Aumentar as Vendas no Início do Ano: ainda dá tempo, saiba como!


Aumentar as Vendas da Empresa
Geralmente a maioria dos empreendedores fazem vários projetos e estabelecem estratégias e metas para que estes projetos vinguem, logo no começo do ano. Mas você sabia que é possível sim aumentar suas vendas independentemente do período em que o seu negócio esteja no ano?

Esta é uma dúvida recorrente na maioria dos gestores e empreendedores, como manter suas mentas mensais para seguirem tudo que foi estabelecido e projetado no início do ano.

Neste post você vai ficar sabendo como conseguir manter metas e aumentar as vendas online através da escolha correta de estratégias que visem controlar o seu negócio de forma inteligente e eficiente, além de dicas e orientações de recursos tecnológicos que possam ajudar você nisso. Acompanhe!
 


Aumentar as Vendas no Início do ano: 5 pontos consideráveis

 

Todo o seu planejamento de início de ano deve levar em consideração muitos pontos importantes para que sua estratégia dê resultados satisfatórios. Se este planejamento não for elaborado corretamente e, pior, se não for seguido, suas metas tendem a não atender suas expectativas para o seu negócio.

Confira agora quais são estes 5 pontos a considerar para aumentar as vendas no início do ano:

1 - Conheça bem o seu público alvo: pode até ser que você já tenha conhecimento dele, persona desenhado e tudo mais.
 
No entanto, o comportamento de consumidores muda a todo instante e, o que é bom hoje para este público, pode não ser mais amanhã, talvez até por um simples detalhe do produto ou serviço. É preciso acompanhar o comportamento do seu público alvo para continuar conhecendo-o.
 
2 - Intensifique o relacionamento com seus clientes: este relacionamento, inclusive, vai lhe ajudar a conhece-lo melhor e exercer o que foi citado no item anterior.
 
As redes sociais são um bom caminho para interpretar e estreitar este relacionamento com seu público.
 
3 - Avalie e acompanhe sua concorrência e desenvolva ações de marketing que sejam atrativas: o seu concorrente também é um importante termômetro do nicho de mercado que você atua.

É ficar de olho neles mesmo, não exatamente para copiá-los, mas para identificar tendências e mudanças de estratégia.
 
Seu marketing deve e pode ajudar nesta mudança de estratégia e em tornar o seu produto e/ou serviço mais atrativo para o cliente.
 
4 - Invista em tecnologia: a tecnologia está aí para ajudar, para otimizar processos e trazer resultados e informações mais precisas. Softwares de gestão empresarial, por exemplo, são muito importantes para você ter um controle melhor do seu negócio.
 
5 - Invista em seu time: equipe motivada é equipe produtiva. Invista em tecnologia que facilite a vida de sua equipe, invista também em treinamentos, planos de carreira, etc.
 

Técnicas para Vender Mais

Existem alguns métodos bem simples de serem executadas que vão lhe ajudar a aumentar as vendas. Saiba quais são as técnicas para vender mais:

• Entenda melhor as necessidades de seus clientes, estabeleça um vínculo duradouro com ele.
• Vendas não permitem mentiras, seja sincero quanto aos seus produtos ou serviços, principalmente se estes não irão atender adequadamente às necessidades de seus clientes.
• Deixe que seu cliente se sinta único, personalizando o seu atendimento.
• Estabeleça estratégias de venda que priorizem a fidelização dos seus clientes.
 

Arquétipos para aumentar as vendas

É possível afirmar que os arquétipos são armas poderosas para influenciar vendas, exatamente porque influenciam diretamente nossas emoções e ações. Em tese, os principais arquétipos são representados e identificados por símbolos, cheiro, sons, imagens e comportamentos.

Isto quer dizer que os arquétipos para aumentar as vendas do seu negócio irão com certeza influenciar positivamente (ou até negativamente, se forem os arquétipos errados ou aplicados de forma errada) os seus clientes e esta influência se traduz em mais vendas.

E porque é tão importante saber utilizar bem os arquétipos?

Porque eles ajudam a descobrir o que motiva as pessoas à ação de comprarem, facilita identificar os caminhos possíveis para melhor engajamento de seus consumidores e na condução de seus leads, transformando-os verdadeiros fãs de sua marca.
 

Ideias para Vender Mais e Melhor

A primeira coisa que se deve entender é que para vender mais, independentemente da época do ano, vai depender muito do tipo de gestão e de organização empresarial do seu negócio.

Dentro deste parâmetro de “organização empresarial”, muitos fatores irão influenciar direta ou indiretamente a ponta da sua empresa, que são as vendas, o produto final, os vendedores. Assim é de se imaginar que se esta organização estiver “redonda”, tudo fluirá bem e melhor nas vendas.

Controle adequado de estoque, controle financeiro, relatórios e controles contábeis, dados e informações do negócio fluindo entre todas as áreas rapidamente com segurança e confiabilidade e tantos outros setores da empresa precisam estar devidamente integrados.

Como exemplo, podemos citar o sistema de gestão empresarial eficaz do GestãoClick, que dispõe de todos estes módulos citados acima e muitos outros, o que vai garantir que sua empresa consiga vendar mais e melhor.
 

Vender Mais em Tempos de Crise

Cenários políticos e crises econômicas, infelizmente, são uma realidade mundial, ainda mais aqui no Brasil que é um país subdesenvolvido. Assim, segue abaixo 3 dicas para driblar bem estas situações e ainda vender mais em tempos de crise:

1. Identifique e avalie bem o problema, partindo da ponta do seu negócio, ou seja, das vendas;

2. Foque no cliente e no que é mais importante para ele;

3. Investimento e cortes podem ser necessários, principalmente em épocas de crise.

Obs.: Aplique as ações necessárias em cada um dos itens acima.


Vendas pelo WhatsApp

Para conseguir aumentar vendas na internet ou mesmo em outros canais, muitos empreendedores estão utilizando do WhatsApp como importante aliado e os resultados têm se mostrado favoráveis.

Inclusive, todas as ações de marketing podem ser aplicadas diretamente no WhatsApp. Confira as etapas de como fazer vendas pelo WhatsApp e crescer as vendas:

• Utilize o WhatsApp Business e/ou WhatsApp Web.
• Sempre solicite autorização de seus clientes antes de enviar qualquer coisa pelo WhatsApp
• Organize adequadamente a lista de seus clientes via WhatsApp
• Nunca use grupos. Prefira o recurso de listas de transmissão.
• Crie um cronograma com a periodicidade certa para seus envios e foque nos conteúdos certos e válidos.
• Nunca use o seu número pessoal para realizar vendas através do WhatsApp.