9 dicas infalíveis para aumentar as vendas


aumentar vendas

Como estão as vendas da sua empresa? Quer aumentar as vendas? Você tem um produto de qualidade ou oferece um serviço bem feito e mesmo assim acha que os resultados poderiam ser melhores? O ponto é que isso nem sempre é suficiente para ter lucros satisfatórios no final do mês.


Tudo é uma questão de estratégia e se você quer aumentar o seu volume de vendas deve apostar em maneiras eficientes de atrair e conquistar o seu público alvo. E para ajudar nessa tarefa, confira neste artigo as 9 dicas infalíveis para aumentar as vendas:


 

1 - Conheça muito bem o seu público alvo


Essa é uma das dicas infalíveis para aumentar as vendas, afinal, se você não conhecer muito bem o público alvo da sua marca, como poderá oferecer o produto ou serviço do jeito que ele quer? Essa aproximação com os clientes em potencial da sua empresa é essencial.


Mas isso não significa que você deve apenas saber a faixa etária e o gênero das pessoas que fazem parte do seu público alvo, é preciso investigar mais para obter o máximo de informação.


Ou seja, você deve saber quais são as suas preferências, gostos, renda média, estado civil, etc.  Em caso de vendas consultivas, uma qualificação de leads é uma ação importante para entender suas necessidades. Nesse processo de qualificação, normalmente por telefone, é possível captar muitas informações que também são uma constante do seu público-alvo.


Informação é poder e, quanto mais, melhor.

 

2 - Comportamento de compra dos consumidores


Além de determinar o perfil do seu público, outra das dicas infalíveis para aumentar as vendas é acompanhar o seu comportamento de compra. Hoje em dia, tudo é muito dinâmico, inclusive, a maneira como os consumidores mudam de atitude.


Pense como as pessoas faziam compras há cinco anos, hoje é igual? Atualmente, um grande número de consumidores faz tudo pelos seus celulares, inclusive, adquirir produtos e serviços. E isso é bastante recente e, amanhã mesmo, pode sofrer outras mudanças.


Por isso, fique ligado e se adapte a esse novo comportamento.


 

3 - Aposte no relacionamento com o cliente


Atrair e conquistar novos clientes é muito satisfatório, não é mesmo? Você vê a sua marca ampliar as fronteiras, mas investir nos consumidores que já são seus clientes é muito importante para manter a alta conversão de vendas.


Afinal, quem é seu cliente, já foi conquistado, sendo muito mais fácil fazer com que ele adquira o seu produto ou serviço novamente. Claro que para isso acontecer, é preciso disponibilizar qualidade, bom atendimento, etc, mas também exige que você crie uma relação com ele.


Para tanto, enviei e-mails em datas comemorativas, ofereça um cupom de desconto, envie um newsletter com as novidades, etc. Em outras palavras: faça ele se sentir importante e você verá que o seu cliente se tornará fiel a sua marca.


 

4 - Identifique e avalie a concorrência


Por mais que você saiba que esteja fazendo tudo certo, não adianta ignorar a concorrência. É fundamental conhecer as suas características para criar um diferencial entre as demais empresas que atuam no mesmo setor do seu negócio.


Também vale a pena pesquisar como estão os preços da concorrência, para que você consiga manter preços sempre competitivos para o seu público alvo, afinal quem não gosta de pagar um valor mais em conta.

         aumentar-vendas


 

5 - Desenvolva ações de marketing atrativas


Outra das dicas infalíveis para aumentar as vendas é fazer campanhas de marketing atrativas para o seu público alvo. A partir do momento que você conhece o seu perfil pode criar anúncios, propagandas e demais publicidades que chamem a sua atenção.


Lembre-se que ter uma boa imagem, o que depende de investimento publicitário, pode fazer com que a sua marca seja a escolhida entre as demais.


 

6 - Motive a sua equipe a vender mais


Para aumentar a conversão de vendas também é básico que a sua equipe, inclusive, a de vendas, esteja bem motivada. Isso porque se ela não desempenhar um trabalho com excelência, os produtos e serviços não vão se vender sozinhos.


E para motivar, a melhor forma é valorizar o trabalho da sua equipe. Elogios ajudam, mas incentivos financeiros, como bônus e gratificações, são ainda mais estimulantes.


Aqui falamos mais a fundo sobre como motivar sua equipe de vendas, dá uma conferida! 


7 - Invista na qualificação da sua equipe


A sua equipe deve ainda estar capacitada para atender e vender adequadamente. Além de promover a sua qualificação, treinamentos, palestras, workshops e outros são formas de estimular os seus funcionários, que se sentem valorizados.


Funcionários satisfeitos produzem mais e com maior excelência.


 

8 - Esteja por dentro das novidades do mercado


Mais uma vez, não adianta olhar só para dentro, saber que tudo está em ordem, é preciso olhar para fora, para o mercado e acompanhar as novidades do segmento. Produtos, técnicas, aparelhos, etc, tudo isso muda com periodicidade.


As mercadorias que eram vendidas uma vez, hoje,podem nem mais existir; técnicas  de vendas estão se modernizando; equipamentos estão entrando em desuso e dando espaço às novas tecnologias. Ou seja, o tempo não para e você não pode ficar para trás.


 

9 - Tenha um software ERP para tornar a rotina mais eficiente


E por falar em tecnologia, a última das dicas infalíveis para aumentar as vendas é contar com as ferramentas tecnológicas para desempenhar as atividades do dia a dia. Para o escritório da sua empresa, a solução mais inteligente é o software ERP.


Ele é um sistema de gestão empresarial que torna as tarefas, de toda a sua equipe,muito mais eficientes. Isto é, mais rápidas, sem que haja perda de qualidade. E o melhor, você pode ter uma equipe mais enxuta que ninguém vai ficar sobrecarregado.


Falamos um pouco mais em como a tecnologia pode ser um diferencial competivo  para você entender melhor!



Afinal, é possível fazer mais em menos tempo. O software ERP informatiza os dados, conecta os setores e automatiza os procedimentos. 

 


1 comentário

Paola

08/05/2019 11:02:09

Bom artigo,gostei muito

COMENTE

Deixe o seu comentário nos campos abaixo: