Auxílio Maternidade MEI: guia completo para solicitar o seu
Você sabia que o Governo disponibiliza um benefício de auxílio maternidade MEI, para mães empreendedoras? Quando você possui o registro de microempreendedora então, e em um determinado momento, passa pela grande transformação da maternidade, é possível ter acesso a esse benefício e muitos outros também. Continue a leitura e entenda melhor como solicitar o seu! […]
Você sabia que o Governo disponibiliza um benefício de auxílio maternidade MEI, para mães empreendedoras?
Quando você possui o registro de microempreendedora então, e em um determinado momento, passa pela grande transformação da maternidade, é possível ter acesso a esse benefício e muitos outros também.
Continue a leitura e entenda melhor como solicitar o seu!
O que é o auxílio maternidade MEI?
O benefício de Auxílio Maternidade MEI teve a sua criação por meio da Lei Complementar nº128/2008 que contempla um salário-maternidade para o período de resguardo ou adoção de crianças.
O salário é pago por um tempo determinado, garantindo assim que as microempreendedoras, em alguns casos os microempreendedores também, recebam um valor para auxiliá-los durante o afastamento de suas atividades, para prestar os devidos cuidados à criança.
É importante ressaltar que, para receber o auxílio maternidade MEI, é necessário estar em dia com o pagamento do MEI. Se, por algum motivo não ocorra o pagamento de alguma parcela ou exista alguma carência, não é assegurado que você receberá o salário.
O valor do benefício atualmente, tem como base o salário mínimo vigente. Neste ano de 2023, o valor pago para os beneficiários é de R$1.320,00. Além disso, é válido ressaltar que o auxílio não é acumulativo a outros benefícios do INSS, como a aposentadoria, auxílio doença, entre outros.
O beneficiário do Auxílio Maternidade MEI possui o direito de recebê-lo por 120 dias. Porém, pode variar em alguns casos. Assim também, em outros casos como um aborto espontâneo ou a realização de algum procedimento médico que interfira na gravidez, a mãe tem direito de receber o benefício por cerca de 14 dias.
Como solicitar o benefício?
Existem algumas regras e procedimentos a serem realizados, que são necessários para que você consiga o auxílio maternidade. Dentre eles, trouxemos as principais informações que você precisa saber para conseguir o seu benefício:
- Esteja em dia com seus pagamentos: o pagamento do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) é imprescindível que esteja em dia. Além de possuir no mínimo, 10 meses de contribuição como MEI.
- Realize a solicitação: para solicitar o benefício, basta entrar em contato por telefone, no número 135. Ou se preferir, você também consegue solicitar direto pelo portal do Meu INSS, na aba “salário” e selecionar uma das opções “salário maternidade urbano” ou “salário maternidade rural”.
Ao dar entrada no benefício, receberá um chamado para comparecer à agência do INSS e apresentar o documento original com foto, o CPF, carnês e comprovantes de pagamento do INSS e a certidão de nascimento da criança. Em casos de adoção, leve o documento expedido pela ação judicial.
Quem pode solicitar o auxílio maternidade MEI?
Primeiramente, é importante saber que o auxílio maternidade MEI, funciona como uma licença maternidade e deve ser solicitado de acordo com a necessidade da mãe.
Existem 4 situações em que o auxílio maternidade pode ser solicitado pela microempreendedora:
- Aborto espontâneo ou previsto em lei: para que seja possível solicitar, é necessário um atestado médico comprovando todo o ocorrido.
- Parto natimorto: solicite após o acontecimento, juntamente com a comprovação da certidão do natimorto.
- Parto: é possível solicitá-lo 28 dias antes do parto com o atestado médico ou após o nascimento do bebê.
- Adoção ou guarda judicial: No caso de guarda judicial, a criança deve ter no máximo 12 anos de idade. E para garantir o benefício, basta solicitá-lo com o termo judicial ou com a data da adoção comprovada.
Além dessas opções, o auxílio também pode ser requerido por homens. Confira em quais casos isso é possível:
- Adoção ou guarda judicial: solicite com o termo judicial ou com a data de adoção comprovada.
- Óbito da gestante: adquira a partir da data de falecimento da gestante, até o último dia considerado pelo benefício original.
Como organizar a gestão do seu negócio, durante o afastamento?
Manter a organização da empresa sempre em dia, é um dos fatores principais para não prejudicar o seu negócio durante a licença maternidade. Para isso, utilizar um sistema de gestão empresarial é a melhor escolha.
O GestãoClick, é um sistema de gestão para micro e pequenos empreendedores, 100% online e feito para automatizar todos os processos do seu negócio e facilitar o dia a dia. Afinal, o que uma mãe mais precisa durante esse período, é que as coisas se tornem mais fáceis, práticas e menos cansativas!
Por meio do nosso ERP com integração entre todos os módulos, você consegue controlar o financeiro, o estoque, contas a pagar e receber, emitir notas fiscais e boletos, realizar conciliações bancárias e muito mais. E o melhor: tudo isso em poucos cliques!
Conclusão
O auxílio maternidade MEI veio então, para ajudar todas as mamães empreendedoras que, muitas vezes não sabem que possuem benefícios previdenciários também.
E por fim, para passar por esse momento de grande transformação com mais tranquilidade, conte com o GestãoClick para gerenciar o seu negócio com agilidade e segurança!
Experimente grátis por 10 dias a ferramenta com todos os módulos disponíveis e conheça melhor a solução que vai facilitar a sua vida como mãe e empreendedora!