Materiais gratuitos
Início » Blog » Empreendedorismo » Como a contabilidade estratégica pode turbinar seu negócio

Como a contabilidade estratégica pode turbinar seu negócio

O que é a contabilidade estratégica e o que é necessário para alcançá-la

Por GestãoClick
Atualizado em
Como a contabilidade estratégica pode turbinar seu negócio

A contabilidade é uma atividade essencial para as empresas, entretanto, a forma como é aplicada pela maioria se limita a questões burocráticas de coleta, registro, análise e execução de questões patrimoniais e financeiras. Com isso, se perde o grande potencial dessa área ser usada de maneira estratégica para transformar o negócio e alavancar os resultados.

Muito mais do que uma área que lida com os processos tributários ou com a manutenção do fluxo de caixa, é possível que a contabilidade seja uma das bases do negócio, usando suas informações para a tomada de decisões que impactem toda a organização em seu desenvolvimento e rentabilidade: a chamada contabilidade estratégica.

A contabilidade estratégica

Não se trata de invenção, e sim de uma evolução, uma nova forma de se pensar e realizar o trabalho. Nesse modelo, ela passa a ser um setor proativo, que realiza análises e diagnósticos para auxiliar no desenvolvimento do negócio, identificando possíveis fragilidades e oportunidades.

Ou seja, a contabilidade passa a ter uma visão mais global da organização, buscando, através de suas responsabilidades, subsidiar os gestores na tomada de decisão, traçando cenários e sugerindo mudanças.

Para isso, ela precisa ter como principais objetivos a estruturação de estratégias econômicas da organização, a garantia de que todos tenham conhecimento sobre ela, fazer com que o planejamento seja aplicado, controlar o andamento dos processos e possibilitar o alcance das metas.

O planejamento é parte fundamental desse modelo de trabalho, e inclui a realização de previsões sobre o quanto de tributos deverão ser pagos, quais serão as contas a liquidar e receber, qual será o crescimento e a lucratividade, qual é o orçamento, como será o fluxo de caixa, etc. Informações que evitam que os empresários e gestores tomem ações precipitadas e ou que gerem gastos extras.

Através de um planejamento tributário, por exemplo, é possível saber com antecedência os tributos que devem ser pagos, analisar alguma estratégia para reduzi-los, verificar se algum processo ou prática precisa ser modificada para diminuir a incidência de tributos e ainda saber o melhor momento para realizar os pagamentos – visando sempre manter positivo o saldo do lucro e regular o fluxo de caixa.

Com as mudanças sugeridas, pode-se reduzir os custos com impostos, aplicar o dinheiro que “sobra” em outras áreas da empresa ou melhorar a lucratividade.

Outra possibilidade da contabilidade estratégica é analisar os gastos em um determinado setor da empresa, verificando qual a sua composição, o que poderia ser reduzido e se eles estão ou não dentro do padrão histórico da organização. Assim, será possível definir estratégias para reduzir os custos sem afetar a produtividade.

Até mesmo antes da empresa ser aberta, a contabilidade pode atuar de maneira estratégica. É ela que deve orientar sobre o tipo de empresa ideal que o empreendedor deve optar, como EI, Eireli, EPP, MEI, entre outras., Isso deve ser feito através da análise de regras e condições fiscais específicas a que cada um deles está submetido, compreendendo qual terá menor incidência de tributos, a melhor forma de sociedade, taxas, obrigações e limitações.

Além disso, ela deve orientar qual é o regime tributário mais vantajoso. Pois, embora o Simples Nacional seja considerado a primeira opção de muitos, ele não se encaixa em todos os casos. Também é preciso levar em conta a incidência dos impostos estaduais, especialmente o ICMS que tem alíquotas, regras e formas de substituição tributária diferentes entre os estados.

O que é necessário para ter uma contabilidade estratégica

Para que uma empresa possa ter todos os benefícios listados acima, é preciso que ela esteja aberta a mudanças e ao uso da tecnologia dos seus processos. O primeiro passo
de se iniciar uma mudança no mindset da organização, especialmente dos gestores.

Pessoas mais conservadoras têm uma certa resistência à ideia de que a contabilidade pode ser mais do que realizar pagamentos e seguir a legislação. Além disso, pode haver um receio em relação a contabilidade invadir a competência de outras áreas da empresa.

Por isso, ao se iniciar um trabalho de contabilidade estratégica é preciso explicar como o trabalho será feito, quais suas atribuições e que tipo de informação vai fornecer aos gestores. Assim, evita-se resistências e problemas internos na organização.

Outro ponto importante para viabilizar esse trabalho é a implementação de tecnologias que possibilitem uma visualização e armazenagem dos dados contábeis e documentos da empresa, basicamente, um software de gestão. Dessa forma, é possível analisar os dados de forma mais precisa e ter informações ainda mais velozes sobre o negócio.

Lembre-se sempre que a proteção desses dados deve ser uma prioridade. Afinal, são informações essenciais e importantíssimas para o negócio e não podem, de forma alguma, serem disponibilizadas ou ficarem vulneráveis.

A importância da equipe para a contabilidade estratégica

Outro ponto essencial para a realização de uma contabilidade estratégica é ter uma equipe de qualidade. Nesse sentido, um escritório de contabilidade pode ser essencial nesse processo, pois como trabalham com diversas empresas, de diferentes setores, possuem um know how grande sobre soluções, o que dá e o que não dá certo, limites legais e diferentes possibilidades.

Assim, pode trazer toda essa experiência e bagagem para sua empresa com um preço menor do que setor um setor interno para cuidar dessa área.

Porém, é preciso muito cuidado no momento da contratação de um escritório. Primeiro verifique as competências da equipe que vai atendê-lo e verifique se elas são compatíveis com as atividades que vão ser realizadas. Depois, avalie o porte das empresas que o escritório atende em relação ao seu negócio – se houver muita disparidade, pode ser um sinal de que o relacionamento pode não atingir as expectativas.

Outro ponto importante de avaliação é ter um atendimento rápido e de qualidade em todas as etapas do processo. Ações combinadas em reuniões ou solicitadas via email e telefone, precisam ter um retorno rápido.

Seguindo todos esses pontos e deixando esse setor livre para trabalhar, sua empresa vai poder contar com todos os benefícios da contabilidade estratégica.

Aliado a um planejamento global com um alinhamento entre as demais áreas, as possibilidades de crescimento para a empresa são imensas, pois o negócio se tornará mais competitivo, ampliará sua credibilidade frente ao mercado e tornará possível um crescimento sustentável.

E atenção: escolha um programa de Sistema de Gestão Empresarial pro para turbinar ainda mais a gestão do seu negócio. Teste gratuitamente por 7 dias.



Sistema ERP Online

Avatar

gestao.click

Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Receba até 50% de desconto no plano anual na SEMANA DO CONSUMIDOR.
Fale com um especialista!
Garantir meu desconto

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo