Materiais ricos
Início » Blog » Vendas » Vendas multicanal: conheça estratégias para aumentar suas vendas

Vendas multicanal: conheça estratégias para aumentar suas vendas

Ao dispor de novas formas de venda, outros processos são criados a fim de facilitar o atendimento ao cliente. Dessa forma, as Vendas Multicanal tem como objetivo criar novas oportunidades de venda em diferentes plataformas, seja de forma online ou offline.  Nesse sentido, ao utilizar inúmeros canais de venda, se torna mais vantajoso para o […]

Por GestãoClick
Atualizado em
Vendas multicanal: conheça estratégias para aumentar suas vendas

Ao dispor de novas formas de venda, outros processos são criados a fim de facilitar o atendimento ao cliente. Dessa forma, as Vendas Multicanal tem como objetivo criar novas oportunidades de venda em diferentes plataformas, seja de forma online ou offline. 

Nesse sentido, ao utilizar inúmeros canais de venda, se torna mais vantajoso para o crescimento do número de vendas e, consequentemente, no aumento do faturamento da sua empresa. 

Pensando nisso, criamos este conteúdo para que você conheça as diferentes formas de Vendas Multicanal, garantindo o sucesso do seu negócio!

Veja o tópicos abordados no conteúdo:

  • O que são as Vendas Multicanal;
  • Quais são os tipos de canais e quais são as suas principais vantagens e desvantagens;
  • Como criar uma experiência para o seu cliente por meio das Vendas Multicanal;
  • Dica para facilitar a gestão do seu negócio. 

O que são as Vendas Multicanal?

Primeiramente, as Vendas Multicanal são estratégias para aumentar a quantidade de vendas por meio da utilização de diversos canais diferentes a fim de estender o atendimento do cliente, facilitando os processos de contato e fechamento da venda. 

Além disso, ao utilizar as Vendas Multicanal, há uma grande chance de alcance de um público de forma mais ampla, oferecendo formas de compra mais flexíveis aos seus clientes.

Ainda mais, esse tipo de venda também possui como objetivo oferecer melhores experiências mais completas e personalizadas, aumentando as chances de conversão e fidelização do cliente. 

São diversos tipos de canais para serem utilizados. Podemos citar: as lojas físicas e online, marketplaces, redes sociais, e-mail marketing, e-commerce, chatbots, sites e muitos outros. Esses tipos de Vendas Multicanal serão integradas de acordo com as formas que os seus produtos e/ou serviços são vendidos. 

Porém, ao integrar, alguns cuidados são necessários para que não ocorra problemas durante as jornadas de compra de cada canal. Por isso, é muito importante analisar o seu público-alvo e quais os processos de compra são mais interessantes e intuitivos para eles. 

No decorrer deste artigo, iremos trazer dicas para que esse processo torne-se mais fácil para ser implantado na sua empresa. 

Vantagens e desvantagens dos canais de vendas

Como foi dito anteriormente, as Vendas Multicanal consiste em vários objetivos que visam otimizar as estratégias de venda. Mas, dependendo do seu nicho de mercado e orçamentos, alguns canais podem não ser tão interessantes e vantajosos. Por esse motivo, listamos algumas vantagens e desvantagens de alguns desses canais. 

Acompanhe agora! 

Lojas Físicas

Vantagens: Através das lojas físicas, é possível criar uma experiência sensorial, ou seja, que trabalha os 5 sentidos (tato, olfato, paladar, visão e audição). O cliente também consegue testar e experimentar os produtos. Além disso, é uma das principais formas de estreitar laços entre cliente e marca. 

Desvantagens: Por ser uma loja física, alguns custos são maiores, como: aluguel, contas de água e energia, investimento em infraestrutura, limpezas e limitação geográfica.

Lojas online 

Vantagens: Não há limitação de localização, ou seja, você pode atender diversas localidades nacionais ou internacionais. Além disso, não há necessidade em investir em uma infraestrutura física e possui menor custo na operação. 

Desvantagens: Por ser uma loja online, há uma maior competitividade com outras empresas. Não há a possibilidade de experimentar os produtos antes de efetuar as compras, podendo ocorrer prejuízos para a troca dos mesmos. 

Marketplaces

Vantagens: Possibilidade de personalização de compra, maior visibilidade dos produtos e redução de custos de operação.

Desvantagens: Maior competição com outros vendedores e menor domínio sobre a experiência do cliente durante a jornada de compra.

Redes sociais

Vantagens: Maior alcance de visibilidade dos produtos, possibilidade de personalização da experiência da jornada de compra e maiores formas de criação de um relacionamento mais próximo com os clientes através das postagens.

Desvantagens: Não há a possibilidade de apresentação, de forma física, dos produtos para que os clientes possam experimentar e testar. Necessidade em investir em diferentes tipos de conteúdo (fotos, vídeos, entre outros) para manter o engajamento dos usuários. 

Como criar experiências nas Vendas Multicanal?

A primeira vista, ao criar experiências para os seus clientes em diferentes canais, alguns fundamentos são necessários para que não ocorra dificuldades durante as execuções dos processos em cada um desses canais. 

Listaremos, agora, alguns desses fundamentos importantes para implantação das Vendas Multicanal: 

  • Identifique o seu público-alvo: Ao conhecer as principais características, dores e necessidades dos seus clientes, você poderá criar experiências personalizadas. E, para chegar em uma conclusão, faça pesquisas com seus clientes a fim de conhecer seus principais comportamentos de compra e quais canais são mais adequados para o seu tipo de negócio. 
  • Construa experiências: Ofereça experiências sólidas em todos os canais de venda utilizados. Seja no atendimento, tom da marca, identidade visual e processo de compra. Assim, seu cliente é bem atendido e se sentirá seguro para realizar a compra. 
  • Integre seus canais de venda: Ao realizar esse tipo de integração, o seu cliente terá acesso às mesmas informações sobre a compra do produto em diferentes canais. 
  • Preferências ao efetuar o pagamento e recebimento da encomenda: Ofereça diferentes tipos de pagamentos aos seus clientes para que não haja objeções na finalização da compra. Além disso, tenha uma maior flexibilidade nas formas de entrega para conforto do consumidor. 
  • Tenha um atendimento de qualidade: Disponha de diferentes tipos de e-mail para que seu cliente seja bem atendido. Seja por meio do Whatsapp, e-mails, chatbots, entre outros.

Dica para facilitar a gestão do seu negócio

Desde já, é importante pensar em ferramentas que te auxiliarão no controle das Vendas Multicanal. Por isso, é importante contar com algumas ferramentas de gestão que te auxiliam no controle das suas vendas e no atendimento ao seu cliente.

Ao dispor de um sistema de Gestão integrado, vários módulos se tornam ágeis e práticos. O Software ERP GestãoClick, por exemplo, é ideal para empresas que procuram por soluções completas que otimizem a gestão do seu negócio. Além disso, ele possui funcionalidades que te auxiliam no controle de vendas, gestão financeira, cadastro de clientes, emissão de notas fiscais e muito mais!

Por fim, acompanhe todo o andamento das suas vendas até a sua finalização. E tenha cadastrado, em um único lugar, todas as principais informações sobre o seu cliente. Conheça agora o GestãoClick, o ERP online que otimiza toda a sua gestão, em poucos cliques e de forma eficiente!

Conclusão

Em conclusão, ao dispor de Vendas Multicanal, se torna vantajoso para a sua empresa, já que, ao estar disponível em diferentes plataformas, os seus clientes podem escolher a forma mais adequada para as suas compras, sejam elas de forma física ou online.

Comece agora o teste gratuito de 10 dias no Software ERP GestãoClick e conheça todas as soluções que oferecemos para o seu negócio, garantindo a organização de todas as fases de venda, desde o atendimento até a finalização do pagamento!

Avatar

gestao.click

Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Converse com um de nossos especialistas e garanta condições especiais!

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo