: serviços de atendimento ao cliente com hospedagem na nuvem;

• Teravoz: SaaS que faz gestão de telefonia via voip e PABX virtuais;

• GestãoClick: sistema de gestão empresarial que atende pequenas e médias empresas que trabalham com vendas de produtos e/ou prestações de serviços.

Software como serviço: contrato

Existem também várias formas de contratar softwares como serviço. Tudo vai depender do aplicativo e também do pacote e serviços disponibilizados para o consumo.

No caso do Netflix, por exemplo, que é uma provedora de filmes e séries, é possível contratar planos mensais com preços variados, sem nenhuma taxa a mais. O cancelamento é rápido e fácil também e o consumidor vai ter acesso à um acervo bem grande e seleto de filmes e grandes séries.

No caso do GestãoClick, trata-se de um sistema de gestão empresarial que oferece diversos módulos funcionais para a sua empresa como gestão de estoque, controle financeiro e contábil, gestão de vendas, notas fiscais e muito mais, conseguindo automatizar vários processos otimizando-os ao mesmo tempo.

Assim, o software como serviço, te oferece redução de custos, maior confiabilidade de dados, maior agilidade e consequente ganho de tempo e melhor gestão do negócio.

Saiba mais –> Porque um software ERP SaaS é mais eficiente para a sua empresa!

Avatar

gestao.click

Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Receba até 50% de desconto no plano anual na SEMANA DO CONSUMIDOR.
Fale com um especialista!
Garantir meu desconto

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo