Materiais ricos
Início » Blog » Empreendedorismo » O que é automação de processos e como iniciar?

O que é automação de processos e como iniciar?

Automação de processos processos significa agilizar as tarefas do seu negócio de maneira manual para um software de gestão. Veja como!

Por GestãoClick
Atualizado em
O que é automação de processos e como iniciar?

É bem provável que ao decorrer do tempo o fluxo de informações do seu negócio tenha aumentado consideravelmente e sua empresa tenha que lidar com um grande fluxo de informações todos os dias, não é mesmo? E como anda a produtividade da sua equipe? Se eles fazem tudo de maneira manual pode ser que não esteja tão boa quanto o esperado.

Uma forma moderna e eficiente de tornar mais dinâmica a rotina do seu negócio é com a automação de processos. Dessa maneira, é possível produzir mais, sem perder em qualidade e sem sobrecarregar ninguém.

Mas o que é automação de processos, quando e como iniciar? Para saber mais sobre esse assunto continue lendo este artigo, que possui os tópicos a seguir:

  1. Como funciona a automação de processos
  2. Vantagens da automação de processos
  3. Porque investir na automação de processos para sua empresa
  4. Quando é o melhor momento para investir
  5. Como iniciar a automatização no seu negócio

Como funciona a automação de processos

Automatizar processos significa passar as tarefas realizadas de maneira manual pelas pessoas para equipamentos, máquinas, instrumentos e outros. Com isso, são eles que se tornam responsáveis pela execução das atividades.

Portanto, a automação de processos é uma técnica que já pode ser usada na sua empresa. Afinal, em algum momento você deve utilizar o computador para tornar mais prática a realização de atividades que antes eram mais complicadas sem o seu uso.

Isso quer dizer também que automatizar processos consiste tanto em métodos mais simples, como mais complexos, sendo que o grau de intervenção humana depende em cada situação. Ou seja, um profissional que usa uma tabela do Excel para fazer cálculos usa a automatização.

No entanto, nesse caso, é preciso de uma pessoa para incluir os dados na tabela. Já uma máquina pode ser responsável por todo o processo de produção de uma peça, sendo que o profissional só deve programá-la. Assim, a intervenção humana é ainda menor.

Então, a automação de processos pode estar no dia a dia do seu negócio de uma série de maneiras, contribuindo com empresas de todos os portes e segmentos de mercado.


Sistema ERP Online

Vantagens da automação de processos

Entendendo o que é automação de processos já é possível identificar muitas vantagens em implementá-lo no seu negócio. Afinal, com a sua ajuda é possível realizar processos de forma muito mais rápida, com qualidade padronizada e simplicidade.

Além dessas, há várias outras vantagens e, portanto, muitas razões para investir em técnicas que dispensem a execução manual de tarefas. Entre elas, o aumento da produtividade e a redução de custos, a qual acontece de uma série de maneiras.

É possível ter menos despesas com o quadro de funcionários, por exemplo, pois automatizando processos é possível contar com uma equipe mais enxuta. Também se reduz os gastos ao eliminar a margem de erro e o retrabalho.

Outra vantagem é que, além da qualidade do que é realizado atingir patamares maiores, já que o processo se torna mais eficiente, é possível manter o mesmo padrão. Hoje em dia, padronização de produtos e serviços é fundamental para o sucesso no mercado.

Isto é, consumidores querem ter acesso a serviços e produtos que possuam sempre a mesma qualidade e podem simplesmente trocar você pela concorrência se isso não for mantido.

Porém, mesmo as tarefas de dentro da empresa devem seguir o mesmo padrão. Com isso, os resultados ficam dentro de esperado, sem surpresas desagradáveis.

Investindo na automação automatização para sua empresa

Mais um dos benefícios da automação de processos é também um dos principais motivos para investir em métodos de automatizar a rotina da sua empresa. Isto é, a automação através da tecnologia é uma diferencial competitivo.

Na realidade, esse diferencial de mercado é uma consequência das demais vantagens da automação de processos. Maior qualidade e produtividade, bem como redução de custos permite que a sua empresa ofereça produtos de qualidade com preço competitivo.

Além disso, ao automatizar processos, inclusive, no setor industrial, é possível garantir para a sua equipe índices maiores de segurança no trabalho. Assim, a sua empresa ganha ainda uma melhor reputação perante a concorrência.

Quando é o melhor momento para investir

Agora que você sabe o que é automação de processos e quais todas as suas vantagens, é possível que tenha ficado bem interessado em hoje mesmo iniciar novos métodos em sua empresa. Não é mesmo?

No entanto, em um primeiro momento, essa automatização exige um investimento, que pode ser mais ou menos alto, tudo vai depender do que se deseja automatizar. Novas máquinas que fazem todo o processo podem contar com preços altos. Para isso, sua empresa pode conhecer diferentes modalidades de empréstimo empresarial e entender qual delas se encaixa melhor na sua necessidade.

Mas também é possível automatizar toda sua rotina, com software de gestão empresariai online que contribuem com a automação do seu negócio com preços acessíveis.

A questão, portanto, é que você deve avaliar a necessidade de invetir.

Caso esteja sem dinheiro em caixa, pode ser necessário melhorar o planejamento financeiro, reduzindo custos, para prospectar a aquisição de uma ferramenta de automatização para os próximos meses.

Já se você tem capital, é preciso analisar quais setores merecem prioridade para se tornarem automatizados.

Como iniciar a automatização no seu negócio

Para começar a automatizar processos na sua empresa você deve fazer um levantamento de todas as tarefas que são desempenhadas pela sua equipe. Também precisa identificar quais delas já estão automatizadas, se for o caso.

Depois, pense em quais procedimentos que são feitos manualmente e que se fossem automáticos mais diretamente refletiriam na qualidade do que é entregue ao cliente. Afinal, se você fizer um investimento, deseja que o retorno apareça o quanto antes, certo?

E uma maneira disso acontecer é focando no cliente, assim, a sua conversão de vendas está garantida e o retorno vem em menor tempo. Um software ERP para pequenas e médias empresas , por exemplo, consegue automatizar processos  informatizando os procedimentos e todos os dados do seu negócio.

Ele também conecta os setores, permitindo assim que as novas informações sejam armazenadas no sistema de modo que todos os profissionais possam acessá-las. Com isso, não é preciso ficar digitando dados toda a hora.

Além disso, emissão de nota fiscal e boleto bancário são automaticamente realizados, já que todas as informações necessárias já estão no sistema. Um software ERP dispensa ainda cálculos e mais cálculos manuais para fazer o controle e o planejamento financeiro.

Conheça o GestãoClick e automatize os processos do seu negócio! 

Avatar

gestao.click

Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Receba até 50% de desconto no plano anual na SEMANA DO CONSUMIDOR.
Fale com um especialista!
Garantir meu desconto

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo