Armazenamento em Nuvem


Armazenamento em Nuvem
Esqueça o disquete, hd externo ou pen drive. A necessidade de mais e mais espaço em discos físicos, juntamente com novas e revolucionárias tecnologias, trazem outras soluções mais promissoras, não só armazenar, como também acessar e compartilhar arquivos, mídias e documentos.
 
Estamos falando de um recurso que, teoricamente, é recente e que, de início, gerou muita dúvida e desconfiança, principalmente no que diz respeito à segurança dos dados ali depositados: a Nuvem, ou armazenamento cloud (Cloud ComputingComputação em Nuvem).
 
Confira o que é armazenamento online, quais os benefícios do armazenamento em nuvem, como funciona Cloud Computing e qual o seu principal intuito.

O que é Armazenamento em Nuvem?

Para informar o que é armazenamento em nuvem, bem como o próprio nome já anuncia, trata-se de um armazenamento de arquivos Online, que é um recurso recente para este fim. O lado bom da funcionalidade é a possibilidade de se acessar os dados e arquivos de qualquer, de qualquer equipamento conectado na web.
 
Além do acesso, o espaço também é outro fator a se considerar. Historicamente, recursos adicionais para armazenamentos foram intensamente utilizados (discos rígidos externos, pendrives, CD’s e DVD’s, entre muitos outros). 
 
Mas ainda assim estes recursos se mostravam insuficientes e até vulneráveis, quando o assunto era a segurança destes dados ali armazenados, seja por perda, defeitos ou por deterioração de materiais. 
 
Com o advento do armazenamento em nuvem, a seu modo, estes problemas foram sanados, garantindo acesso (disponibilidade total) e segurança de dados. 

Armazenamento Online

Se faz necessário sinalizar, quando falamos em armazenamento online, que o trânsito de arquivos e dados nem sempre está concentrado totalmente na internet. Há de se considerar um certo delay entre o subir arquivos na nuvem, e tê-los de imediato disponíveis para consulta ou mesmo alterações.
 
Além disso, a disponibilidade do local onde se está acessando estes arquivos pode também inviabilizar a visualização, não havendo relatórios ou cópias de segurança de qualquer tipo na Nuvem.
 
Em suma, armazenamento cloud é considerado seguro, além de alternativa mais que viável. Por outro lado, o serviço em questão não garante a total segurança dos dados, não gera backups e/ou arquivos cópia, o que pode representar certo grau de comprometimento destes.

Para completar o entendimento, veja: o que é Backup.

Cloud Computing: como funciona?

Cloud Computing ou computação em nuvem é na verdade a entrega da computação como um serviço e não como um produto. Os recursos ali guardados podem ser amplamente compartilhados, tanto arquivos como softwares e dados informativos de várias extensões.
 
A vantagem principal, que foi considerada como “carro chefe” para este sofisticado recurso tecnológico, é sem dúvida alguma a possibilidade de acessar dados e informações ali guardados de qualquer lugar do mundo e de qualquer dispositivo, inclusive os mobile.
 
Outro ponto a se considerar é também o melhor aproveitamento dos investimentos relacionados a hardware, pois não há mais a necessidade de grandes recursos físicos (discos rígidos, mídias, etc.) para o armazenamento de dados.
 
Toda a parte considerada pesada de um processamento, seja de um usuário ou mesmo de uma empresa, fica na “nuvem”. Isto faz com que este usuário/empresa necessite apenas de um navegador para acessar seus arquivos e dados...simples assim.

Tecnologia Cloud

Existem, basicamente, 3 modelos de Tecnologia Cloud, que são:

• Cloud Computing de forma Privada

A nuvem, neste caso, é totalmente privada (para um único usuário) e a infraestrutura do serviço segue o mesmo caminho e ambos são mantidos também pelo usuário/proprietário.
 

• Cloud Computing de forma Pública

É a nuvem como a conhecemos, onde a maior parte dos usuários utilizam. A infraestrutura de funcionamento aqui e todas as aplicações pertinentes são contratadas para o uso por diversas pessoas ou mesmo por diversas empresas diferentes.
Tudo é compartilhado, mas estes compartilhamentos são transparentes, ou seja, uns não visualizam as informações do outro e vice-versa. 
 

• Cloud Computing de forma Híbrida

É uma mescla entre as duas primeiras formas de nuvem (privada e pública). Dependendo do grau de segurança dos dados ou mesmo capacidade da infraestrutura privada, muitas empresas optam por manter sua rede fechada, mas não deixando de contar com a pública

Serviços de Armazenamento em Nuvem

Como os usuários do armazenamento em nuvem acessam o serviço online, tudo é feito via web e, para tanto, se faz necessário serviços sistêmicos comuns para estes acessos. 
 
Como exemplos mais comuns e utilizáveis, temos os serviços do Dropbox, Google Music, iCloud e Google Docs. Nestes recursos, usuários e empresas podem tranquilamente criar, armazenar e editar documentos online, compartilhando-os inclusive com qualquer acesso de qualquer lugar do mundo.

Cloud Backup

Armazenamento e backup, em tese, são a mesma coisa. O que certamente diferencia o segundo é o fato de se criar rotinas executáveis para que este “armazenamento de dados” ocorra de tempos em tempos. Logo, Cloud Backup é apenas "guardar" os dados online.

Backup em Nuvem para Empresas

Toda e qualquer empresa, principalmente as que buscam soluções em nuvem, reconhece a necessidade e importância do backups de dados. Estes podem ser realizados diariamente, semanalmente, mensalmente ou anualmente, dependendo do segmento da organização.

Não há dúvidas de que um sistema ERP Cloud moderniza o seu negócio. Mas para um eficiente Backup em Nuvem para Empresas, conte com um sistema de gestão empresarial confiável, completo e condizente com suas prioridades tecnológicas e proteção de dados.

Conceda, então, a transparência, eficiência, segurança e efetividade que o seu negócio merece por meio da Tecnologia Cloud.


COMENTE

Deixe o seu comentário nos campos abaixo: