7 tendências de negócios para 2022
As tendências de negócios para 2022 trazem grandes inovações e oportunidades para os empreendedores. Clique aqui agora para conhecer quais são elas!
Já sabe quais são as tendências de negócios para 2022? Em 2021 diversas transformações impactaram milhares de empresas, como a continuação do isolamento social, trabalho remoto, novos comportamentos dos consumidores e a expansão do uso da internet nos empreendimentos. Por isso, é preciso se preparar para novos desafios do próximo ano.
Esse cenário trouxe diversas mudanças para o mercado do e-commerce, que mesmo com a crise econômica apresentou um crescimento expressivo, principalmente, com diversas lojas aderindo a plataformas de e-commerce e marcando presença no ambiente digital para manter suas vendas.
Portanto, é evidente o avanço tecnológico em diversos setores, além do mercado precisar se reinventar cada vez mais para obter diferenciais e os negócios se destacarem dos concorrentes. Nesse sentido, se você quer empreender existem algumas tendências de negócios para 2022 que podem gerar mais lucro e oportunidades. Veja quais são elas a seguir!
1. Transportadora
A pandemia da Covid-19 alavancou as compras pela internet, o que fez com que o setor de logística se tornasse uma das tendências de negócios para 2022. A previsão é que as compras online continuem avançando e as empresas de transporte sejam cada vez mais requisitadas para fazer entregas de lojas virtuais.
Além disso, novas tecnologias surgem para auxiliar esse trabalho, simplificar as burocracias e coletar dados para possíveis mudanças e melhorias no serviço. Ferramentas como a inteligência artificial é capaz de reduzir problemas no setor e aumentar as chances de crescimento das empresas.
2. E-commerce
O e-commerce brasileiro chegou a faturar R$ 53,4 bilhões só no primeiro semestre de 2021, sendo um recorde. Com isso, criar uma loja virtual se tornou algo fundamental para a maioria das empresas que desejam potencializar suas vendas, atrair novos consumidores e aumentar o faturamento.
Mesmo com a retomada do comércio em lojas físicas e do trabalho presencial, a expectativa é que esse mercado cresça ainda mais e não sofra um retrocesso.
Há muitas vantagens em apostar nesse segmento, principalmente se você quer empreender e ganhar dinheiro com a internet. Isso porque esse modelo de empresa não exige loja física, resultando em uma diminuição no investimento inicial e nos custos de operação.
Além disso, os comerciantes podem vender pelo Instagram e outras redes sociais, tanto mercadorias de estoque ou produtos digitais, como os infoprodutos (e-books, cursos, videoaulas, etc).
Outra possibilidade que a plataforma de e-commerce oferece é a venda sem estoque, conhecida como dropshipping. Nesse modelo de negócio, o vendedor pode vender produtos de fornecedores e ter uma loja virtual que funciona como uma vitrine desses itens. Geralmente, o investimento necessário será na divulgação das mercadorias para atrair consumidores e obter vendas.
3. Maior “uberização” no hábito dos consumidores
O termo uberização pode ser usado em vários contextos. No campo do trabalho, ele diz respeito à economia do compartilhamento em que se vende um serviço de forma independente, sem a intermediação de empresas.
No caso dos produtos e serviços, a tendência é a maior valorização do acesso do que a propriedade. Por exemplo, um consumidor paga para usar um serviço digital, como streaming, aplicativos de transporte e entre outros.
4. Dropshipping
Como comentamos, o dropshipping permite que os empreendedores abram um negócio sem a necessidade de ter estoque próprio. Existem duas modalidades: dropshipping internacional, feito por empresas estrangeiras, e o dropshipping nacional, feito por empresas brasileiras.
O cliente fica responsável por criar um site de vendas, cadastrar os produtos na plataforma e divulgá-los para seu público, e as empresas contratadas fazem o resto.
Essa tendência de negócios para 2022 é uma grande aposta devido aos seus grandes benefícios. Um deles é que o lojista não precisa se preocupar com o controle de estoque e todas as questões que envolvem a logística. Essa será uma responsabilidade do fornecedor, como a seleção e envio do produto ao cliente.
Geralmente, nesse modelo os vendedores ganham uma comissão pelos itens vendidos no site. Por isso, o investimento em marketing é fundamental para vender mais e não ter prejuízos com seu e-commerce.
É importante sempre analisar e pesquisar bons fornecedores de dropshipping.
5. Marketing de afiliados
O marketing de afiliados une a venda de produtos digitais e a publicidade online. Nele, o empreendedor divulga os produtos de um terceiro em diferentes canais de vendas e ganha uma comissão por cada venda realizada.
Normalmente, esse vendedor trabalha com infoprodutos, que incluem a venda de um curso, e-books, materiais ricos, videoaulas, consultorias e entre outros.
6. Criação de conteúdo
O número de criadores de conteúdo cresce a cada dia no ambiente digital. Isso porque a internet oferece grandes oportunidades para as pessoas que desejam ganhar dinheiro com essa tendência de negócio. As redes sociais, por exemplo, são grandes canais de vendas e de divulgação de serviços.
Geralmente, é por meio de plataformas como o Instagram, Facebook, YouTube e Twitter que os criadores de conteúdos conquistam sua renda. Muitos desses influenciadores trabalham com parcerias com grandes marcas e como criadores de vídeos.
Hoje, muitas empresas também buscam essas pessoas para divulgar seus produtos e serviços a fim de atrair novos consumidores e aumentar o reconhecimento da marca.
7. Home office
O trabalho remoto, impulsionado pela pandemia da Covid-19, se tornou uma grande tendência de negócio para 2022. Ele foi adotado por diversas empresas e será mantido no próximo ano.
Por isso, quem deseja abrir uma empresa, pode poupar gastos utilizando esse modelo de trabalho. Afinal, a internet garante a comunicação entre os profissionais, sem a necessidade de trabalhar presencialmente.
Além disso, nas lojas virtuais, por exemplo, pode realizar muitas de suas atividades sem a presença física de um colaborador. Nesse caso, é possível contar com tecnologias que otimizam a gestão de estoque, organizam o financeiro, mensuram dados e agilizam o processo de venda.
Além disso, diversas empresas de software trabalham com revenda, e você pode se tornar um parceiro sem precisar sair de casa. No programa de revendas do GestãoClick, a adesão é gratuita, você recebe 30% de comissão e materiais para divulgação do produto em diferentes canais. Conheça mais sobre o programa de parcerias do GestãoClick em: “Programa de Parceiros GestãoClick”.
Conclusão
Agora que você conhece as tendências de negócios para 2022, você é capaz de tomar melhores decisões para sua empresa. Se você pretende iniciar um empreendimento, é possível apostar nas melhores ações e aproveitar essas oportunidades para obter sucesso com sua marca. Portanto, aproveite essas inovações para empreender e ficar por dentro das novidades do mercado.