Materiais gratuitos
Início » Blog » Empreendedorismo » 6 razões para abrir um negócio próprio

6 razões para abrir um negócio próprio

Conheça as 6 principais razões boas o suficiente para você investir em um negócio próprio e realizar seu sonho.

Por GestãoClick
Atualizado em
6 razões para abrir um negócio próprio

Abrir seu negócio próprio pode parecer trabalhoso, não é mesmo? Estruturar um plano de negócios detalhado, contratar uma equipe e arcar com os custos, enfrentar a burocracia relacionada à abertura de empresa e aos impostos, entre outras responsabilidades: é, de fato, parece trabalhoso.

Saiba, no entanto, que há razões boas o suficiente para investir em sua empresa e lidar com todas as questões acima. Empreender tem lá suas dificuldades, mas os benefícios podem compensar seus esforços!

Neste artigo apresentamos 6 razões para começar a empreender e abrir um negócio próprio. Está interessado no assunto? Então continue acompanhando!
 

1. Independência financeira

 Não importa se você ainda vive na casa dos seus pais ou mora sozinho há anos — abrir seu negócio pode levá-lo à sua independência financeira em pouco tempo. Além disso, ter uma empresa possibilita a construção de um patrimônio.

É claro que tudo vai depender da gestão empresarial e da viabilidade da sua ideia. No entanto, o crescimento no número de oportunidades permite sonhar com um futuro promissor.

2. Controle dos próprios horários

 Você não poderá trabalhar somente vinte horas por semanas, não. Aliás, você perceberá que sua agenda vai ficar mais cheia do que o previsto em muitos dias e em muitas ocasiões inesperadas.

No entanto, em muitos casos você terá controle sobre o seu tempo, podendo ajustar os dias e horários de compromissos diversos e reuniões empresariais conforme suas necessidades.
 

3. Liberdade para explorar suas ideias

Quem já trabalhou em um ambiente no qual não se podia opinar e apresentar soluções adequadas às diversas situações e projetos existentes, entende que ter liberdade para explorar as próprias ideias pode mudar o rumo de um negócio e contribuir para a própria satisfação pessoal e profissional.

Ter soluções inovadoras barradas por um superior é um dos piores pesadelos de pessoas criativas. No seu próprio negócio será mais fácil acompanhar suas visões se materializando.
 

4. Escolha da equipe

Se deseja abrir uma empresa de pequeno ou médio porte, é provável que você passará boa parte de seu tempo junto com os colaboradores que escolheu para o desempenho de funções diversas. Isso será de grande valia para a sua rotina.

Empreendendo você tem a oportunidade de abrir seu negócio e juntar os profissionais mais qualificados para determinadas funções e alinhados com o ideal da empresa. Trabalhar com quem gostamos e confiamos certamente aumenta a produtividade, fomenta a boa cultura empresarial e auxilia o bem-estar da equipe, não é mesmo?
 

5. Desenvolvimento pessoal

A mesma equipe mencionada acima, por exemplo, em algum ponto ou outro vai falhar, é comum. O quadro de funcionários poderá ser modificado inúmeras vezes até que haja um grupo competente formado.

Em suma, lidar com essas relações profissionais, com os problemas e acertos do cotidiano e com tudo aquilo que uma rotina empresarial traz, por mais difícil que seja, ajudará em seu desenvolvimento pessoal. Para isso, é necessário ter uma visão mais ampla e permitir-se aprender com a experiência e com todos os tipos de pessoas.
 

6. Evolução profissional

Inúmeras falhas cometidas em nossos anos de trabalho estão diretamente ligadas à nossa evolução profissional. A lógica é a seguinte: quanto mais falhas, mais experiências; quanto mais experiências, mais chances de acertar. Faz sentido, não faz?

Saiba que há inúmeras histórias de grandes empresários que começaram sem nada e falharam muitas vezes antes de alcançarem o topo por meio da perseverança e da resiliência.

Quer um exemplo?

Richard Branson, criador da Virgin Records e, posteriormente, do Virgin Group. Ele já investiu em inúmeras ideias que se transformaram em companhias, mas não vingaram. Acreditando que os erros são importantes para o sucesso, ele continuou empreendendo e hoje faz parte da lista da Forbes.

Neste artigo, abordamos 6 razões para abrir um negócio próprio. Empreender exige muitas responsabilidades, mas se pra você as vantagens de ter sua própria empresa são estimulantes e boas o suficiente para compensar seus esforços, vá em frente!

Para iniciar da maneira correta e não correr o perigo que a falta de organização pode oferecer, por que não utilizar um sistema de gestão empresarial? Otimize os processos internos, reduza gastos, evite retrabalho aumente a produtividade e garanta os lucros para a sua empresa, deixando você livre para focar no que realmente importa.

 

Sistema ERP Online
Avatar

gestao.click

Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Receba até 50% de desconto no plano anual na SEMANA DO CONSUMIDOR.
Fale com um especialista!
Garantir meu desconto

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo