Materiais ricos
Início » Blog » Empreendedorismo » Círculo Dourado: como inspirar com apresentações

Círculo Dourado: como inspirar com apresentações

Círculo Dourado: saiba inspirar clientes e colaboradores com apresentações.

Por GestãoClick
Atualizado em
Círculo Dourado: como inspirar com apresentações

círculo dourado é um conceito de liderança simples do mundo que evidencia o porquê motivar para inspirar e atrair seguidores.

O que faz uma empresa ser bem-sucedida vendendo o mesmo tipo de produto que seus concorrentes?

Sabe aquele produto que você jurava ser o ideal para seu cliente? Por que será que ele não comprou?

Como alguns líderes inspiram muito mais pessoas do que outros com ideias não necessariamente melhores?

Essas e outras perguntas podem ser respondidas através de uma ferramenta criada a partir de um padrão de comunicação utilizado por grandes líderes da humanidade como Steve Jobs, Martin Luther King e os Irmãos Wright.

Veja como os discursos desses líderes podem te ajudar a  formular materiais de apoio para potencializar sua área comercial, conquistar a confiança de seus colaboradores e ainda impressionar investidores para tirar suas ideias do papel e abrir seu próprio negócio.

O círculo dourado

Grandes oradores e empresários estão se valendo de uma metodologia extremamente eficiente para atingir seu público de maneira impactante. Conheça a ferramenta que ficou mundialmente conhecida como “Golden circle”:

O “círculo dourado” ou “círculo de ouro” é uma metodologia desenvolvida pelo palestrante, consultor de marketing e escritor inglês Simon Sinek em seu livro “Por Quê? – Como Grandes Líderes Inspiram Ação”. Ela é representada por um círculo divido em 3 categorias: “Por quê”, “como” e o quê”.

A maior parte das empresas convencionais se posicionam de fora para dentro do círculo dourado ao apresentar seus produtos: primeiro expõem o que estão querendo vender, depois dizem como esse produto foi desenvolvido e raramente deixam claro o porquê de fazerem o que fazem, defende Sinek.

Dê uma olhada na última apresentação comercial que recebeu por e-mail, há grandes chances de ela seguir o padrão descrito acima.

Circulo Dourado

Já as empresas e pessoas extremamente bem-sucedidas seguem o caminho inverso.

No primeiro contato com o cliente elas procuram transmitir o real motivo de estarem ali, o propósito de levantarem da cama todos os dias e o porquê alguém deveria se importar com isso. Só depois falam sobre estratégia e benefícios do produto.

Essa simples sequência na comunicação, quando bem implementada, altera completamente a percepção das pessoas que estão assistindo à sua apresentação.

Posicionamento

No TED Talk onde a ferramenta é apresentada ao mundo, o autor mostra o exemplo de duas gigantes da tecnologia: Apple e Dell.

Ambas são multinacionais bilionárias, com acesso às mesmas agências de publicidade, com possibilidade de contratar os melhores profissionais do mercado e de divulgação nas mesmas mídias.

Por que a primeira sempre figura entre as 3 empresas mais valiosas do mundo e a segunda não?

A Dell foca seu direcionamento de mídia em transmitir a qualidade e funcionalidade dos seus produtos, como a velocidade do processador, tamanho e nitidez da tela e capacidade da memória. Por isso é conhecida como uma ótima fabricante de computadores, nada além disso.

Ao estampar campanhas com seu slogan “Think different” a Apple comunica a todos os potenciais consumidores que é uma companhia que acredita em inovação e em desafiar o padrão seguido pelo resto das empresas, independente do que ela comercialize.

Isso cria um vínculo imediato com o consumidor que compartilha desses valores, fazendo com que ele se sinta confortável em comprar qualquer produto da Apple, mesmo que o preço seja consideravelmente maior do que a concorrência.

Esse vínculo, ou rapport, é o que vai transformar uma apresentação comum em uma eficiente ferramenta de conexão entre as duas partes. Afinal, as pessoas não compram o que você vende, e sim o que você acredita.

Como aplicar o círculo dourado em suas apresentações comerciais?

Seguindo o exemplo acima, é importante que no início da apresentação o cliente sinta suas necessidades entendidas e que vocês compartilham das mesmas crenças.

Exponha, por meio de um ou mais tópicos, qual o principal motivo da sua empresa existir. Esse motivo precisa ser nobre e digno da empatia das pessoas. Seguem alguns exemplos:

Escritório de Advocacia: “Construir uma sociedade mais justa e igualitária.”
Serviços de Arquitetura: “Transformar sonhos em lares.”

Agência de Marketing Digital: “Tornar negócios mais lucrativos através do compartilhamento da informação.”

Não existe ninguém melhor para encontrar o “porquê” da sua empresa do que você mesmo. Faça um exercício de reflexão pautando todos os motivos que fizeram parte da construção da companhia e formule algumas palavras ou frases que traduzam essa história.

Definido o “porquê”, desenvolva uma estratégia que explique quais medidas foram pensadas para chegar na solução que será proposta. É imprescindível que essas medidas sejam coerentes com o propósito da empresa.

Não tem como o seu “porquê” ser “Construir uma sociedade mais justa e igualitária.” e apresentar uma estratégia que se utilize de meios ilícitos para chegar ao objetivo final.

Por fim, apresente o produto ou serviço em si, com todos os benefícios, qualidades, valores monetários e outras características. À essa altura, através da utilização do círculo dourado, o cliente já conhece sua companhia, confia nos seus valores e está muito mais propício a fechar a venda.

Liderança e motivação

Apesar de ser mais conhecida como uma ferramenta de marketing e vendas, a metodologia do círculo dourado também tem um grande poder de inspirar seus colegas e colaboradores.

Numa época onde não havia Twitter, correntes de e-mail e nem eventos no Facebook, Martin Luther King Jr. conseguiu reunir 250 mil pessoas em seu histórico discurso sobre os Direitos Civis.

Como? Propagando não o que ele queria mudar nos Estados Unidos àquela época, mas sim no que ele acreditava, eternizada na expressão “I have a dream”.

As pessoas que compartilhavam dessas crenças tomaram a causa do Dr. King como própria, assumindo os papéis de defensores e, principalmente, propagadores desse propósito.

Na sua empresa

Ao apresentar um conjunto de metas a serem alcançadas ou uma nova metodologia de trabalho a seus funcionários, pense no círculo dourado. Defina um motivo comum que inspire e faça sentido para toda a equipe.

Como esses objetivos irão impactar positivamente a vida dessas pessoas? Por que elas devem acreditar neles? Irão melhorar a qualidade de vida? Trazer uma experiência profissional enriquecedora? Encontre um propósito genuíno para esse plano de ações.

De outra forma, eles continuarão trabalhando apenas pelo salário e enxergando tais metas e objetivos como exclusivos da empresa.

Aplique o círculo dourado no dia a dia!

E você, como transmite suas ideias para seus clientes e colaboradores atualmente?

Utilize os ensinamentos do círculo dourado e potencialize o resultado das suas apresentações no meio interno e externo da empresa.

Descubra o seu porquê, defina a estratégia certa para chegar às suas soluções e se diferencie dos concorrentes que fazem mais do mesmo.

Confira o TED Talk onde Simon Sinek apresenta ferramenta do círculo dourado:https://www.youtube.com/watch?v=h8hUECLFVuw.

Autor convidado “Matheus Lopes. Consultor de negócio na GPME


Sistema ERP Online

Avatar

gestao.click

Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Receba até 50% de desconto no plano anual na SEMANA DO CONSUMIDOR.
Fale com um especialista!
Garantir meu desconto

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo